sexta-feira, 20 de maio de 2011

Café da manhã com Rosângela Tamaoki


Olá!!
Nosso café da manhã de hoje, na verdade foi de ontem!
Foi muito mais que um café oferecido por uma catequista aos seus catequizandos.
Foram momentos de expectativa, encontro, amizade, partilha, proximidade, carinho...
Isso tudo num simples café...
Percebemos ser esse um café da manhã atípico, pois não é comum os catequizandos tomarem um café da manhã na casa de sua catequista, não é comum também ter coca-cola num café da manhã...srrsrs
Mas, gente, o que queria passar nessa experiência da Rosangela de Londrina-Pr, é que na catequese precisamos fazer mais disso, sair daquele ambiente por vezes frio de uma sala, planejar algo diferente...
Isso faz uma diferença que vocês nem podem imaginar, estou falando isso por experiência própria.
No meu aniversário, vieram alguns catequistas e quando viram minha sala cheia de catequizandos, uma delas disse, um tanto surpresa: " Mas, seus catequizandos vem na sua casa?"
Respondi normalmente: "Sim, são meus convidados especiais, fazem parte de minha família"
Eles se sentem a vontade, brincam, aprontam comigo coisas que só quem tem muita proximidade faz, me coloca nos braços, me joga pra cima.
Claro que morro de medo de me deixarem esborrachar no chão, mas confio neles...
Eu gosto, no auge dos meus 44 anos, me sinto como qualquer um deles...
Então... Insisto em dizer, não deixe pra fazer isso numa despedida de etapa, faça  no começo e perceberá como seus encontros serão diferentes... Duvido que algum dos seus catequizandos não se lembrará no futuro quem foi seu catequista e qual seu nome...
Isso não é o principal, mas se forem conquistados por você, já é meio caminho andado para que escutem o que você quer transmitir.
Partilho com vocês o testemunho da Rosangela, e se você também quiser partilhar coisas desse tipo, pode mandar que eu publico com maior carinho...

UMA MANHÃ ESPECIAL...

Bom dia meus anjos queridos, que a graça e a paz do Senhor esteja convosco, e vos traga cada vez mais a certeza de que Ele vive sim em nosso meio, que Ele está presente entre nós, exatamente como anunciamos!!
Hoje minha manhã foi especial, vivi intensamente a frase:
"Se vc vem às quatro horas, desde as três começo a ser feliz" (Exupéry)
E fiquei mais feliz ainda quando soube que meus catequizandos também sentiram a alegria da espera: "Nossa catequista não via a hora de chegar hoje."
"Catequista minha mãe perguntou se eu estava doente, levantei antes dela....rsrsrsrs"
Meu catequizando novo:"Primeira vez que uma catequista me convida para ir na casa dela."
Pois é a manhã foi especial para mim e também para eles.
Um simples convite para tomarmos um café da manha juntos, mas não um café qualquer, um café da manhã com a "cara" deles: pão de queijo, bolo de chocolate (que fiz no capricho)  pão de leite, suco, chá e é claro coca-cola!! 
Que manhã festiva, cheia de risos, de conversas,de alegria!!! 
Celebramos em volta  da mesa, a alegria de estarmos juntos, de caminharmos juntos.
Para mim foi o combustível necessário para "enfrentar" a maratona do final de semana, participando e trabalhando na escola arquidiocesana de catequistas.
Para eles o combustível necessário para ajudá-los a continuar na caminhada catequética, para firmar laços de amizade.
De vez em quando é preciso parar, é preciso descontrair, é preciso sorrir, é preciso deixar o riso ecoar livre, leve, solto.....
Hoje os catequistas foram eles, que me ensinaram tanto do seu mundo adolescente.
Bastou um passo meu, bastou romper as estruturas, esquecer conceitos e preconceitos, e nessa manhã fria, mas com o sol brilhando, o sétimo andar do meu prédio ganhou vida, meus catequizandos estavam ali, presentes abençoados que Deus me deu!! Glória ao Senhor!
Rosângela Tamaoki - Londrina-PR

Um comentário:

  1. Oi Imaculada!

    Posso dizer que é muito bom mesmo recebe-los em casa. Digo isso porque faço os encontros de catequese lá e eles ficam muito a vontade. Conhecem minha família e assim envolvo o meu marido e filhos. As vezes as próprias crianças levam bolo para comemorar aniversário. Ainda falta eu começar fazer os encontros nas casas deles e isso tem sido cobrado. Mas um dia faço acontecer. Beijos

    Vivian

    ResponderExcluir

Seu comentário é sempre muito importante!
Não conseguiu comentar?? Calma, não saia ainda, escolha e opção ANÔNIMO e não esqueça de se identificar no final de sua mensagem!
Viu só, que fácil! Volte sempre!