quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Concluindo o quemcoçô, Noncotô!


Não coloquei proconvô, pois se um jovem não sabe quem é, onde está, não saberá para onde ir. Aí, concluímos com aquela frase: Pra quem está perdido, qualquer caminho serve!
Eu amei esse texto, porque ele é luz, infelizmente vivemos isso na pele, jovens distantes, alheio a tudo o que se diz religião, Igreja, envolvimento, comprometimento pastoral...(Repito, não vamos generalizar...)

O Espírito Santo não brinca de "agir" ou de ficar "inventando", se ele está gritando na nossa Igreja, é para que acordemos para um novo jeito de evangelizar, é porque a coisa tá feia. Catequistas, não  fiquem angustiados, pois isso não é tarefa só nossa, mas de toda Igreja, de todas as pastorais, dos padres padres, Bispos ( principalmente)...

A iniciação Cristã, nos moldes do catecumenato, vem nos mostrar, nos dar pistas, vem nos dizer: "Olha, não basta passar doutrinas, sacramentalizar, passar normas, regras disso ou daquilo, se isso não toca o coração,  não fazem a experiência do Cristo vivo. Cristo é o que dá sentido. Porque esbarramos todos os dias com jovens e adultos desorientados? Entra aí o "Quemcoçô?

Se nossos catequizandos saem do Crisma, sem conhecer a comunidade, sem conhecer o porque dela, sem entender que ele é parte dessa comunidade, que faz parte dessa Igreja. Se na primeira dificuldade em que ele passar, corre  para outra Igreja, ou entra nas drogas ou pensa em tirar sua vida, é porque essa pergunta ronda sua mente: NONCOTÔ?

De fato, o Proconvô, é consequência: Sei quem sou, conheço e amo minha Igreja, quero ser um cristão comprometido, colocando meus dons à serviço.

Domingo passado, fui convidada pra falar da dimensão bíblico catequética para os jovens que estão no segundo ano de crisma de minha paróquia. Esse encontro tem como objetivo, mostrar como é formada nossa paróquia, dar uma noção básica do que consiste cada pastoral. Esse encontro é realizado, porque esses jovens do segundo ano, que serão crismados em pentecostes de 2012,  começará seu "ESTÁGIO PASTORAL" agora.

Isso tudo para quebrarmos essa coisa de que Crisma é igual doril: recebeu, sumiu!

Com isso, muitos desses jovens, antes mesmo de serem crismados, já saberão pra onde ir! Isso é o que esperamos!

Agora, esse trabalho do QUEMCOÇÔ, NONCOTÔ, PROCONVÔ... pode acontecer com esses jovens, nesse período... E também pensarmos num encontro com os demais jovens da paróquia, que se afastaram...Quem sabe, unir as duas realidades.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é sempre muito importante!
Não conseguiu comentar?? Calma, não saia ainda, escolha e opção ANÔNIMO e não esqueça de se identificar no final de sua mensagem!
Viu só, que fácil! Volte sempre!