quinta-feira, 16 de maio de 2013

Sugestão encontro Pentecostes


Deixo pra vocês, uma experiência de um encontro iniciático sobre pentecostes, mais do que falar, temos batido na tecla, que precisamos fazê-los experiênciar. E pra isso temos que dar condições, criar um clima. Fiz ontem com minha turma, tive alguns tropeços, como por exemplo, o zelador não chegava e com isso não consegui arrumar a sala com calma, com antecedência, mas, fiquei com as portas fechadas, eles aguardaram um pouco do lado de fora, ansiosos para ver o que estava acontecendo. Quando entraram, estavam as luzes apagadas, velas acesas, um cheirinho de bom ar e a musica tocando baixinho: A nós descei, divina luz... Tudo bem que minhas velas não aguentaram até o final, não tendo condições de que cada criança pegasse uma vela na mão, mas isso não impediu que fizéssemos nosso momento de interiorização, silêncio. Foi gratificante ouvir o silêncio, à  luz de duas velas grandes, rezando, sentindo a  musica. Como o momento foi favorável, fui conduzindo um momento de oração espontânea. Nesse mundo agitado em que vivemos, precisamos disso, de uma parada, ficar no escuro, relaxar, escutando uma boa música, de preferência uma que nos faz rezar. Nossos catequizandos estão agitados, parece que ligados na tomada, precisamos iniciá -los nessa forma de estar em contato com Deus. Silêncio, escuta, meditação, oração.

Fica a dica dessa experiência das catequistas de São José do Rio Preto, a Rosicler e a Luciana. Podemos dentro de nossa realidade, proporcionar encontros assim, iniciáticos, mistagógicos.
É interessante ressaltar que antes de tudo isso acontecer, houve todo um estudo, preparação por parte do  catequista, com relação ao tema, senão, mesmo com toda essa ambientação o encontro ficaria vazio. Não precisamos também, querer fazer igual, isso são luzes, que tem como objetivo enriquecer nosso fazer catequético. A criatividade, fica por conta de cada catequista.




Nosso encontro, com a Luz do Espírito Santo foi conduzido desta forma..........

Ambientação: Preparamos o ambiente com antecedência, quase no momento do
encontro acendemos as velas, passamos bastante Bom Ar na sala(para proporcionar um cheirinho diferente, apagamos as luzes deixando somente as velas acesas.

Acolhida: Acolhemos os catequizandos do lado de fora da sala(com a porta fechada), cada um que ia chegando, abraçamos, demos boas vindas, fomos partilhando sobre a semana.....recolhemos todos os materiais que trouxeram e colocamos em uma mesa dentro da sala, quando todos tinham chegado (horário de início), entregamos a folha de canto, ensaiamos a música nº 1 (A nós descei Divina Luz), e falamos que iríamos viver um momento muito especial.
Entramos cantando, eles ficaram encantados com a ambientação, acendemos as luzes, e explicamos o objetivo do encontro.
Invocamos a Santíssima Trindade cantando, e já aclamamos a Palavra.
A Luciana (também catequista) proclamou a palavra.
Todos de pé, cantando O canto de aclamação n° 2, entra um catequizando com a vela. 

Fizemos a reflexão abaixo, em seguida a reconstrução do texto

 Vocês sabem o que é Pentecostes?
Pentecostes é uma festa cinquenta dias depois da Páscoa.Os povos primitivos que trabalhavam na agricultura festejavam a data das primeiras colheitas. Os judeus celebravam o Pentecostes como a festa da entrega da leis de Moisés.........por isso muitas pessoas estavam em Jerusalém naquele dia......
O Espírito fez transformações naquelas pessoas que de lá saíram anunciando a todos o Ressuscitado. Assim, nascia a Igreja de Jesus, carregando a Missão de levar a Boa Nova da Salvação até as extremidades da terra.
Possuídos pelo Espírito, os apóstolos adquiriram uma nova compreensão de Jesus e tudo que Ele havia dito e feito. Daí atraíam multidões, davam força e enriqueciam a Igreja. Entre nós, há pessoas impregnadas pelo Espírito Santo, mas qualquer um de nós, deve falar quando e como o Espírito Santo se manifestou com maior evidência em sua vida.

Quando percebemos que estavam ficando um pouquinho confusos fizemos e a Motivação (demos bastante ênfase para este momento para despertá-los)....Somos diferentes uns dos outros. Cada um têm a sua riqueza. Vamos observar as nossas mãos. Abram elas, agora compare com a mão do amiguinho que esta ao seu lado. Elas são iguais? ...........Cada mão tem um formato, uma cor diferente........elas simbolizam uma vida, sonhos e esperanças, sofrimentos e alegrias...Com as mãos podemos louvar, pedir, falar, abençoar. Em cada mão há uma história de vida, marcada com linhas bem fortes. E nestes traços está a presença de outras pessoas e do Espírito de Deus ajudando-nos nesta caminhada como comunidade, como Igreja. O que poderíamos dizer quando nossas mãos estão fechadas? Conseguimos escrever, comer.....ajudar o próximo.....e quando estão abertas?.......deixar que falem.....Perguntar se eles conhecem o Espírito Santo?..... relembrar juntos a “Santíssima Trindade”.... Concluir dizendo que, assim como na Santíssima Trindade encontramos três pessoas diferentes em uma só, nós também devemos fazer parte da nossa Comunidade convivendo com as diferenças entre as pessoas, porém, em comunhão e unidade com a Igreja. Sempre pedindo que a “luz do Espírito Santo” nos guie.....

