terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Dinâmica de acolhida!


FIM de férias... Hora de voltar! Reiniciamos nossos encontros nessa semana, sentimos saudades, mas as férias não deixa de ser um período de "esfriamento", tanto por parte dos catequistas, quanto dos catequizandos. Para que se sintam acolhidos e amados, podemos usar de uma dinâmica, claro que  depois de um abraço caloroso. A dinâmica que coloco a seguir é bem conhecida e fácil de se fazer, porém muito gostosa para quebrar o gelo pós férias.

Aqui na minha paróquia, toda segunda feira, os catequistas da etapa da Eucaristia, se reunem para prepararem os encontros. Temos a orientação de uma pedagoga e cada catequista contribue com suas experiências. São momentos de formações, proximidade, partilha, enriquecimento. Parabenizo à Dalva e a Maria José por  essa iniciativa. Tem tido uma participação boa por parte dos catequistas.   Essa dinâmica foi realizada com os catequistas, disponibilizo pra vocês.



Depois da acolhida, de abraçados e beijados, o catequista faz  a leitura que se segue, orientando que em algumas palavras chaves: PAZ, AMOR, SORRISO, o catequizando deverá se expressar de formas diferentes. Ao ouvir a palavra PAZ, deve-se dar um  aperto de mão em um amigo, não poderá repetir. Ao ouvir a palavra AMOR, deve bater três palmas e ao ouvir a palavra SORRISO, dar uma gargalhada bem gostosa. Leia pausadamente e exija disciplina.

Era uma vez uma pessoa chamada Amor. Aquela pessoa chamada Amor sonhava sempre com a paz. Certo dia, descobriu que a vida só teria sentido quando ele encontrasse a paz. Foi exatamente naquele dia que o Amor saiu a procura da paz. Chegou ao local onde ia todos os dias e encontrou os seus amigos com um sorriso nos lábios.
Então, Amor começou a perceber que o sorriso dos amigos comunicava a paz. Percebeu que a paz existe no íntimo de cada pessoa e, para vê-la basta aprender a dar um sorriso. No mesmo instante seus amigos perguntaram juntos: Amor,ó Amor! Você sabe onde está a paz? Ao que ele respondeu: -Sim, encontrei a paz. Ela existe dentro de cada um de nós. Basta sabermos dar um sorriso. Então todos os que têm Amor tragam agora a paz e o sorriso para cá. E agora todos ouçam cada um dizer Bem-vindo!

Ao ouvir paz-aperto de mão.   Amor-bater palmas 3 vezes. Sorriso-dar uma gargalhada.

12 comentários:

  1. BOA TARDE QUERIDA,MEU 1º ENCONTRO SERÁ NESTE SÁBADO,SABE QUE VOU TER 21 ROSTINHOS NOVOS PARA EVANGELIZAR.ESTOU ANCIOSA,GOSTEI MUITO DESTE QUEBRA-GELO,IREI POR EM PRÁTICA.ESTOU MUITO FELIZ,SEGUI SEU CONSELHO E ESTOU CONFIANTE.BEIJOS CRIS

    ResponderExcluir
  2. Olá Imaculada!
    Achei muito lindo seu blog!
    Gostei muito de receber sua visita!
    Minha mãe é catequista e eu participava de todas as reuniões de catequistas com 7 anos e me chamavam de futura catequista e é oque eu quero ser!
    Estou começando na perseverança, coroinha até chegar lá, se Deus quiser!
    Venha sempre me visitar!
    Beijoss!
    Fique com Deus

    ResponderExcluir
  3. Gente, essa dinâmica funciona. Fiz com minha turminha do ano passado. Eles gostaram. Foi muito bommmmm!
    Imaculada, grande beijo!
    Glícia

    ResponderExcluir
  4. gostei da dinâmica, muito fofa...
    vou anotar!
    amiga, alguém já te falou que qdo entra no seu blog aparece uma mensagem de virus?
    aqui no meu trabalho detecta como se fosse um caminho de busca do Uol.
    depois dá uma olhadinha, pode ser algum html instalado.
    um beijo da mais nova catequista do grupo dos "enta"... rs
    fique com Deus.

    ResponderExcluir
  5. Imaculada que lindo ficou tudo na nossa assembléia, saudades!!
    Gostei muito, que Deus nosso Pai nos dê ânimo, coragem para realizarmos tudo com amor.
    abraços
    fraternos.
    Catequista Rafaela
    Paróquia Sagrado Coração de Jesus.
    Taubaté SP

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rafaela, que bom vc por aqui... Foi mesmo tudo muito lindo! Que Deus nos abençoe para seguirmos adiante...beijo grande pra vc!!

      Excluir
  6. AMEI a dinamica pois irem fazer com o meus catequizando.

    ResponderExcluir
  7. Amei. vou fazer na minha turma!

    ResponderExcluir
  8. um achei linda a dinamica , vou fazer com meus catequisando abraco oooooo

    ResponderExcluir
  9. EU VOU FAZER CO MEUS CRISMANDO. VAI SER SHOW.OBRIGADO

    ResponderExcluir
  10. Amei sua dinâmica, essa semana retornaremos de férias e irei fazer com meus pequenos catequizandos. Obrigada

    ResponderExcluir

Seu comentário é sempre muito importante!
Não conseguiu comentar?? Calma, não saia ainda, escolha e opção ANÔNIMO e não esqueça de se identificar no final de sua mensagem!
Viu só, que fácil! Volte sempre!