segunda-feira, 20 de maio de 2013

Resposta... Carta entre catequistas!




Querida Edite! A paz esteja contigo também!!

Desculpe colocar em publico uma conversa nossa, mas, vejo que isso abrirá os olhos de  muitos catequistas, iniciantes ou não. Entendo sua preocupação, seu questionamento de estar passando "receitas prontas". 

Depois de ouvir que meu blog é um receituário de encontros prontos e pior, que faço isso para aparecer, confesso que já me fiz tais questionamentos. Consigo discernir uma crítica construtiva de uma destrutiva e apesar de na época, ter ficado chateada, ter derramado algumas lágrimas, não desisti, pois tenho plena convicção do objetivo do meu blog, por isso, prossigo na tentativa de AJUDAR, animar outros catequistas. E faço isso, como também aconteceu com você, pois também encontrei muitas dificuldades quando iniciei como catequista, mesmo porque, naquela época não havia tantas portas/ferramentas como hoje. 

Portanto, quando desenvolvo um encontro e vejo que foi proveitoso, edificante, tento passar isso adiante. Quem me conhece téte-a-téte, sabe que tenho e sempre tive, independente de blog, uma sede muito grande em partilhar. Sabemos que o catequista vai se formando, na medida em que vai atuando, isso ano após ano. Vale lembrar que o catequista que simplesmente copia e cola, nunca vai crescer. E não quero acreditar que um catequista consiga "enrolar" um encontro com uma única atividade tirada da internet.  O que fazemos através do blog, eu, você e outros catequistas blogueiros é dar dicas, sugestões para enriquecer os encontros. Fico triste sim, quando percebo catequistas que querem tudo pronto, sem nenhum esforço, quer dizer, não rezou, não estudou, encontrando a melhor forma de desenvolver um encontro encarnado na realidade de sua turma, mas que, deixam pra última hora e fazem da internet/blogs um pronto socorro, em busca de algo que salve a sua pele, o seu encontro.  

Então, minha querida Edite, em casos assim(e quero acreditar que são esporádicos), tenho que concordar com você: “Estaria eu ajudando ou impedindo que os/as catequistas interessados, se movessem em busca daquilo que mais se adeque à sua realidade?"

Vejo da seguinte forma: O catequista interessado, maduro, vocacionado, primeiro estuda, se prepara, para depois ir em busca de algo que possa acrescentar a seus encontros. Mesmo aproveitando algumas sugestões, atividades, nunca consegue desenvolver o encontro igual, porque o Espírito Santo é criativo, inovador e adapta-se à realidade de cada turma. O que temos são encontros melhorados, pois cada dá um toque especial.

Os tempos não são melhores, nem piores, são outros(amo essa frase), por isso temos sim, que usar das ferramentas que temos em mãos para ajudar outros catequistas. Fica uma pergunta: As sugestões de encontros, atividades, até mesmo os 'manuais', tem servido de muletas, ou vem agregar àquilo que preparei com carinho e responsabilidade? Cada catequista que avalie-se e se preciso, converta-se. 

Amo, quando 'acho' que estou com meu encontro montado e encontro uma sugestão, dinâmica ou uma historinha que case com aquilo que tenho em mente. Copio sem culpa e durmo o sono dos anjos, com a consciência tranquila. 

Terminando Edite, te digo, essa sua preocupação, mostra a catequista zelosa que você é. Continue fazendo aquilo que seu coração te diz pra fazer. Continue com os 'ENCONTRO CATEQUÉTICO PARA A SEMANA". Peçamos que esse mesmo Espírito que nos conduz, nos dê discernimento do certo ou errado, daquilo que convêm ou não! Sejamos dóceis! Evangelizar é preciso!

Abraço virtual apertado!
Imaculada Cintra

11 comentários:

