A maioria dos blogueiros(as) alimenta seus blogs de acordo com o tempo liturgico... Isso é positivo, pois o tempo liturgico deveria ser a fonte principal de espiritualidade de um catequista. Hoje, estava lendo as postagens sobre o dia de hoje, dia 30, último dia de setembro, dia em que a Igreja celebra São Jerônimo, presbítero e doutor da Igreja. Ele quem traduziu a Bíblia para o latin. Por isso foi escolhido setembro para destacar a Bíblia.
Logo após a tradução para o latin, a Bíblia foi sendo traduzida em mais línguas. Até chegar ao que temos hoje: O livro mais lido mundialmente.
Entre tudo que li, gostei muito do texto que partilho abaixo.
Uma sexta abençoada e que São Jerônimo interceda para que possamos entender e transmitir a PALAVRA DE DEUS, enquanto Palavra viva e não como um livro que contém um monte de histórias e arquivos.
"Uma religião da Palavra de Deus, não do livro", diz biblista
Na exortação apostólica pós-sinodal Verbum Domini, o Papa Bento XVI salienta que “o cristianismo não é a religião do livro”“O cristianismo não é a religião do livro”, afirma Bento XVI na exortação apostólica pós-sinodal Verbum Domini, publicada em 30 de setembro de 2010, dia de São Jerônimo. O que o Santo Padre quis dizer com uma frase tão forte e ao mesmo tempo tão desafiadora?
O biblista italiano que participou do Sínodo dos bispos sobre a Palavra de Deus em 2008, padre Giorgio Zevini, responde a este questionamento detalhando o que o Santo Padre considera a essência da relação entre Igreja e Sagrada Escritura.
“O cristianismo é a religião da Palavra de Deus, e não do livro, não de uma palavra escrita e muda, mas do Verbo encarnado e vivente. No início do cristianismo não existia uma decisão ética ou uma grande ideia, mas o encontro com um acontecimento, com uma Pessoa que dá vida e horizonte e, com isto, a direção decisiva”, explicou.
“Ler além do que está escrito”
A difusão de uma doutrina fundamentalista que diz basear-se na Sagrada Escritura sempre preocupou a Igreja Católica. O Papa Bento XVI durante o discurso proferido aos luteranos, na sua ultima viagem apostólica internacional à Alemanha chegou a afirmar: “Trata-se de um cristianismo de escassa densidade institucional, com pouca bagagem racional, sendo ainda menor a bagagem dogmática, e também com pouca estabilidade”. (Discurso de Bento XVI aos membros da Igreja Evangélica Alemã, 23 de setembro de 2011). O biblista também fez referências ao que o Pontífice considera uma verdadeira hermenêutica da fé, ou seja, a interpretação da fé.
“O papa, falando da interpretação da Sagrada escritura insistiu muito sobre a exegese teológica, que valoriza não somente o sentido literal do texto, mas também o sentido espiritual, através do Espírito Santo, o verdadeiro exegeta das Sagradas Escrituras. È decisivo colher a passagem entre letra e espírito, sublinhando uma unidade interna de toda a Escritura, para uma correta hermenêutica da fé”, salientou.
Anunciar a Palavra: missão de todos
A missão da Igreja Católica é anunciar a Palavra de Deus. Não existe um “grupo restrito de anunciadores”, mas aquilo que é tarefa dos bispos, padres e diáconos é também tarefa de cada cristão. Padre Zevini fala como na terceira parte do documento chamado de Verbum Ecclesia, o Pontífice traz orientações precisas sobre a evangelização.
“A palavra de Deus envolve todos os cristãos: todos somos servos e anunciadores da Palavra. Não somos só destinatários da revelação divina, mas também portadores aos outros da Palavra de Salvação, já que esta é para todos. Naturalmente isto exige que nos deixemos envolver pessoalmente pela Palavra de Deus, conhecendo-a e fazendo-a germinar dentro de nós sob a direção do Espirito Santo”, disse.
IMACULADA SEU BLOG ESTÁ NORMAL POR AQUI. GRAÇAS À DEUS CONSIGO ACESSA-LO NORMALMENTE AGORA.
ResponderExcluirAGRADEÇO AO CONSELHO QUE ME DEU.
O GALO FOI UMA GRAÇA MESMO NÉ? EU ME IDENTIFIQUEI MUITO COM ELE, TIVE A MESMA REFLEXÃO QUE A SUA. NA HORA QUE RECEBI ME ESPELHEI A ELE. E LOGO PENSEI NA NOSSA LUTA NA CATEQUESE, "BRIGAMOS" (NO BOM SENTIDO) ENFRENTAMOS OS OBSTÁCULOS, RETIRAMOS AS PEDRAS NO CAMINHO, SOMOS DERROTADOS POR GIGANTES QUE ATRAVESSA NOSSO CAMINHO, LEVANTAMOS POEIRA DURANTE A BRIGA. MAS, QUANDO LEVANTAMOS DA QUEDA, ABANAMOS A POEIRA, OLHAMOS PARA NOSSO ESTADO DE COMO FICAMOS, OLHAMOS A NOSSA VOLTA E SEGUIMOS EM FRENTE, E CLARO, SEM PERDER A ELEGÂNCIA, SEMPRE COM GLAMOUR. RSRSRS
DEPOIS VOU TE ENVIAR UM EMAIL, TE CONTANDO UMA NOVIDADE.
ABRAÇO