Qual o tempo de duração ideal para um encontro de catequese?
E o número de catequizandos por turma?
Um pedido que virou um texto, pois imagino que isso seja a angustia de milhares de catequistas espalhados por esse mundão... E minha angustia, é que não posso ajudar muito, quem sabe sugerir algumas ações, mas no fundo a realidade é uma só: falta batizados comprometidos com o projeto do Reino, muitos até bebem da fonte, mas estão sempre vazios, porque não sabem partilhar, não sabem SERVIR...
Vamos lá! Vamos conversar um pouquinho sobre essas duas questões e quem sabe com as partilhas, encontrar algumas pistas...
Quanto ao tempo, não existe uma norma, isso muda de lugar pra lugar. Mas, analizemos, entre acolhida, espera dos atrasildos, ambientação, estima-se uma perda de 20 minutos ou mais... (Não seria bem uma perda de tempo, porque eles vão se conhecendo, conversando e isso faz parte do processo)... Agora, para o desenvolvimento do encontro, quanto tempo sobrou? Numa catequese com horário pré determinado de uma hora, sobraria uns quarenta minutos? O que fazemos em quarenta minutos?
Quanto ao tempo, não existe uma norma, isso muda de lugar pra lugar. Mas, analizemos, entre acolhida, espera dos atrasildos, ambientação, estima-se uma perda de 20 minutos ou mais... (Não seria bem uma perda de tempo, porque eles vão se conhecendo, conversando e isso faz parte do processo)... Agora, para o desenvolvimento do encontro, quanto tempo sobrou? Numa catequese com horário pré determinado de uma hora, sobraria uns quarenta minutos? O que fazemos em quarenta minutos?
Ai você pode dizer: "Mas, temos que ser pontuais, pontualidade é questão de educação!" Concordo, masssss... Nem sempre ou quase nunca conseguimos iniciar britanicamente um encontro no horário certo. Se alguém consegue, me diga como, que juro tentarei também!
No meu caso, sempre chego mais cedo para ajeitar o ambiente, tem dias que preciso ir meia hora antes, dependendo do que vou aprontar!! Tem encontros que gosto de causar impacto, de surpreendê-los. Gosto que o ambiente faça a introdução do tema que será abordado.
Tem encontros, que gosto que eles me ajudem e com isso, vou descobrindo os que tem o dom de servir. Sempre tem aquele que chega mais cedo e diz: "Imaculada, o que fazer pra te ajudar?"
- Faça um circulo com as cadeiras. Você, ajeite uma estante da Palavra bem bonita pra nós, os tecidos estão aqui, use o verde, pois estamos no tempo comum... E com isso você já está catequizando. Não esqueça a vela.
Então, eu acho, aliás catequista não tem que achar nada... Pra mim, uma hora de encontro com perdas com isso e aquilo é pouco para desenvolver bem um encontro, com espaço para oração, meditação da Palavra, desenvolvimento do tema, partilhas, trabalho em grupo, dinâmicas... Impossível.
Aqui, nossos encontros são de uma hora e meia e olha que você tem que rebolar pra dar conta. Quase sempre saio com a sensação de que o tempo foi curto.
Não existe normas, nem regras que não possam ser alteradas. Se o catequista percebe que não está sendo positivo trabalhar em uma hora, levante a questão com o grupo de catequistas, escute a todos e cheguem a um denominador comum.
A propósito, na sua paróquia quanto tempo de duração tem os encontros? você acha suficiente?
A outra questão é com relação a quantidade de catequizandos por turmas...
O ideal, veja bem, o ideal , a orientação seria de 10 a 12 catequizandos no máximo, pra você conseguir uma proximidade maior, conhecer bem cada um deles, ter uma interação satisfatória. Só que isso é um sonho, pela falta catequistas, espaço físico, etc e tal. E o que é comum é ver catequistas com turmas de 17, 18, 20, 25, 30 catequizandos. Eu digo, com propriedade, é impossível trabalhar bem um encontro com esse número, por mais que sejam disciplinados, não há espaço para que todos participem. Se faz um circulo, ele fica gigante que você nem escuta o que o outro fala. Se você abre para partilha, até ouvir 20, 30, já esgotou o tempo... Impossível!
Trabalhamos em dupla e isso é o ideal, partindo do princípio "ide de dois a dois', nesse caso, vejo que seria prudente dividir a turma entre os dois catequistas e cada um se incumbiria de procurar, nem que seja com uma lupa, um catequista auxiliar.
