terça-feira, 23 de fevereiro de 2016

Dinâmica quaresma-conversão

.Toda nossa catequese deve ser permeada pelo querigma.
Retomamos nossos encontros acolhendo a todos com muita alegria. Levamos um coração preparado antecipadamente recortado em partes na quantidade dos catequizandos. Cada catequizando pegou um pedaço, orientados  desenharam ou escreveram na parte de trás, algo sobre suas férias. Reforçamos que em tudo o DEUS de amor se faz presente. Em seguida, é chegado o momento de unir o quebra cabeça que traz a seguinte mensagem: DEUS É AMOR... ou poderia ser DEUS É MISERICORDIOSO, já que estamos vivenciando o ano da misericórdia. 
Depois de ouvir a partilha de cada um sobre suas férias, apresentamos o tempo em que estamos vivendo, esse tempo forte de conversão que é a quaresma. Falamos sobre o tema da CF e também sobre o ano da misericórdia.
Para finalizar, amarramos nosso encontro com a dinâmica da conversão.


O coração foi usado como lembrança do encontro, onde numa parte eles deveriam escrever: Deus é misericordioso. Nas outras três partes, as palavras chaves da quaresma: oração, conversão, caridade. Cada um se comprometendo em melhorar seus momentos de oração, de intimidade com Deus - procuraria transformar algumas atitudes que os afasta do amor de Deus - voltar seu olhar para os mais necessitados.
*Esse coração, você recorta quatro corações, dobre todos três ao meio e vá colando a metade de um no outro, fechando com o quatro coração aberto. Coloque um cordão ao colar o ultimo, ficando assim em forma de um móbile, que poderá ser pendurado, lembrando nossos compromissos quaresmais.

Nosso gesto concreto: Cada um fará um cofrinho usando material reciclável. Nele será depositado durante toda a quaresma suas economias para ser doado no dia da coleta nacional da Cf, no domingo de ramos.

Ah, não se esqueça de preparar uma ambientação, mesmo que simples, mas que os conduza ao mistério do tempo da quaresma.


 Dinâmica
Objetivo: Reconhecer nossos erros e pedir perdão a Deus

Material:
- Um copo (representa o nosso coração);
- Pedras pequenas (representam nossos pecados);
- Água (representa o amor de Deus);
- Uma bacia;
- Uma pinça ou pegador de gelo.


Desenvolvimento: Apresentar um copo cheio d´água dentro de uma bacia. Explicar que Deus nos criou no amor e para o amor.
Deus nos fez "cheios" de sua graça, do seu amor de sua bondade, porém quando nos afastamos do amor de Deus o pecado vai entrando em nosso coração (colocar algumas pedras no copo com água) e vai ocupando o espaço do amor de Deus, assim o nosso coração fica duro, brigão, cheio de mágoas, violento, invejoso, mentiroso... tudo isso acontece quando não sentimos o amor de Deus.
E será que depois disso, depois de ter um coração empedrado, Deus nos abandona? Será que Deus deixa de nos amar? NÃO - NUNCA!
Mas como Deus não desiste de nós, nos enviou seu Filho Jesus Cristo com o poder de perdoar nossos pecados e "limpar" o nosso coração do mal. (com o pegador ou a pinça tirar as pedras). Jesus é Deus, Ele quer e pode tirar do nosso coração tudo o que nos impede de sermos felizes. Agora que saíram os pecados (pedras que representam mentira, inveja, etc) o que ficou faltando? (mostrar o copo e esperar que respondam).
Pois é, como Deus nos criou para estarmos sempre cheios de amor, além de tirar os pecados Jesus também quer que sejamos felizes e quer nos encher com o seu amor, sua força.

Música:
Conheço um coração tão manso, humilde e sereno;
Que louva ao Pai por revelar seu nome aos pequenos;
Que tem o dom de amar;
Que sabe perdoar;
Que deu a vida para nos salvar;

Jesus manda teu Espírito;
Para transformar meu coração(2x)

As vezes no meu peito, bate um coração de pedra;
Magoado, frio, sem vida, aqui dentro ele me aperta;
Não quer saber de amar, nem sabe perdoar;
Quer tudo e não sabe partilhar;

Jesus manda teu Espírito;
Para transformar meu coração(2x)

Lava, purifica e restaura-me de novo;
Serás o nosso Deus e nós seremos o teu povo;
Derrama sobre nós, a água do amor;
O Espírito de Deus nosso Senhor;

Jesus, manda teu Espírito
Para transformar meu coração (2x)

Continuando...

Agora, se o nosso coração está em pecado, cheio de pedras, como podemos fazer? Como podemos tirar nossos pecados?
Sabemos que Jesus não veio para nos acusar ou condenar, Ele veio para nos salvar e nos "limpar". (Lembrar do sacramento da reconciliação e penitência)
Precisamos confessar nossos pecados ao padre que representa Jesus.
Cometemos pecado quando somos egoístas e queremos ser felizes sem Deus e sem os irmãos.
Podemos nos afastar de Deus e dos irmãos fazendo o mal por meio de:

- Pensamentos (quando pensamos mal das pessoas e julgamos)
- Palavras (quando proferimos palavras que não são para o bem, ofensas)
- Ações (quando fazemos o mal de propósito)
- Omissões (quando deixamos de fazer o bem ou falar bem dos outros)

Oração:
Vamos pedir perdão a Deus porque quando pecamos "jogamos fora" o Seu amor.
Agora cada um vai pensar no que fez e não agradou a Deus, mentiras, brigas, egoísmo, ofensas, preguiça, desrespeito aos pais, aos avós...
Vamos agora agradecer a Deus pelo amor que Jesus tem por cada um de nós e por ser nosso Salvador, vamos nos esforçar para que o nosso coração não seja duro, não seja invejoso, não seja brigão... o pecado é uma falta para com Deus e ao próximo, o pecado ofende muito a Deus, o pecado é uma desobediência aos mandamentos da lei de Deus.

Encerramento:
Cada catequizando deverá escrever num papel seu pecado, colocar numa caixa ou saco e depois colocar no lixo sem serem lidos.
Fonte da dinâmica ; www.catequisar com. br

3 comentários:

  1. Obrigada mais uma vez pela sua partilha....é tão bom ver catequistas animadas e cheias do espirito santo na hora de evangelizar....vou passar pra frente...abraços fraternos fique com Deus ,....

    ResponderExcluir
  2. Consegui acessar o blog!rs
    Lindo seu encontro. Gostei muito da lembrancinha do móbile de coração! Abraços
    :)

    ResponderExcluir
  3. Adorei a oração, clara e objetiva. Deus esteja sempre com vcs, neste lindo trabalho, que nos enche a alma de alegria. CMN

    ResponderExcluir

Seu comentário é sempre muito importante!
Não conseguiu comentar?? Calma, não saia ainda, escolha e opção ANÔNIMO e não esqueça de se identificar no final de sua mensagem!
Viu só, que fácil! Volte sempre!