quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Eu tive culpa!


 Amei esse texto!
 Espero que fale ao seu coração, como falou ao meu!
Beijo grande!
Imaculada

Não nos deixeis cair em tentação!

Da tentação ninguém escapa. Até Jesus foi tentado. Mas ser tentado é uma coisa e cair na tentação é outra. Alguns fiéis costumam confundir as coisas quando chegam ao confessionário e dizem ao padre que foram tentados. Um velho sacerdote, muito sábio e experiente em aconselhar, costumava responder a quem lhe dizia que fora tentado: "Se só teve vontade, não pecou. Mas se depois alimentou sua vontade e ficou lá jogando lenha na fogueira, então teve culpa". Era seu jeito de ensinar a diferença entre sentir vontade e fazer.

A diabetes não piora com a vontade de encher o corpo de doces. Querer chocolate não faz para a diabetes. Comê-lo, sim. Sentir desejos e impulsos, ficar com raiva em certas horas,  querer revidar é uma coisa e fazer aquilo que se tem vontade é outra. Não confundamos o que sentimos com o que fazemos. Nem a tentação com as vias de fato.

Jesus nos lembra disso quando sugere que oremos para não cair em tentação, porque a carne tem vontade e é fraca, mesmo quando o Espírito está cheio de boa vontade. Às vezes queremos, mas não conseguimos porque há em nós uma predisposição para o erro.

É disso que São Paulo fala em sua Carta aos romanos 7,15-25. Quando escreveu seu famoso texto, ele estava querendo dizer mais ou menos isto: "Há. em mim uma dualidade. Quero acertar, mas reconheço que às vezes quero errar; não quero cair, mas me descubro namorando o risco. Isso de querer e não querer me machuca e me humilha. Só mesmo Jesus para me livrar dessa dualidade. Ele ensina a querer e a abraçar o certo".

A palavra tentação será melhor compreendida se prestarmos atenção aos textos bíblicos que a ela se referem. Toda vez que a Bíblia fala de pecado e tentação, ela fala de começo e continuidade. A tentação nos pega muito mais forte porque somos pecadores. E, quando deixamos que ela continue, acabamos caindo. O jeito é cortar no começo, fugir ou pedir ajuda para não acabar fazendo o que não queremos.

Alguns pecadores dizem: "Eu tentei parar, mas não consegui. Uma coisas mais forte do que eu me levou a fazer o que fiz". Eles estão querendo dizer que se tentaram para o bem, mas alguma coisa mais forte os tentou para o mal. Tentar é, pois, propor. Quem propõe o bem está tentando para o mal. Às vezes nós mesmos nos tentamos; ás vezes, os outros nos tentam. Às vezes, tentamos os outros, às vezes, os outros nos tentam. Às vezes, tentamos os outros, às vezes nos deixamos tentar e até gostamos. É preciso ter a honestidade de admitir que a culpa não está só do lado de lá.

É disso que a Bíblia fala quando afirma: "Sim, eu confesso a minha culpa, e me assusto com o meu pecado" (Sl 38,19). É disso que Paulo fala quando diz que há dentro dele uma contradição e uma tendência ao pecado (cf Rm 7,15). E é disso que a Igreja fala quando, num dos atos penitenciais, leva os fiéis a repetir o salmo que diz: "Contra ti pequei, por minha culpa, minha culpa, minha máxima culpa". É a Igreja ensinando o fiel a não dar uma de Adão e Eva que se culparam mutuamente, nenhum dos dois querendo reconhecer o próprio pecado.

Somos todos como Adão e Eva. Erramos e até gostamos, mas depois culpamos os outros por nosso pecado. Foi ela, foi ele, foi o demônio, não fui eu. Eu jamais faria isso, eu estava possesso. Assim é fácil. O verdadeiro catolicismo não engole essa. O católico, se foi bem evangelizado, aprende a dizer: "Sim, alguém de fora me tentou, mas eu tive culpa, eu concordei. Eu errei. Confesso que pequei. Eu tive culpa!".

Por isso, ao aconselhar no Pai-nosso que oremos para não cair em tentação, Jesus está falando como quem conhece o ser humano. Há coisas que nossa cabeça não consegue sozinha. Precisamos de ajuda do céu, porque a alma até que deseja o bem, mas nossas tendências nos pregam peças. O espírito está pronto, mas a carne é fraca.

O ser humano foi, é e será sempre um ser tantável e tentado para o caminho do mal. Mas não deve nunca deixar de tentar o caminho do bem. Que o tentador, que sempre nos sugere o pior, nos descubra tentando o melhor. O diabo não nos deve encontrar ociosos, diz o ditado popular. Quem não quiser sair chamuscado, que não brinque perto da fogueira. Fogo queima. Brincar com fogo machuca. Melhor é ficar longe.

Pecado é como cavalo xucro. Tentação é ficar perto e achar que podemos domá-lo. Quem não sabe montar ou domar não brinque de domador, porque pode acabar como se fosse escoiceado por um cavalo xucro. Muita gente namora o copo, o sexo, a emoção forte, a adrenalina, o jogo e o dinheiro. Depois culpa a vida e o azar pela sua escolha. Algumas pessoas não estavam procurando o problema quando ele apareceu, mas há as que o procuram. Nós não temos culpa de algumas tentações. Mas, na maior parte das vezes, temos. Quem procura acha!

Deus, nosso pai do céu, realiza a parte dele ao nos oferecer o bom caminho, no entanto nós temos de realizar a nossa. Não faz sentido tentar a Deus. Não é nada inteligente ficar à beira do precipício pedindo a alguém que nos ajude a não cair. É só não ir até ele que o perigo diminui.

** Esse material foi escrito por JOSÉ FERNANDES DE OLIVEIRA, "Padre Zezinho",  para a revista família Cristã, edição nº 766 - outubro de 1999.

5 comentários:

  1. Olá,Imaculada!
    Que Deus fortaleça nosso espírito para que nunca nos desviemos de Seu caminho de amor!
    Abraços fraternos,
    Angela

    ResponderExcluir
  2. Oie. Como sempre, linda postagem.
    E como devemos orar, a todo momento, pois assim também disse o Senhor "Orai a todo momento, para o que tiver de cair não caia em vós", temos que nos lançar no fogo do Espírito e rezar pedindo a Deus forças e discernimento.

    ResponderExcluir
  3. bom dia amada...
    "eu reconheço minha culpa, minha tão grande culpa e peço à Virgem Maria que rogue por mim a Deus nosso Senhor..." vim rezando isso no ônibus hoje, acredita?
    é ruim qdo a gente peca consciente, mas o pior é não se arrepender e continuar no erro.
    amei o texto.
    um grande beijo e um dia feliz!

    ResponderExcluir
  4. Obrigada por partilhar um texto tão rico. Aprendi. Entendi. E como diz o diácono Celso, enquanto estiver só no pensamento, menos mal...rsrs Ótima quarta pra você, Imaculada. Abraços

    ResponderExcluir

Seu comentário é sempre muito importante!
Não conseguiu comentar?? Calma, não saia ainda, escolha e opção ANÔNIMO e não esqueça de se identificar no final de sua mensagem!
Viu só, que fácil! Volte sempre!