Mas, e quando não existe a dupla? Aí, é hora de dar o grito, quem sabe colocar o pároco nessa história: "Olha sr Padre, não temos catequistas, e do jeito que está não dá mais, que tal o senhor fazer um apelo, pedindo catequistas..." Isso, costuma dar certo, mas as vezes vamos arrastando uma situação, sofrendo calado, esgotando todas nossas forças, até chegar a conclusão de que o problema está em nós : "Não to dando conta da minha turma, acho que não sou um bom catequista!"
Mas, será? Nem um catequista "super herói" daria conta...
Aqui, todas nossas salas de catequese estão com número excedente e isso prejudica o desenvolvimento da catequese, mas vamos como todo bom brasileiro, "empurrando com a barriga". Porque esbarramos em algumas coisinhas: Temos que acolher os que chegam, agora adianta acolher e não ter condições de fazer um bom trabalho? Não temos espaço físico e muito menos catequistas preparados para trabalhar com turmas menores...
Eu estou com cinco catequizandos a mais do que o esperado. Aí ouvimos: Ah! mas, um a mais, um a menos não faz diferença. Discordo, se tem uma coisa que faz diferença é um, dois, três, quatro, cinco crianças a mais num mesmo ambiente.
Assim, vamos levando a vida e a vida nos levando...
Eu estou com cinco catequizandos a mais do que o esperado. Aí ouvimos: Ah! mas, um a mais, um a menos não faz diferença. Discordo, se tem uma coisa que faz diferença é um, dois, três, quatro, cinco crianças a mais num mesmo ambiente.
Assim, vamos levando a vida e a vida nos levando...
O resultado?
Catequista esgotados, moídos, feito cana saída do engenho!!!
Senhor! envia operários para vossa messe!
Senhor! envia operários para vossa messe!
É verdade meu bem,a cada ano que passa aumenta-se os catequisandos e o número de batizados comprometidos,não aumentam na mesma proporçao....
ResponderExcluirE agradeçamos a DEUS,pelos "esgotados e moídos "que faz com que nossa catequese permaneça de pé.Pois é assim que as vezes nos sentimos mesmo,principalmente qdo pensamos que td está caminhando....e chega um catequista e diz que precisa deixar a catequese por esse ou aquele motivo...aí é hora de se desdobrar,faz parte não é?Rezemos sim para que o SENHOR NOS ENVIE OPERÁRIOS......
bjs
ÃNGELA RITA
Ih Imaculada o problema não é só por ai!Na nossa paróquia temos uma dificuldade muito grande tb. Como o nosso centro catequético ainda não está pronto, nossos encontros acontecem em uma escola ao lado da Igreja. Porém muitas crianças estudam lá e é ruim pq fica ainda a impressão de que elas estão "estudando", indo à escola no sábado. A maioria das turmas tem cerca de 18 a 25 catequizandos.
ResponderExcluirQuase todas as turmas possuem 2 catequistas, mas há algumas com somente 1, quando esse falta, temos que unir as turmas, então imagina ficam mais de 30 meninos numa sala! É triste...
Quanto ao tempo de encontro. Nossa paróquia trabalha com encontros de 2h, mas como vc disse, até acolher todo mundo, esperar os atrasados, temos uma margem de 1h e 30 minutos.
Pedimos aos catequistas para que cheguem pelo menos com 40 minutos de antecedência para a preparação do ambiente e também pq nossa coordenadora geral, faz uma pequena reunião conosco antes de começarmos para dar os avisos.
Que Deus nos envie mais operários para a Messe!
