sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Sugestão para encontro sobre a Bíblia!

Coloco uma sugestão para o encontro sobre a Bíblia. Esse encontro está no livro A MESA DO PÃO, de Leomar Brustolin - Iniciação á Eucaristia- Ed Paulinas.
 Comprei esse material e estou gostando muito, ele tem enriquecido  muito meus encontros. Gosto de pegar uma coisinha aqui, outra ali, até chegar naquilo que quero. Espero que seja útil!
Outro dia ouvi o seguinte de uma catequista: "Imaculada, eu entro sempre no seu blog, mas as vezes pela correria acabo que não leio os textos até o final... "
Entendo que a maioria vive numa correria constante, mas de verdade, esse não é o principal motivo, na verdade não gostamos muito da leitura e quando vemos que o texto é meio extenso, desistimos logo no começo...
Isso é falta de hábito da leitura...
 Eu sou testemunha disso, eu não nasci, muito menos cresci gostando de ler, fui tomando gosto com o tempo.
 Hoje, os livros são meus companheiros de toda hora, nas fila de espera, nos consultórios, nos momentos de descanso, nas viagens...
Sendo assim amados, boa leitura e nada de pregui...
Hoje, a Igreja nos faz uma pergunta:
"Qual catequista precisamos para os tempos atuais?"

Com certeza não é o catequista que tem preguiça de ler, de estudar, de atualizar. Hoje temos tantas opções,  não se forma quem não quer.

 O que coloco abaixo não se trata de um "modelo' pronto para um encontro, são apenas dicas para enriquecer o que você traz no seu coração de acordo com a realidade do seu grupo.



Motivação
Você já recebeu uma carta ou um cartão, ou um e-mail?
A Bíblia também é uma carta: é a carta que Deus mandou para nós. Hoje veremos que a Bíblia é a Palavra de Deus escrita por muitos e para muitos. A palavra bíblia significa livros. Embora seja um volume só, a Bíblia contém muitos livros; é uma coleção de livros, uma verdadeira biblioteca. Você sabe que como ela foi escrita e quantos livros têm? Você tem uma Bíblia na sua casa? Geralmente, onde fica a Bíblia na sua casa? Quem a lê?

Preparando a leitura da Bíblia (2Tm 3,15-17)
Hoje vamos ler um trecho da carta que o apóstolo Paulo escreveu a um dos seus grandes amigos: Timóteo. É uma carta de amigo para amigo, mas que nos ensina muitas coisas. Timóteo tinha uma mãe que conhecia muito a Bíblia, já o pai dele bem dava atenção para a Palavra. Na carta, Paulo diz para Timóteo recordar que desde criança ele conhece a Bíblia, porque sua mãe lhe ensinou a amar a Palavra. São Paulo afirma, neste texto, por que a Escritura Sagrada (Bíblia) é importante para nós.

Os catequizandos com a Bíblia na mão, após uma leitura orante, deve fazer a reconstrução do texto
1- O que Paulo diz a Timóteo sobre a Bíblia?
2- Qual o poder da Bíblia?
3- Para que a Bíblia é útil?
4- Para que está preparada a pessoa que é de Deus?

Qual frase dessa leitura você destacaria?

Sugestão para momento Celebrativo : http://imaculadacintra.blogspot.com/2010/09/ontem-nosso-encontro-de-catequese-foi.html(Fiz e recomendo, foi muito bom!)
Amei a sugestão para ilustrar esse encontro no blog Catequese infantil São José Operário,
VEJAM AQUI
Sugestão de dinâmica - blog da Sheila - semeando catequese - VEJA

Para O  CATEQUISTA entender melhor
A sagrada Escritura é também chamada de Bíblia e é formada por dois grandes blocos chamados testamentos: o Antigo e o Novo. O Antigo Testamento conta a história do povo de Israel. Israel é um país que fica situado no hemisfério norte, no Oriente.
No decorrer de sua longa história, a terra de Israel recebeu muitos nomes,nomes que são referidos na Bíblia, cada um indicando um período histórico: Canaã, Reino de Israel e Reino de Judá; Terra Prometida, Terra Santa, por fim, Palestina. O Antigo Testamento, é a primeira e a maior parte da Bíblia. É formado por 46 livros. O novo Testamento, ou Segundo Testamento, contra a vida de Jesus e das primeiras comunidades cristãs.
O Novo Testamento é formado por 27 livros. Ao todo, a Bíblia é formada por 73 livros. Esses livros comunicam a Palavra de Deus para que o ser humano seja feliz, ame a todos e encontre a fé e a Salvação em jesus Cristo.

A palavra grega "bíblia" é o plural do termo grego biblos, que significa 'livro". A Bíblia é uma coleção de livros, uma biblioteca num único volume. Nesses livros estão escritos, sob a luz da fé, experiências vividas por mulheres e homens em épocas, lugares e situações diferentes. Eram pais e mães de família, gente instruída e gente simples. Muitos não sabiam ler nem escrever, porém contavam e recontavam histórias que tinha ouvido, as quais lembravam, sobretudo, a presença e ação de Deus que caminhava com eles. Nessas experiências que pouco a pouco passaram a ser registradas por escrito, o povo reconheceu a voz de Deus.
Portanto, os livros da Bíblia são chamados de "Escritos Sagrados" ou Sagrada Escritura, porque foram escritos por inspiração divina.

