quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Estágio Pastoral

Todo ano acontece as assembléias paroquiais, com o objetivo de avaliar toda ação pastoral e  administrativa da paróquia. Nessa assembléia as pastorais e movimentos escolhem algumas prioridades para se colocar em prática, aproveitando para avaliar se foram executados as prioridades escolhidas na assembléia anterior. Participar dessas assembléias não é uma das coisas mais prazerosas, são bem cansativas, mas  uma grande oportunidade  para ficarmos por dentro do que acontece em toda paróquia.

Na assembléia de 2009, uma das prioridades foi: Iniciação à vida Cristã e catequese permanente, investindo na implementação da catequese de inspiração catecumenal.
Trabalhamos pra isso, estamos caminhando, felizes e confiantes.

Pra esse ano, tentando complementar o trabalho iniciado, sugerimos duas ações: O Estágio Pastoral para a Iniciação Cristã II (etapa da Crisma) e cinco encontros com pais dos catequizandos inscritos para a inciação Cristã I(etapa da Eucaristia), ou seja trabalharmos com os pais, antes mesmo de iniciar com os catequizandos. No final desses encontros, eles responderão se de fato querem que seus filhos se tornem cristãos. Claro, que quando lançamos essa proposta , muitos não aceitaram, porque disseram que muitos pais não vão nesses encontros e como ficam essas crianças? Percebi  que muitos não entenderam, que é exatamente isso que queremos, que os pais ou algum responsável acompanhe esses futuros cristãos. Às vezes acho que somos permissivos demais e por outro lado, vimos que Jesus não forçava, ela fazia uma proposta, os que aceitavam, o seguiam. É assim, que vamos agir, não vamos obrigar a ninguém, mas oferecer, esclarecer, orientar e nossa é intenção é que a cada ano mais e mais pais sejam conscientizados do papel da catequese na vida dos filhos. Sempre temos que dar um próximo passo, melhorar o que já fazemos. Que Deus nos dê força e sabedoria para colocar essas duas prioridades em prática nesse ano de 2011. Vamos trabalhar pra isso.

Deixo pra vocês um esqueleto do projeto "ESTÁGIO PASTORAL", fiz questão de participar da reunião com os catequistas de crisma e fiquei feliz de ver que a etapa de Crisma está de certa maneira, tentando mudar a imagem de que, catequese de crisma é feito Doril, crismou, sumiu... Avante! Vamos atingir à todos? Todos vão se engajar em alguma pastoral? Não, acredito que não, mas se eles crismarem, tendo uma visão de que sua presença e atuação na comunidade é muito importante, acredito que dia menos dia, descobriram onde atuarem...

Vejo que quando as etapas se unem, encarando a catequese como um todo, já é um grande progresso, se a etapa da eucaristia faz um trabalho legal, consequentemente a perseverança e Crisma receberão catequizandos e pais mais amadurecidos e conscientes. Somos todos catequistas de Iniciação à vida cristã. Somos todos membros de uma mesma família, família essa que amo muito.


Estágio Pastoral – Iniciação á Vida Cristã II - Crisma

Paróquia Nossa Senhora Aparecida - Capelinha
Franca-SP

Estágio Pastoral na nossa programação está no 23 encontro do livro "Testemunhas do Reino"; neste encontro sugere-se que faça o Estágio Pastoral.

Principal objetivo: mostrar por meio do estágio pastoral, a vitalidade e as carências das pastorais da comunidade, a fim de convocar todos para anunciar o nome do Senhor, ser Igreja e promover o bem comum. (livro “Testemunhas do Reino”.).

Pretensão: é levar á integração dos jovens nas pastorais, mostrar a cada crismando outros trabalhos que temos na Igreja, além da catequese e da missa dominical.

Para acontecer o estágio pastoral temos três elementos básicos:

- os catequistas: motivadores para os crismandos participarem do estágio;

- os pais/padrinhos: incentivadores para os crismandos participarem do estágio;

- os coordenadores de pastorais: acolhendo bem cada crismandos em sua pastoral, e também avaliando mensalmente a sua participação na pastoral.

Como será o trabalho:
- no mês fevereiro/2011: apresentaremos a cada crismando os trabalhos das pastorais e cada catequizando vai escolher uma para fazer o seu estágio;

- o estágio vai acontecer nos meses de março, abril e maio de 2011;

- no mês de junho na mistagogia vamos vivenciar com os crismados o recebimento do Sacramento da Crisma e também o Estágio Pastoral (reviver as suas experiências que tiveram na pastoral).

É muito importante lembrar que talvez muitos crismandos não participem daquela pastoral que fez o estágio pastoral após a Crisma; mas que estaremos plantando uma semente no coração daqueles jovens que no futuro quem sabe não despertem para os trabalhos pastorais.

Comece fazendo o que é necessário, depois o que é possível, breve estarás fazendo o impossível.” (São Francisco de Assis)

Renata Cristina Daniel
Coordenadora Paroquial  da Crisma - Capelinha

3 comentários:

  1. Ooooi amada! Obrigada por parilhar, muito boa essa iniciativa de vcs. Eu ando por aqui quebrando a cabeça para achar maneiras de contar com a presença dos jovens depois da Crisma... bjo

    ResponderExcluir
  2. Imaculada esse projeto é muito bom! Gostaria de enviá-lo à algumas pessoas da minha comunidade...De que cidade é esta Paróquia, para que eu possa citá-la? Bjos, Cátia.

    ResponderExcluir
  3. Obrigada, Imaculada
    Por divulgar este nosso sonho, está dando trabalho para acertar tudo; mas está sendo feito com todo amor e carinho. Talvez não dê certo, mas vamos tentar.
    Beijos
    Renata Daniel

    ResponderExcluir

Seu comentário é sempre muito importante!
Não conseguiu comentar?? Calma, não saia ainda, escolha e opção ANÔNIMO e não esqueça de se identificar no final de sua mensagem!
Viu só, que fácil! Volte sempre!