terça-feira, 18 de outubro de 2011

Sugestão encontro sobre missões

Ao Catequista

“A Campanha Missionária deste ano nos conscientiza de que é preciso cuidar do planeta que Deus deixou a todos nós. A ligação ‘Missão na Ecologia’ vem justamente reafirmar a importância de cuidar da mãe terra para a sobrevivência da humanidade”.dom Sérgio Braschi

A Campanha Missionária é promovida em todo o mundo pelas Pontifícias Obras Missionárias (POM) e realizada todos os anos em outubro, mês das Missões. No Dia Mundial das Missões, penúltimo domingo do mês, todo católico é motivado a dar sua oferta de solidariedade para as Missões. A responsabilidade pelas Missões é de todos os batizados: “Anunciar o Evangelho não é para mim título de glória, é obrigação que me foi imposta. Ai de mim, se eu não evangelizar” (1Cor 9,16).

Na Campanha Missionária, refletimos um tema que normalmente está ligado ao tema da Campanha da Fraternidade. Assim neste ano o tema é: Missão na Ecologia. É um tema atual que toca a vida de todos, por isto é responsabilidade de todos cuidar daquilo que gera e defende esta vida. Nossa sobrevivência, depende do nosso amor pela criação de Deus. É ilusão achar que os recursos naturais são ilimitados e que podemos explorar para enriquecer e desenvolver a qualquer custo. Já experimentamos os efeitos do esgotamento de determinados bens, como a água, o ar puro, o espaço físico. Assim a vocação missionária que assumimos desde o batismo, assume este compromisso de defesa da vida em todas as formas possíveis, junto a família, comunidade, grupos eclesiais, movimentos, pastorais e toda sociedade
**********************************************************************************

Dicas de como desenvolver um encontro sobre as missões

Ambientação
Ornamentar com as cores dos cinco continentes: verde (África), amarelo (Ásia), azul (Oceania), branco (Europa) e vermelho (América); Velas, uma para cada continente (essas serão acesas no momento celebrativo)
- Pode-se fazer uma procissão de entrada com a figura ou imagem do padroeiro das missões (Santa Teresinha do menino Jesus e São Francisco Xavier)
- Globo Terrestre
- Pode-se levar imagens/reportagens de missionários de nossos tempos
- O banner das missões de 2011


Apresentar Pedro como um missionário da Bíblia. Resuma a história de Pedro (era pescador, discípulo de Jesus,   negou a Cristo, arrependeu-se, tornou-se um missionário destemido; com uma única mensagem Pedro levou 3000 pessoas a aceitarem a Jesus, fez várias viagens missionárias para falar de Cristo a outras pessoas) . Pedro tornou-se missionário, porque amava o Senhor e queria que todo mundo ouvisse sobre o amor de Deus. Conversem com as crianças sobre o versículo: "Sigam-me, e eu os farei pescadores de homens" (Mateus 4,19).
Certifique-se de que as crianças entendam que ser pescador de homens significa falar de Jesus aos outros. Isso é o que os missionários fazem e foi isso o que Pedro fez. Explique às crianças que, ao falarem de Cristo às outras pessoas, estão sendo missionárias.
Escolha a história de um missionário de nossos tempos para contar para as crianças, levando-os a entenderem que somos continuadores dessa missão.


Hora de celebrar:

Catequista: Pelo Batismo Jesus nos fez anunciadores e testemunhas do seu Evangelho. Após mais de 2000 anos a realidade do mundo é este:
- A África conta só com 15% de católicos
- A América com 65%
- A Ásia apenas com 2,9% de católicos
- A Europa com 39% de católicos
- A Oceania 27%

Diante desta realidade pedimos perdão.
Todos: Piedade,  Piedade de nós!

Catequista: Olhando também a realidade do Brasil, podemos ver uma multidão de irmãos que gritam por mais justiça, que são enganados pelas Seitas, pelos Governos; que estão ainda e separa do anúncio da Boa Notícia. O que fiz, o que faço, e, o que farei por estes meus irmãos? Por tudo isso, pedimos!
Todos: Piedade,  Piedade de nós!

