quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

O material para a oração

Bom dia!
Já se colocou em oração na manhã de hoje? Não estou falando daquela benzida que às vezes na pressa fazemos. Sabemos da importância da oração na vida de toda pessoa, na vida do catequista então, nem se fale. Às vezes não sabemos como rezar e se não sabemos como vamos orientar nossos catequizandos a ter esse diálogo com Deus. Apenas com as orações decoradas? Não! A oração que brota do coração. Dizemos que da boca brota aquilo que o coração tá cheio. Então, é mais ou menos por ai. Não precisamos ficar disfarçando perante Deus, mesmo porque ele nos conhece como ninguém. Lendo o livro: "DEUS onde estás?" de Carlos Mesters, ele trata sobre esse assunto. Vejam a seguir...

O MATERIAL PARA A ORAÇÃO
Onde encontrar o material para a oração? Uma palavra exprime a resposta total: a VIDA, a vida que se vive. Para os outores dos salmos as coisas da vida funcionaram como um despertador. Vendo e vivendo a vida, eles se lembram de outra coisa. Lembram-se de alguém que é maior do que tudo: DEUS. Assim, para eles, a vida com tudo o que tem de belo e triste, a natureza com todas as suas belezas e ameaças, a história e a vida com todas as suas peripécias, enfim, tudo que dá para rir e para chorar, tudo que apela, questione, anima e critica. E, quase sem eles o saberem, essas coisas da vida se tornaram para eles o material e o assunto de uma conversa ao pé do ouvido com esse Deus amigo. Assim nasceram os salmos. Brotaram da vida com Deus.
Se não fizer tal ligação com a vida, toda a conversa sobre os salmos se torna inútil. Seria o mesmo que instalar uma televisão bonita, sem fazer a ligação com a rede elétrica. Não serve para nada, a não ser para móvel de enfeite, mas a televisão não foi feita para isso. Os salmos serviriam como documento de como se rezava antigamente, mas eles não foram inspirados para servir de documentos de arquivo. Foram inspirados para serem rezados e despertarem para a oração.

Um comentário:

  1. "Por que é tão difícil rezar?
    Porque a oração é COMBATE, e na verdade existe uma tentação sempre pronta p/ nos impedir de rezar...portanto, quando rezar for difícil, reze sem vontade, reze como um exercício, reze por saber que é o que deve ser feito, reze sem sentimentos ou repleto de dúvidas. Quem faz um caminho espiritual assim, já colhe muitos frutos. Quem faz diferente, já deve ter desistido ou vive entre altos e baixos. Siga lutando...e rezando."(texto de Ricardo Sá)

    ResponderExcluir

Seu comentário é sempre muito importante!
Não conseguiu comentar?? Calma, não saia ainda, escolha e opção ANÔNIMO e não esqueça de se identificar no final de sua mensagem!
Viu só, que fácil! Volte sempre!