quinta-feira, 19 de maio de 2011

O que quer dizer INICIAÇÃO CRISTÃ


Bom dia! hoje nosso café da manhã será CAPUCCINO, acompanhada de INICIAÇÃO CRISTÃ... Será que rola?

Recebi ontem um email e gostaria de partilhar com vocês, pois vejo que o assunto é pertinente e a dúvida dessa minha amiga, pode também ser a dúvida de muitos. Quero deixar claríssimo que minha resposta foi só uma tentativa de esclarecer um pouquinho, mas também eu estou dando meus primeiros passinhos com relação a IC. Se alguém quiser discordar ou melhorar minha colocação, fique a vontade, sinta-se em casa... o blog é nosso!!

"Quando vejo ou ouço esta expressão"iniciação à vida cristã", automaticamente me lembro de vc, amiga.
Acho que por ser a pessoa que percebo mais bater nesta tecla (parabéns!). Na minha paróquia, comunidade, "nunca" ouvi esta expresssão (?!!). talvez seja por isso que até agora, embora esteja sempre atenta ao seu blog e tenha lido vários artigos sobre o tema, mas, (não caia de costas!!!), da forma mais simples que você puder me explicar o que é de fato esse conceito de Iniciação à vida cristã, na prática da comunidade? Não eu não sei, rsrss. É uma espécie de continuação da catequese para os adultos? Sabe qual o problema, todos os artigos que procurei tratam este assunto como se já fosse algo conhecido e em muitas comunidades não o é.
Arrumei pra vc, né? rsrss."
 
Querida amiga,  é normal sua dúvida...  Eu, apesar de ter lido,  escutado e participado de algumas formações sobre IC, ainda não me sinto segura para falar sobre o assunto...Ao mesmo tempo estou feliz de nossa paróquia estar aprendendo na prática, através da catequese estilo catecumenal...


Me lembro de um dos meus primeiros contatos com Frei Jesus numa reunião com os catequistas, ele nos corrigia sobre a tal INICIAÇÃO (eu na época achei super estranho, achei até que ele estivesse errado).
Aqui sempre usávamos o termo iniciação para os pequenos, aqueles que estavam começando na catequese com  seus 08, 09 anos... E falávamos catequese de Iniciação! Hoje ainda estamos nos acostumando à  nova linguagem.

Quando falamos iniciar, não quer dizer começar, e sim COLOCAR DENTRO, INTRODUZIR. Então quando falamos Iniciação Cristã, quer dizer colocar a pessoa dentro do mistério, incorporando essa pessoa à CRISTO e à sua Igreja, fazendo com que ela se sinta como parte integrante e participante dessa Igreja.

Porisso a luta para tirar essa de que catequese é apenas para se receber os sacramentos (muitas vezes só o da Eucaristia) e sim formarmos cristãos maduros na fé e comprometidos com o Reino...
Claro que os sacramentos são importantes e necessários, tanto que dizemos que os sacramentos da IC cristã são: Batismo, Crisma e Eucaristia. Somos fortalecidos por eles. Não quer dizer que uma pessoa que recebeu os sacramentos é uma pessoa iniciada devidamente na fé, comprometida...

Hoje já não ouvimos somente INICIAÇÃO CRISTÃ e sim, INICIAÇÃO À VIDA CRISTÃ... à VIDA... Imagino que um dos motivos seja "dar sentido" a essa vida e quando dizemos vida, é uma vida inteira aprendendo, crescendo como pessoa, como cristã.
Aí entra a catequese em estilo catecumenal, que nos mostra os passos para se chegar a essa maturidade cristã...

Então, quando a Igreja insiste na IC, é porque ela percebe que a maioria dos batizados não foram evangelizados, quer dizer não foram iniciados na fé e por isso vão aonde o vento levar... Muitas vezes nós catequistas damos provas de que não fomos devidamente iniciados na fé, quando questionamos, quando não aceitamos as dificuldades... e ainda dizemos: "Mas, nossa, como isso foi me acontecer se eu vivo dentro dessa Igreja, sou catequista, como Deus permitiu isso?" (isso ouvi em uma formação e concordei, é claro!)

E quem disse que seríamos imunizados de qualquer coisa, sendo catequistas, isso acontece com todos e também com a gente...E que visão temos de Deus? Será que ele é um Deus ruim, que manda doenças, mortes? 

Mas, na verdade, isso mostra que ainda estamos sendo iniciados na fé, que ainda não somos pessoas tão amadurecidas... Carregamos em nós uma fé infantil,  porque  recebemos essa formação superficial, e fomos assim empurrando com a barriga como vemos hoje em dia...

Então... Finalmente de tanto o Espírito Santo gritar, acho que muitos começaram a escutar...
Hoje, ouvimos muito dizer que precisamos priorizar os adultos, pois estão tontos, desorientados, percebemos isso com nossos pais da catequese...Verdade! Mas, IC é para toda Igreja.

Vejo que é a oportunidade da Igreja trabalhar a tão falada pastoral de conjunto, mas quase ninguém sabia como se colocar isso em prática... 

Por exemplo, nós na catequese, fazemos as visitas nas famílias antes de iniciarmos os encontros, e lá descubrimos  que está tudo fora do lugar, são irmãos sem sacramentos, pais sem se casarem, pessoas doentes, famílias precisando do pão em sua mesa...

Basta descobrir isso?
Não, as pastorais competentes tem que vir junto...

Para você entender melhor o que é INICIAR: Quando ouvimos nos noticiários de Tv: "Aquele jovem foi iniciado no mundo das drogas" O que concluímos? concluímos que ele está dentro, foi colocado alí por influência de alguém., está sendo um USUÁRIO das drogas... está tendo as consequências das drogas...

Vamos agora, transportar isso para IC, o que significaria?

Não sei se fui clara, ou se te compliquei mais ainda, mas vamos nos falando e  aprendendo juntas... Jesus formando e formador, lembra?
Pode perguntar o que quiser, o que eu não souber peço ajuda aos universitários!!

beijus
Imaculada

2 comentários:

  1. Oi,
    Parabéns pelo seu comentário, é isto que aprendemos. Mas temos muito o que aprender e também ser iniciados na fé.
    Jesus te ilumine
    Beijos
    Renata Daniel

    ResponderExcluir
  2. Oi Imaculada, hoje não vim para o café, mas para a sobremesa do jantar...rsrs
    Olha, Graças à Deus, nosso Bispo também quer revolucionar nossa catequese, nossas pastorais, comunidades, etc.Já estamos nos formando para o ano que vem darmos
    inicio à prática da Iniciação à vida Cristâ.Vale lembrar que é uma proposta vinda do documento de Aparecida, onde um dos objetivos é acabar com a "busca pelos sacramentos, como se fossem itens de supermercado" ,(palavras de nosso Bispo): é suscitar, ampliar e aprofundar o encontro com Deus, com as pessoas, com o mundo, consigo mesmo.
    Beijos,
    Fica com Deus!

    ResponderExcluir

Seu comentário é sempre muito importante!
Não conseguiu comentar?? Calma, não saia ainda, escolha e opção ANÔNIMO e não esqueça de se identificar no final de sua mensagem!
Viu só, que fácil! Volte sempre!