  1. Olá, Imaculada! Não vejo seu blog como receituário de encontros, de maneira alguma. Quem assim pensa, não imagina o quanto espaços como esse são úteis para quem não encontra estrutura em sua paróquia para oferecer às crianças a Iniciação à Vida Cristã que elas merecem. Vou falar como catequista bem iniciante, ainda na "pré-escola", no meu 3º ano trabalhando na catequese. O que mais me encanta nesse seu cantinho e me faz vir aqui todos os dias é justamente essas cutucadas e puxões de orelha que você nos dá para aprofundar nossa fé e nossa formação. Foi aqui onde vi falar pela primeira vez do DNC, DGC, documento de Aparecida e tantos outros documentos e iniciativas onde devemos nos basear, porque na nossa paróquia infelizmente o catequista ainda é autodidata, e se quiser nem precisa ser. Eu poderia continuar seguindo os livrinhos que o pároco nos recomendou usar e pronto, seguindo a receitinha de bolo, mas fui atrás de outras experiências que encontro aqui e em outros sites como o da querida Edite (que, confesso, ainda não conhecia). Ou seja, eu vim atrás de aprofundamento e não de receitas prontas. Já li seu blog quase todo, e aqui busco tanto ideias para encontros como formação, e acredito que muitos dos seus leitores assim o utilizam. Acredito mesmo que quem aqui vem, vem em busca de inovação e renovação; como você mesma disse, é impossível preparar encontros no método apenas do copia-e-cola, a realidade de cada lugar impede que isso seja feito. Já pensei em criar um espaço para partilhar também, mas sinto que ainda não é o momento, minha bagagem ainda é bem pequenininha, então me limito a participar somente dos comentários.
    Beijos,
    Xanda

    ResponderExcluir
  2. PUxa vida, isso mesmo o meu não é poxa vida, é puxa mesmo...srrssrsr Um dia me corrigiram, não é puxa, é poxa...ssrsrsr uai, o meu é puxa!!

    Menina, como é bom te ler, palavras sábias, bem colocadas... Isso acalenta meu coração...Fico feliz se posso ajudar e por isso continuo, a trancos e barrancos... Beijo grande! Ei, amadureça a ideia de criar um cantinho pra vc...te dou todo apoio... e enquanto não cria, se quiser pode enviar o que quiser que publico aqui no blog... amo colocar experiências de outros lugares...

    ResponderExcluir
  3. não liga não com esses comentários, quem pensa assim com certeza não sabe partilhar! Eu sempre pego muitas idéias para meus encontros aqui no seu blog e vários outros. Pego um pouco aqui, um pouco ali, dou um toque meu e o Espirito Santo faz o resto, aliás Ele faz tudo né, até as coisas que eu pego na internet sei que são obras do Espírito Santo, e se dão para melhorar e enriquecer os encontros não vejo mal nenhum. Amo partilhar meus encontros, hoje por exemplo fiz uma ambientação bem legal e deixei prontinho para outra catequista. Ajudar e partilhar é muito bom!
    Carina Zanin

    ResponderExcluir
  4. Gente até copiar e colar e dificil, não e fácil não. Sabe porque , porque quem primeiro plantou a semente do amor de Deus no seu coração, sabe que está semente está florecendo e com isto ela cutuca, cutuca o coração e ele se abre ao copiar e colar e acaba acrescentando, tanto pitacos, comentando, lendo mais por que não entendeu e por ai vai. Viu copiar e colar e dificil não e fácil. Pois eu na minha ingenuidade acredito que são casos rarissimos que copia , cola , imprime e entrega sem nenhum aprofundamento. Fico com muita dor no coração de saber que ainda existe casos como este neste nosso mundão.Silvânia Moura

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. rsrsrs...Silvânia, também acredito que não tenha alguém que vá para o encontro só com uma atividade que tirou da internet... ao menos não quero acreditar que tenha... é isso, minha intenção é cutucar, botar fogo, ver sapinho saltar...Porém, no intuito de estimular a criatividade e não de minguar... Amo vc...obrigada por interagir...

      Excluir
  5. Oi Imaculada tudo bem com vc, li a sua postagem e na minha opinião não vejo o seu blog dessa forma,amo quando você coloca as suas experiências no blog, isso aumenta mais ainda a minha vontade de continuar e nunca desanimar, atualmente tinha feito um blog para mim e desisti da idéia e depois que exclui a minha conta vi o quanto fui fraca e desisti na primeira vez. Quando vc postou o seu encontro sobre o Lava pés, me emocionei, achei lindo...
    Suas atividades sempre completam os meus encontros,concordo com você quando alguém pega cola e copia e leva só isso.
    Estou aprendendo muita coisas com você,está sendo a minha catequista virtual, e a respeito do meu blog quando eu me sentir preparada para ter um blog voltarei. Obrigado sempre pelas suas palavras e postagens...
    Um grande abraço e um beijão.
    A PAZ DE CRISTO.

