sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

IC, missão de todos!

O parágrafo 94 de VERBUM DOMINI, vem mais uma vez reforçar o que já ouvimos desde sempre, que TODOS OS BATIZADOS SÃO RESPONSÁVEIS pelo ANÚNCIO, ou seja, uma vez que todo Povo de Deus é um povo "enviado", o Sínodo reafirmou que "a missão de anunciar a Palavra e Deus é dever de todos os discípulos de Jesus Cristo, em consequência do seu batismo". Nenhuma pessoa que crê em Cristo pode sentir-se alheia a esta responsabilidade que deriva do fato de ela pertencer sacramentalmente ao Corpo de Cristo. Esta consciência deve ser despertada em cada família, paróquia, comunidade, associação e movimento eclesial. Portanto toda a Igreja, enquanto mistério de comunhão, é missionária e cada um, no seu próprio estado de vida, é chamado a dar uma contribuição incisiva para o anúncio cristão.

Depois que li esse parágrafo, que não é nenhuma novidade para nós, escrevi algumas linhas, mas acabei deletando, porque achei que fui áspera demais. Acho que seria mais um desabafo. Então, preferi deixar  que cada um leia, e tire  suas conclusões e pense um pouquinho sobre a INICIAÇÃO CRISTÃ, que tanto se fala. Iniciação à vida Cristã! Eu cheguei a uma conclusão: estamos engatinhando, numa fase de conscientização, de estudos, formações. Agora, entendermos que IC é para todos, para toda Igreja, isso vai me desculpar, mas estamos muito longe. Precisamos calçar nossas sandálias e confortáveis, porque a caminhada é longa. Massssssssssss, como diria nosso amigo Dunga, o caminho se faz caminhando, e quem sair do caminho não contemplará as belezas que vamos encontrando, enquanto caminhamos...

Estou inquieta e com um monte de perguntas? Aliás, perguntas é o que não faltam, queremos respostas. Como fazer com que os batizados sejam evangelizados, se os que estão engajados, se dizem comprometidos em alguma pastoral não assumem a evangelização e ainda acha que isso é papel somente da catequese? 

Não passamos de uma rede furada, ou uma corrente arrebentada, enquanto não entendermos que a Igreja é formada por muitos elos, fios,  que são todas as pastorais se unindo com um único objetivo: "FAZER CRISTO CONHECIDO E AMADO"


* IC = Iniciação Cristã


Um comentário:

Seu comentário é sempre muito importante!
Não conseguiu comentar?? Calma, não saia ainda, escolha e opção ANÔNIMO e não esqueça de se identificar no final de sua mensagem!
Viu só, que fácil! Volte sempre!