sábado, 14 de maio de 2011

Meu primeiro encontro mistagógico...

O catequista mistagogo é um instrumento que facilita o encontro dos seus catequizandos com o mistério divino. A experiência cristã,  não é um sentimentalismo vazio, nem um mero aprendizado teórico, mas  experiência viva.

Outro dia uma catequista me perguntou: "Mas, você ainda tem encontro, sua turma já não recebeu a primeira Eucaristia? "
Queria falar um pouquinho sobre isso, mesmo que muitas pessoas  já tenha lido sobre essa nossa experiência.

Esse é o segundo ano em nossa paróquia que nossos encontros da etapa da Eucaristia não termina com a celebração de Primeira Eucaristia. A Eucaristia faz parte do processo e não é término da etapa. Eles continuam nos encontros normalmente com os mesmos catequistas para os encontros da MISTAGOGIA, que seria um tempo para conduzi-los, introduzi-los ao mistério. Esses encontros se estendem até final de junho, julho é férias e em agosto eles voltam para a etapa da perseverança ou Crisma, conforme a idade  de cada um. Isso tudo é trabalhado com antecedência com os pais. Isso evita as quebras dos sacramentos da Iniciação Cristã.

Estou vendo essa experiência como positiva. Como  acontecia antes? Acontece que não acontecia, não tínhamos a oportunidade de aprofundar, de partilhar o que sentiram, como foi seu encontro com Cristo Eucarístico, o que isso mudou, o que significa...
Esses encontros mistagógicos não são tantos para se passar doutrinas, mas para ruminar o que foi recebido, explicar e entender os símbolos.
Momentos de oração, reflexão, intimidade com Deus....Sentir Deus!
Ontem,  foi nosso primeiro encontro mistagógico, com o tema: " O Espírito continua a missão de Cristo", com aprofundamento da passagem bíblica Jo 20, 19-23, "Aparição aos discípulos".

Antes  de iniciarmos o encontro,  estou vendo aquele bochicho todo nos camarins.
_ Imaculada, estamos aqui ensaiando, quando for pra você começar, queremos fazer uma coisa pra você!
Meu Deus, que coisa será essa. Mas, confiei e fiz sinal de positivo. E eu que havia me programado iniciar o encontro de uma maneira diferente, foi mudado por eles. Tudo bem!
Leram uma mensagem linda de agradecimento,  me emocionei é claro, e virou um chorôrô danado, eu chorava, eles choravam...
Engoli as lágrimas, agradeci e entendi que eles estão se despedindo em doses homeopáticas. Escrevendo cartinhas, bilhetinhos... E isso pra mim, tem um valor inexplicável... Não vou continuar com eles até o Crisma, não sei se isso seria bom. Vejo que precisam conhecer outras pessoas, outros catequistas, mudar de ambiente... Estamos juntos desde agosto de 2009, tempo suficiente para criar laços...

Voltemos ao encontro...  Preparei uma música e queria começar com ela,  deixando que ela dissesse a eles o que eu queria dizer, ou melhor, que ela dissesse o que Espírito Santo queria dizer a eles. Queria que eles "sentissem" a presença do Espírito Santo.
E isso aconteceu, mesmo depois das lágrimas, todos estavam quietos nos seus lugares,  coloquei a música (incendeia minha alma),  em seguida rezamos a oração do Espírito Santo... Era um silêncio gritante! Delícia!

Em seguida, lemos, relemos, lemos de novo o texto bíblico, entendemos, ruminamos cada versículo, e no final fizemos a dinâmica da Uva (sugerida por minha amiga catequista Rosmeire). Mostrei um acho de uva, como se eles não conhecessem aquele qualidade, falei sobre ela, sobre suas características, cor, tamanho, sabor... Passei para que todos pegassem uma e colocasse na boca, experimentasse, sentisse o gosto, o sabor, a textura... Com o Espírito santo, acontece algo parecido, só sentiremos sua presença, se deixar ele agir em nós.  Posso ter falado, explicado, contado algumas experiências minhas, mas não posso sentir o Espírito Santo por vocês. Deu pra entender? Quem gostaria de contar uma experiência em que tenha sentido essa presença do Epírito Santo em sua vida?
Foi quando um catequizando disse: "Eu senti na minha Primeira Eucaristia, enquanto cantava..." Falamos sobre a experiência de ter recebido Jesus na Eucaristia.