Catequista: Em nossa comunidade, encontramos rostos e línguas de vários países: Feições sofridas de pais, de mães, jovens e crianças. O amor de Deus por eles é infinito e por todos eles, Jesus deu a vida. Como seguidoras de Cristo, de que modo somos sinais visíveis deste amor de Deus entre eles?
Todos: Piedade, Piedade de nós!

Nesse momento, escolha 05 catequizandos, um para cada continente. Segurar/acender a vela,( já  colocada antecipadamente na cor do tecido do continente),enquanto lê o texto daquele continente, desejando a paz...

 
Paz a você ÁFRICA!
Terra de um povo alegre. A tua cultura possa ser instrumento de evangelização.

Paz a você AMÉRICA!
Terra de entusiasmo! Que teus ideais de fraternidade construam uma Igreja Missionária.

Paz a você EUROPA!
Terra de antiga tradição cristã. Não canse de viver e defender os valores dos antepassados.

Paz a você OCEANIA!
Terra de muitas ilhas, povos e belezas. A tua Igreja, fundada por leigos, seja exemplo para o mundo.

Paz a você ÁSIA!
Terra de grandes valores espirituais. Seja apóstolo destes mesmos valores.
(fonte original dessa segunda parte)

 Gesto Concreto:
À saber:
A Campanha Missionária acontece todos os anos no mês de outubro, e seu ponto alto é o Dia Mundial das Missões, no penúltimo domingo do mês.As dioceses, paróquias e comunidades participam da Campanha intensamente no mês missionário.
O dinheiro arrecadado no Dia Mundial das Missões pela Igreja no Brasil é revertido a um Fundo Mundial de Solidariedade para projetos da Igreja universal em territórios de Missão, como a sustentação de dioceses, abertura e manutenção de seminários, financiamento de obras sociais, assistência aos missionários em todo o mundo. É realizada no Brasil em nível nacional desde 1972.

* Como gesto concreto desse encontro, pode-se entregar um envelope para cada catequizando, para que faça sua contribuição nos dias 22 e 23 de outubro, na missa em que participar.

Musimensagem: Missão é partir


6 comentários:

  1. Oi querida!
    A correira tá imensa aqui, eu li algumas coisas e fiquei pensando como estava a festa ai...

    O template do blog mudou, estávamos querendo comprar um bem original e quando pedi um orçamento a Amanda, ela que é devota de Nossa Sra do Perpétuo Socorro nos presenteou. Ficamos super felizes. Eu nem tinha visto que ela já estava instalando rs.

    Bjs cheio de saudades também!!!
    Clécia

    ResponderExcluir
  2. Oi,
    gostei muito desse encontro. Vou adaptar para nossa turminha.
    bjos
    Obrigada por partilhar!
    Fique com Deus

    ResponderExcluir
  3. OLÁ AMIGA, ESTE SEU ENCONTRO FICOU O MÁXIMO.OBRIGA PELA VISITA, É PENA QUE NÃO TEVE FESTA, VOU DEIXAR PARA QUANDO FIZERMOS 25,O LIVRO É ÓTIMO, MESMO COM 21 ANOS DE MATRIMÔNIO AINDA TENHO MUITO PARA APRENDER. BEIJUS E UM ÓTIMO E ABENÇOADO FINAL DE SEMANA.

    ResponderExcluir
  4. Oi, Imaculada. Que encontro mais caprichado. Gostei de tudo. Amei a ambientação. Me inspirei até. Porque estou meio sem ideia para ambientar. Que mimo a rede que você colou.
    Tenha uma ótima semana.
    abçs

    ResponderExcluir
  5. Olá! Amada filha de DEUS,este seu encontro ficou excelente.Sou catequista de jovens recém chegada na missão e estou a procura de sugestões fe modelos fe encontro em especial deste mês missionario .

    ResponderExcluir

Seu comentário é sempre muito importante!
Não conseguiu comentar?? Calma, não saia ainda, escolha e opção ANÔNIMO e não esqueça de se identificar no final de sua mensagem!
Viu só, que fácil! Volte sempre!