O povo de Israel se distingue dos demais povos da  época por fazer a experiência do Deus único: e o chamavam de Senhor. O primeiro livro a ser escrito não foi o Gênesis, mas sim algumas partes do Êxodo. O episódio do êxodo (que significa "saída") conta a libertação do povo Hebreu da escravidão do Egito e sua caminhada rumo à Terra Prometida. Nessa passagem o povo faz a experiência fundamental de sua fé: entendeu que Deus vê a situação do povo, escuta o seu clamor e vem ao seu encontro para libertá-lo. Assim, o Senhor se torna o seu Deus e Israel se torna o Povo de Deus.

Na fé da Igreja: Deus nos fala pela Bíblia
Deus se tornou muito próximo de nós para mostrar o seu amor, para que as pessoas soubessem quem ele é, para que o amassem e conhecessem seus ensinamentos. Deus ajudou algumas pessoas para que escrevessem sua carta para nós. Pela bíblia, percebemos que Deus é amor. No Antigo Testamento, Deus falou para seu povo através de pessoas que ele escolhia para anunciar seu amor. No Novo Testamento, Deus mesmo falou pelo seu Filho, Jesus Cristo.

Deus foi-se revelando, mostrando-se para as pessoas com o objetivo de que conhecêssemos o seu amor. A revelação de Deus é importante para que o ser humano possa conhecer seu amor, sua fidelidade, e ter um caminho para a salvação. Deus se revelou por seus profetas que anunciavam seu amor através de gestos e palavras. As palavras dos profetas e os milagres mostram que Deus está próximo do povo para comunicar seu plano de amor. Deus é o autor da Bíblia. Ele fez isso inspirando pessoas para que a escrevessem. A Bíblia é a comunicação de Deus com seu povo. Através dela somos capazes de caminhar nesta vida iluminados pela luz da Palavra de Deus.


13 comentários:

  1. OLA! estou passando por aqui, algo que já virou rotina, pois todos os dias venho visitar seu blog. Nós aqui estamos usando os livros da coleção A MESA DO PÃO e tenho percebido que tem dado muito certo, apesar das sugestões serem por demais longas, mas temos que fazer a adaptação para nossa realizade. Fique com Deus e Continue firme na caminhada.

    ResponderExcluir
  2. IMACULADA , ESTE ENCONTRO SOBRE A BÍBLIA FICOU MARAVILHOSO,IA USAR O QUE POSTEI ONTEM EM MEU BLOG, MAS ACABO DE COPIAR O SEU QUE FICOU MUITO MELHOR EXPLICADO,BEIJUS E OBRIGADA POR COMPARTILHAR.

    ResponderExcluir
  3. OI ,EU DE NOVOE IMPRESSÃO MINHA MAS O LINK ENCONTRO CELEBRATIVO NÃO FUNCIONOU,ELE REDICIONA NESTA MESMA POSTAGEM.

    ResponderExcluir
  4. Sandra - Jundiaí - SP2 de setembro de 2011 às 13:29

    Olá, minha querida flor!
    Não estou escrevendo somente por querer participar do sorteio, mas porque adoro entrar no seu blog e aprender cada dia mais.
    Falar sobre a Bíblia é algo muito gostoso, é um dos temas que mais gosto de falar...
    Depois alguns encontros falando sobre a Bíblia, gosto de brincar com eles de "Cidade Bíblica"... é um jogo onde eles tem colocar as casinhas (livros) nas ruas e avenidas (proféticos, históricos, sapienciais, etc). Eles adoram!!! e eu também, rsrsrs.
    Bom, estou aqui, louca para ganhar um livro, pois adoro livros..., assim como você, pego um pouco daqui... outro pouco de lá e monto meus encontros em cima do que nos pede o calendário pastoral.
    Um grande beijo no coração

    ResponderExcluir
  5. Olá, Imaculada, Gostei muito das sugestões, vou usá-las no mês que vem. Como é bom saber que Nosso Senhor capacita os escolhidos, muito obrigada. Deus te abençoe.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Mônica...que alegria receber seu recadinho...fico feliz se meu blog ajuda em alguma coisa..é pra isso que ele existe...Que esse Deus que nos chamou, nos capacite sempre!! Beijo grande!

      Excluir
  6. Meu nome é Mônica, e sou catequista de Pré-Eucaristia. Muito bom o seu blog. Tem me ajudado muito.

    ResponderExcluir
  7. meu nome Rosa Vieira, sou catequista muito bom o seu blog.

    ResponderExcluir
  8. Meu nome é Glauce. Imaculada Cintra, Deus coloca você com luz na catequese.
    Demos graças a Deus!

    ResponderExcluir
  9. Hoje o encontro da catequese vai ser sobre a bíblia e o seu texto me ajudou muito! Obrigada ❤

    ResponderExcluir
  10. Boa noite sou cristã andei na catequese e gostava muito da minha catequista, agora tenho um filho e pós na catequese já anda no 3 ano, mas agora a catequese é muito diferente logo no 1 ano a catequista mandou os meninos fazerem um ditado a ela a dizer a oração do pai nosso, e agora quer fazer uma avaliação desde do 1 ano ate agora para ver se eles fazem a 1 cominhão e diz que os pais querem é festas, eu em casa fazemos as nossas orações falo de deus, fiquei chateada a catequista vou tirar o meu filho da catequese.

    ResponderExcluir
  11. Obrigada pela postagem.
    amei suas sugestões.
    Deus continue te iluminando com criatividade e sabedoria.

    ResponderExcluir

Seu comentário é sempre muito importante!
Não conseguiu comentar?? Calma, não saia ainda, escolha e opção ANÔNIMO e não esqueça de se identificar no final de sua mensagem!
Viu só, que fácil! Volte sempre!