Quanto á música,  sou muito tocada por ela, porisso quis começar nosso encontro de hoje com uma, porque ela vai no fundo da alma, nos transforma, nos educa, nos corrige, nos converte, nos acalma... Isso, porque sentimos ao Espírito santo através dela...
Foi bem proveitoso nosso encontro, saimos felizes e preenchidos...
Não sei se fiz certo, porque também estou aprendendo!

A ambientação precisa falar. Quando perguntei o porque do tecido vermelho, um catequizando rapidamente respondeu: "FOGO". Isso, fogo, o Espírito Santo é um dos símbolos do espírito Santo, justamente porque como o fogo ele  queima, aquece,  arde,  purifica...

7 comentários:

  1. Nossa, amiga
    eu daqui senti o clima e o quanto o Espírito Santo estava presente neste seu primeiro e lindo encontro mistagógico...
    continue assim, estou muito feliz por ser sua amiga e estou crescendo muito como catequista seguindo seu blog.
    um beijo e fique com Deus.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns,
    Estamos aprendendo muito com suas experiências. Gostei da dinâmica da uva.
    Beijos
    Renata Daniel

    ResponderExcluir
  3. Realmente minha irmã catequista, assim como a Sheila, eu senti a presença do Espírito Santo em suas palavras. Muito legal encontrar pessoas realmente dispostas a trabalhar rumo a construção do Reino de Deus.
    Que Maria te abençoe em toda a sua caminhada de fé.
    Paz e Bem

    ResponderExcluir
  4. A música é capaz de nos transportar para lugares até então inacessíveis!
    Amo música. Sempre que estou precisando ficar em recolhimento, em oração, fecho a porta do meu quarto e fico ali ouvindo músicas como essa. É como seu falasse com Deus através da música!A música me aproxima de Deus... Ouvindo essa que você colocou, de fato, incendeia minha alma! Sou tomada por um Amor tão grande que só pode vir de Deus! É coisa Divina!! Que o Espírito de Deus possa morar eternamente em mim...Bjs... Parabéns pelo belíssimo encontro e pela merecida homenagem!

    ResponderExcluir
  5. Olá Imaculada!Aqui, a Arquidiocese de Brasília está se adaptando para mudar a forma de como a catequese sacramental ocorre...Realmente, o sacramento não termina a catequese, mas é um estímulo para ela continuar e infelizmente, muitas pessoas da comunidade ainda não pensam assim!
    Para tal, os encontros Mistagógicos são perfeitos... Vou conversar com a coordenação geral para saber se há como adaptarmos a nossa etapa no proximo ano...
    Qualquer vou encher vc de perguntinhas...rsrs
    Muito Obrigada,
    Layse

    ResponderExcluir
  6. Vou falar destes encontros pós-eucaristia para os catequistas daqui. E quem sabe tentar implantar... Ainda não temos nem perseverança! Deus abençoe!!!

    ResponderExcluir
  7. Também gostei muito da ideia. Fiquei imaginando a riqueza de um encontro onde a gente possa partilhar essa emoção. Vou levar a sugestão, acredito que será bem acolhida.

    Beijos,

    Vivian

    ResponderExcluir

Seu comentário é sempre muito importante!
Não conseguiu comentar?? Calma, não saia ainda, escolha e opção ANÔNIMO e não esqueça de se identificar no final de sua mensagem!
Viu só, que fácil! Volte sempre!