Este Momento de oração foi maravilhoso
Pedimos que cada catequizando pegasse uma vela.....
Convidamos, a fecharem os olhos, para fazer um momento pessoal de conversa com Deus.
........coloque uma música (3ª- Espírito, enche a minha vida, enche-me com teu poder...) bem baixinho.  Em silêncio, pedir para cada um sentir o amor de Deus através da brisa, do som que consegue ouvir em sua volta.....pedimos que agradecessem cada Dom que o Espírito Santo lhes concede.......fomos fazendo uma oração espontânea......devagarzinho fomos concluindo o momento.......

Acendemos a luz......pedimos para ficarem de pé...... como o Rei Davi que era um homem que amava muito a Deus.......era alegre........ nós que agora estávamos cheios de amor, de alegria iremos por para fora toda essa alegria, iremos contagiar a todos com nosso amor........
.......Quando o Espírito de Deus se move em mim eu.........como o Rei Davi.......(foi muito celebrativo, cada catequizando fazia um gesto......)

Encerramos bem juntinhos de mãos datas......louvando, agradecendo e partilhando com uma oração espontânea.......

Levaram para casa as velas para partilharem com a família este momento...........

Abaixo, as músicas que foram usadas por elas,  que dentro do Espírito do tema,  podem ser substituídas...

1.A NÓS DESCEI DIVINA LU
A nós descei, divina luz! 
A nós descei, divina luz!
Em nossas almas acendei
O amor, o amor de Jesus! (bis)


Vinde, Santo Espírito
E do céu mandai
luminoso raio! (bis)
Vinde, Pai dos pobres,
Doador dos dons, Luz dos corações! (bis)
Grande defensor,
Em nós habitai
e nos confortai! (bis)
Na fadiga pouco,
no ardor brandura
e na dor ternura! (bis)

A nós descei, divina luz!
A nós descei, divina luz!
Em nossas almas acendei
O amor, o amor de Jesus! (bis)

2. ACLAMAÇÃO DA PALAVRA
Aleluia... Aleluia... Aleluia... Aleluia...
Vem iluminar a minha vida, oh Senhor
Com tua palavra de verdade, paz e amor.
Aleluia...
Pois tua palavra me ensina como amar
Na dificuldade , força e o dom de perdoar.
Aleluia...
Como a água viva inundará meu coração
Na estrada da vida mostrará a direção.
Aleluia
...

3- Espírito, Enche a Minha Vida -
Espírito,enche a minha vida
Enche-me com o teu poder
Pois de ti eu quero ser
Espírito, enche o meu ser
As minhas mãos eu quero levantar
Em teu louvor te adorar
Meu coração eu quero derramar
Diante do teu alta

Rei Davi   
Quando o Espírito de Deus se move em mim
eu ...............................como o Rei Davi. (bis)
Eu ......,eu ........,eu.......como o Rei Davi.
(bis)

Eu .....como o Rei Davi.
Eu ..... como o Rei Davi.
EU.......
1.      REZO
2.     LUTO
3.     CANTO
4.     PULO
5.     RIO
6.     CHORO
7.     ABRAÇO

17 comentários:

  1. Que M A R A V I L H A! Deus as abençoe e fecunde cada vez mais com muios dons!

    ResponderExcluir
  2. Amei!! Sou catequista iniciante e to sempre em buscas de coisas diferentes pra aplicar na minha catequese, vou fazer esse encontro. Paz e bem!!!

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pela ideia, genial, gostei muito, e irei fazer o mesmo no meu encontro, obrigada por compartilhar conosco!

    ResponderExcluir
  4. Ótimo encontro, os cantos e a dinâmica com os catequizandos. Parabéns.

    ResponderExcluir
  5. Que Deus abençoe a sua mente e sua caminhada para que continue semeando a palavra de Deus, seus encontros são maravilhosos estou apaixonada pela ambientação, sempre procuro ideias novas e não achava agora acho que encontrei aqui, obrigada por partilhar sua ideias que Deus te enriqueça cada dia mais. Att: Conceição

    ResponderExcluir
  6. Amei a sugestão do encontro acima. Tive a ideia de passar para os adultos de minha paróquia. Isso é Catequese de IVC. Isso é Mistagogia. Parabéns amada catequista... vc foi muito iluminada pelo Espírito Santo na preparação desse maravilhoso encontro. A Paz do Senhor Jesus e o amor de Maria estejam sempre com vocês. Abraços. Marta - Dourados-MS.

    ResponderExcluir
  7. Boa noite adorei a sugestão do encontro acima por esta começando na primeira turma de crisma. Deus os abençoe. Abraços. Damiana-RN

    ResponderExcluir
  8. Vou seguir essa sugetão neste final de semana, dia 12, estou ansiosa...

    ResponderExcluir
  9. VOU SEGUIR SUA SUGESTÃO NESTE FINAL DE SEMANA, ESTOU MUITO ANSIOSA.... DEPOIS CONTO COMO FOI.

    ResponderExcluir
  10. amei sou catequista iniciante do 1 anoo.. irei fazer com eles. Jesus ilumine voce. abraços.

    ResponderExcluir
  11. parabéns...também adorei a inspiração de vocês. beijo

    ResponderExcluir
  12. Amei!Tudo muito lindo!

    ResponderExcluir
  13. Nossa, Parabéns! Quero fazer igual.

    ResponderExcluir
  14. Lindo, estou até emocionada pelo Espírito Santo ter me conduzido até vcs., e me senti participando desse encontro que tmb vou levar meus catequisandos(Crisma) a participar. Parabéns. Gratidão pela partilha.

    ResponderExcluir

Seu comentário é sempre muito importante!
Não conseguiu comentar?? Calma, não saia ainda, escolha e opção ANÔNIMO e não esqueça de se identificar no final de sua mensagem!
Viu só, que fácil! Volte sempre!