Beijos,
Layse
IMACULADA, BELÍSSIMA AJUDA A SUA. NO ULTIMO SÁBADO, LOGO APOS O ENCONTRO FIZ UM CONVITE. EU ESTAVA OBSERVANDO A MUITO TEMPO, MAIS DEPOIS EU AGIR. EU VIA QUE UMA MÃE DE UM CATEQUIZANDO MEU IA LEVAR O FILHO E FICAVA LÁ FORA ESPERANDO O ENCONTRO ACABAR, DAÍ EU FIZ O CONVITE, FALEI ASSIM: MÃE, A SENHORA VEM TRAZ SEU FILHO E FICA AÍ ESPERANDO, ALGUEM JÁ CONVIDOU A SENHORA PARA NOS AJUDAR? ELA RESPONDEU QUE NÃO E QUE FICAVA POR ALI SEMPRE PRONTA A AJUDAR, MAS NÃO GOSTARIA DE PEGAR UMA TURMA SÓ PRA ELA. ENTÃO EU DISSE: O CONVITE TÁ FEITO, QUER ME AJUDAR? ELA ACEITOU E AMANHÃ TERÇA FEIRA TEREMOS A REUNIÃO MENSAL E EU IREI APRESENTA-LA AOS OUTROS COLEGAS. E LEVAREI ESSAS DIFICULDADES TAMBÉM PARA QUE POSSAMOS CHEGAR EM UM ACORDO. E LEVAREI ESSES 30 CATEQUISANDOS ATÉ QUANDO EU TIVER FORÇAS E POSSO AFIRMAR QUE GRAÇAS A DEUS EU TENHO. PEÇO QUE REZE POR MIM, PARA QUE DOS 30 EU PELO MENOS CONSIGA ATINGIR O CORAÇÃOZINHO DA METADE. RECEBER UMA AJUDANTE JÁ É UM COMEÇO NÃO É? LEVAREI SEU TEXTO PARA A REUNIÃO COMIGO TAMBÉM. ABRAÇO E BOA SEMANA
ResponderExcluirIMACULADA É EU DE NOVO. ESQUECI DE DIZER QUE ESTOU SUPER FELIZ COM A PARTICIPAÇÃO DE SUA AFILHADA EM MINHA PROMOÇÃO.
ResponderExcluirOI IMACULADA, AQUI NA MINHA PARÓQUIA NOSSOS ENCONTROS TEM A DURAÇÃO DE UMA HORA E MEIA,MAS SABE QUE AINDA ACHO POUCO.E AINDA TEM AQUELES QUE CHEGAM AS VEZES ATÉ 20 MIN. DEPOIS QUE JÁ COMEÇAMOS E ASSIM FICA UM POUCO DIFÍCIL TRABALHAR,AGORA QUANTO AO Nº DE CATEQUIZANDOS TENHO 25,MAS NA MISSA SÓ APARECE A METADE DELES,É UMA PENA POIS OS PAIS NÃO COLABORAM NUNCA CONOSCO.BEIJUS
ResponderExcluirQue Deus nos faça sempre firmes na fé. E que nossos irmãos também percebam que a "fé sem obras é morta". Problemas todos temos em nossa caminhada, mas saibamos que temos um DEUS que nos ama e nos dá força pra solucionar tais problemas. Ah! E uma Mãe que sempre cuida de nós, lembremo-nos que Maria foi a maior catequista e nos deixou seu exemplo e acima de tudo... Seu Amor, e se Deus nos chamou é porque Ele tem um propósito na vida de cada um. Vamos em frente e que JESUS ENVIE MAIS OPERÁRIOS PARA SUA MESSE.
ResponderExcluirImaculada querida......só mudamos o endereço, mas a catequese é a mesma, horários corridos, poucos catequista, família sem interesse, muitas crianças......saúde e paz!!!!!
ResponderExcluirOi Imaculada, aqui o encontro é de apenas 1 hora... não dá pra nada... os encontros são realizados no colégio da paróquia...então temos o mesmoproblema q a Layse... e alem disso é durante a semana... agora estamos nos preparando para um Forum de Formação Catequética e se Deus quiser mudaremos essa realidade para o próximo ano.
ResponderExcluirSabe q me deu uma idéia... vou criar uma enquete para vcs responderem e eu mostrar ao padre.. valeu!!
Paz de Cristo!
Olá Imaculada. Gostei do desabafo. Mas pelo q vc relatou acho que mesmo com todas essas dificuldades vc desenvolve um bom trabalho. A sua dedicação é admirável. Tudo q vc relatou está incluido na evangelização, assim penso eu. E, olha lá, não se esqueça das palavras de Madre Tersa, q vc mesma postou. Abcs.
ResponderExcluirOlá, Imaculada, acabei de conhecer seu blog. Fazendo uma pesquisa pela revista Ecoando no google, caí aqui, olha só que grata surpresa! E ainda encontro esse post com o qual me identifiquei demais. Temos 20 crianças inscritas, mas dificilmente todas estão presentes, a média é de 15 a cada encontro. A duração é de 1 hora e meia, e também sempre saio com essa impressão de que foi tudo muito corrido. Esse é meu primeiro ano como catequista e ainda me sinto bem insegura se estou fazendo um bom trabalho, se a semente realmente vai dar frutos, mas graças a Deus tenho trabalhado junto com uma ótima coordenadora de quem tenho tido muito apoio e orientação. Parabéns pelo blog e que Deus abençoe a todos que com ele colaboram.
ResponderExcluir