segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Ontem, eu e mais nove catequistas da paróquia, participamos de um encontro de catequistas, sediado pela arquidiocese de Ribeirão Preto. Participaram catequistas das quatro dioceses: Franca, Jaboticabal, São João da Boa Vista e Ribeirão Preto.

Joaquim, Graça, Renata. Neura. Zuleica, Selma, Dalva, Cidinha, Eu e Maria José...
Como foi gostoso sairmos pelas estradas, errando, rindo, conversando e sonhando juntos nossa catequese. Sabe que pra chegar no local desse encontro foi uma festa, vejo que além de loucos, somos um pouco palhaços.. Estava aqui refletindo que o que aconteceu para chegarmos no local do encontro é bem o que acontece na catequese. Às vezes até achamos  que estamos no caminho certo, mas por não conhecer direito pegamos o caminho errado, nos afastamos de nossa meta,  pra chegar no local do encontro, havia muitas opções/caminhos parecidos, erramos por três vezes, mas mostramos que somos teimosos, pedimos informações a muitas pessoas, algumas não sabiam de nada, estavam mais perdidos que nós, outras tinham a maior boa vontade de nos ensinar o melhor caminho. Depois do erro cometido, escutamos as orientações, fizemos a conversão e prosseguimos. Chegamos. Puxa! Até que enfim!
Isso acontece com a gente, estamos sempre buscando meios para melhorar nosso fazer catequético. É um errar sem fim, até decidir qual caminho tomar.
***********



O encontro contou com a assessoria do Cônego Alfeu Piso, da Paróquia Nossa Senhora Aparecida de Brodowski. Tratou do assunto "Iniciação à Vida Cristã".
Não conhecia padre Alfeu, mas me encantei com sua simplicidade e ao mesmo tempo uma sabedoria  contagiante, que te prende. Sem falar que tem um bom humor sem igual. Você se forma, rindo o tempo todo.Mas, o que mais me impressionou nele é o conhecimento, a experiência de catequese, o trabalho que ele realiza em sua paróquia é maravilhoso, lindo. Ele acompanha tudo, elaborou com a ajuda dos catequistas, todo material de todas as etapas, tem uma agenda do catequizando, onde ele acompanha tudo, é rigoroso, sabe o que quer. Ele disse que foi dificil chegar num contexto com relação ao material, porque quando ele achava que estava tudo pronto, se reunia com os catequistas e surgiam sempre novas idéias e lá ia ele refazer tudo de novo...

Sabe o que acho lindo em cada formação que participo? Fico maravilhada de ver as mais diversas maneiras, métodos, que são como estradas usadas para alcançar a meta proposta para a catequese. Mesmo que não escolhamos todos os mesmos caminhos, sabemos que o destino, a reta final é sempre a mesma: O ENCONTRO COM CRISTO RESSUSCITADO, O SENTIR-SE IGREJA, participar DA COMUNIDADE.
Precisamos ao mesmo tempo, ter um certo equíbrio, porque se a cada encontro que participamos, voltar querendo mudar o que fazemos, nunca chegaremos a lugar nenhum.
As formações servem para fortalecer aquilo que já fazemos, iluminar, acrescentar ou para mostrar caminhos, abrir nossos olhos para uma mudança, quando essa se faz necessária.
Agora, é gostoso conhecer outras realidades. Perceber que existem iniciativas lindas por esse mundo a fora. Tiro isso como lição para mim, porque sempre gosto de publicar meus encontros, com o intuíto de ajudar em primeiro lugar nossos catequistas, não tenho a pretensão de ser modelo pra ninguém, nem para os nossos catequistas, nem pra quem me visita nesse blog. Agora, se ajudo de alguma forma o seu fazer catequético, fico muito feliz.

5 comentários:

  1. Obrigada Imaculada por não se ausentar do blog, aprendo demais com vc, que Deus lhe de muita força para continuar a mostrar um dos vários caminhos que temos para chegar , como vc colocou no seu texto.

    Vc é sempre antenada, sempre traz coisas atuais que me ajudam a ser uma catequista um pouco melhor ou lutar para isso.

    Fique com Deus

    Com carinho

    Tania

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde, Imaculada
    Foi muito bom irmos juntas neste encontro, rimos, conversamos e sonhamos juntas. Estes encontros sempre nos fortalece e nos mostra também que estamos indo no caminho certo, podendo até melhorar o que estamos fazendo.
    Hoje estarei rezando para você na sua formação.
    Beijos,
    Renata Daniel

    ResponderExcluir
  3. Olha lá nós na foto, parece sempre tudo tão igual, mas por dentro temos a certeza de ter conquistado mais uma fonte de aprendizado , preenchido um espaço em nosso coração que tudo é possível algo novo domina nosso ser, mais vontade de fazer direito, mais coragem de transformar de anunciar e viver para esse Cristo maravilhoso que conta com cada um de nós. Força coragem e perseverança com ele podemos sim.Bjus
    Zuleica

    ResponderExcluir
  4. Sabe a elegantérrima Maria J. catequista foi a minha primeira catequista, fiquei feliz de vê-lá. Beijinhos, Rosana Lacerda

    ResponderExcluir
  5. Olá,
    Meu nome é Ana Frighetto e lendo seu blog vi a foto de uma pessoa que sempre admirei e que fez parte de minha juventude:Padre Alfeu. Se voce um dia voltar a vê-lo diga que ainda é muito lembrado por mim.
    Muita luz pra cv.
    Ana

    ResponderExcluir

Seu comentário é sempre muito importante!
Não conseguiu comentar?? Calma, não saia ainda, escolha e opção ANÔNIMO e não esqueça de se identificar no final de sua mensagem!
Viu só, que fácil! Volte sempre!