    ResponderExcluir
  6. Oi Imaculada tudo bem, na minha opinião não vejo o seu blog dessa forma, para mim ele é sempre uma ajuda para completar os meus encontros,seja uma música, uma história(sapinho)rsrsr...e dinamicas. Mas o encontro que mais me emocionou foi o do Lava Pés.
    Atualmente eu tinha um blog, mas eu exclui, sei que não deveria ter desanimado,fui fraca pelo fato de tentar fazer o que não sabia e nunca conseguir.
    Você para mim nesse mundo virtual é minha catequista, estou no 2º ano dando catequese e aprendo muita coisa com você,que Deus te ilumine, te abençoe sempre.
    SÓ TENHO AQUI TE DIZER PARABÉNS MULHER GUERREIRA E VIRTUOSA.
    QUE O ESPIRITO SANTO TE ILUMINE SEMPRE.
    BEIJOS NO SEU CORAÇÃO.
    A PAZ DE CRISTO.
    WÂNIA

    ResponderExcluir
  7. Oi Wania, obrigada por suas palavras, pode ter a certeza que elas me motivarão a continuar... Olha, o 'Sou catequista de IVC", é meu segundo blog, pois o primeiro com o nome "Sou catequista sim, graças a Deus", eu exclui, por conta de comentários mesquinhos e por falta de maturidade minha... Me arrependi e depois de ser cobrada por muitos catequistas, percebi que não estava em mim decidir ter ou não um blog... então, voltei e estou até hoje... Então, sempre que leio testemunhos como o seu, me alegro muito...Que O Espírito Santo nos ilumine sempre, nos fazendo fortes como a rocha que recebe as pancadas das ondas e permanecem firmes... beijo grande!!

    ResponderExcluir
  8. Imaculada , obrigada pelo estímulo e pelas palavras sábias que vieram esclarecer o suposto equívoco. Sou da mesma opinião que outros catequistas deixaram aqui. Assim como me apoio em atividades, ideias e experiências que venham completar ou acrescentar algo mais a meus encontros, também acho por bem partilhar experiências minhas que deram certo. Espero que elas tb venham a completar as atividades de outros/as.
    Quanta coisa tenho aprendido aqui com vc ! Qto tenho aprendido tb pesquisando outros sites/ blogs.
    Agora mesmo, li toda sua postagem sobre pentecostes. Encontros riquíssimos em que as ideias podem ser aproveitadas, Não copiadas, mas podem sim enriquecer nossos encontros. Aq em nossa paróquia não pudemos "trabalhar" pentecostes, o que eu acho uma grande perda . Estamos em ensaio de coroação de |Nossa Senhora, e durante as semanas de ensaios não teremos encontros. Mas , Espírito Santo , clamamos sempre nos encontros semanais. E eu pretendo aproveitar alguma sugestão daqui p/ enriquecer a atividade q tb faço com velas. Viu só? É partilhando que nos tornamos cada vez mais fortes e unidos em Cristo. Cada qual com sua vivência.
    Bjs e um grande abraço.


    ResponderExcluir
  9. Amei esse trecho escrito por você Imaculada: "Amo, quando 'acho' que estou com meu encontro montado e encontro uma sugestão, dinâmica ou uma historinha que case com aquilo que tenho em mente. Copio sem culpa e durmo o sono dos anjos, com a consciência tranquila."

    E completo: O que seria da internet sem o seu lado bom? E nossos blogs, acredito eu , faz parte desse lado bom da internet, partilhando o melhor que oferecemos por amor.

    ResponderExcluir
  10. Oi!
    Quanto tempo que não comento suas postagens, no entanto, isso não quer dizer que deixei de visitar este blog que faz parte do meu dia a dia. E aproveitando este tema quero dizer que fico muito agradecido por ter pessoas dispostas a partilhar, a ajudar e passar aquilo que sabe para os outros. Quero também dizer que vou aproveitar uma ideia sua que encontrei neste link: http://imaculadacintra.blogspot.com.br/2011/10/sugestao-encontro-afastar-se-de-deus.html
    Fique com Deus, e que ele permita que você possa estar sempre tendo boas ideias para partilhar com todos os catequistas deste Brasil.
    Fique com Deus!!

    ResponderExcluir

Seu comentário é sempre muito importante!
Não conseguiu comentar?? Calma, não saia ainda, escolha e opção ANÔNIMO e não esqueça de se identificar no final de sua mensagem!
Viu só, que fácil! Volte sempre!