Rei ou Rainha, é o concurso que coordeno na festa da Padroeira, aqui na minha paróquia. Vou postar sobre isso, porque tem alguns catequistas que gostaria de saber como funciona esse tal concurso...
Bom! A nossa FESTAP (festa da padroeira), acontece com a participação de toda paróquia, com o envolvimento de todas as pastorais. O concurso é a maneira de nossa catequese, nossas crianças, também contribuir com a festa. Vou tentar passar como organizo e se você tem essa experiência ou algo parecido em sua paróquia, gostaria de saber como funciona, pois poderá me servir de luz.
Mesmo o concurso sendo já uma tradição, todo ano explicamos aos pais, porque quando lidamos com crianças e a coisa envolve dinheiro, os pais são os responsáveis e também porque todo ano entra novas crianças novos pais.
O concurso consiste na venda de votos, no valor de 1,00 cd. (Bloco com 10 números)
Existe duas maneiras de contribuir:
1º - Contribuindo com 10 números
2º - Sendo candidato à REI ou Rainha da Festap.
Toda a catequese é envolvida.
Envio um comunicado aos pais, onde ele escolhe a opção de como contribuir... Se ajudará vendendo 10 ou mais números ou se autoriza o filho(a) a ser candidato. Nada é feito sem essa autorização, por isso nunca tivemos problema algum. Raramente uma criança não contribue. Caso, alguém assinala a opção de não "Não quero contribuir", respeitamos numa boa.
Cada catequista é responsável de distribuir e também de recolher o valor dos votos vendidos. Os catequistas também contribue. Os que são "candidatos" faz o acerto comigo, pois tudo é documentado e secreto.
A cada 10 números vendido, o nome da criança vai para o sorteio de uma bicicleta e outros prêmios. Vendeu 20 votos, o nome vai duas vezes para o sorteio.
Os "candidatos" fazem um trabalho diferenciado, pois ganha quem vender mais votos. Conseguimos bicicletas até a 5ª colocação. E se 0 6º lugar fica bem próximo do 5º, compro uma bicicleta para ele(a) também. Então, não existe uma regra. Aliás, existe sim, a regra de que nenhum candidato fique triste. Todos são premiados. E trabalhamos muito com a criança a importância de sua participação, independente de ficar em primeiro lugar ou não. Todos são mais que vencedores. Tenho 21 candidatos esse ano.
Mostramos que o trabalho formiguinha é muito importante dentro de uma comunidade. Que cada um fazendo a sua parte, contribuindo com um pouquinho, conseguimos muito.
Eu coordeno o concurso nem sei a quantos anos. É um trabalho chato, estressante, trabalhoso, mas muito gratificante, faço com gosto, pois sei onde é colocado o dinheiro. No momento, estamos lutando para terminar nossas salas de catequese.
* Esse trabalho só dá certo, se trabalhado anteriormente com os pais, pois no caso dos candidatos, o trabalho é dos pais, eles que trabalham pra valer.
E na sua paróquia, como as crianças são envolvidas na festa do padroeiro(a)? Vamos partilhar?
* Caso alguém queira, posso passar mais detalhes do concurso...ok
*AH!! A propósito, nossa padroeira é a querida de todos: NOSSA SENHORA APARECIDA.
estamos em festa!
Olá!!
ResponderExcluirO Senhor chama a você para que possa cultivar um relacionamento mais profundo com Ele, pois nada pode substituir o nosso relacionamento com Deus.
Passa lá em nosso blog ver a cobertura que fizemos no retiro paroquial.
Abração na Paz e no Amor de Cristo,
Reinaldo