segunda-feira, 9 de maio de 2011

RETIRO DA CATEQUESE DE INICIAÇÃO Á VIDA CRISTÃ II

E a catequese está em movimento, em movimento constante, percebo que todas as etapas estão dando o seu melhor, na tentaiva de fazer desse tempo da catequese um PROCESSO, um processo de amadurecimento na fé. A catequese de Iniciação Cristã II (crisma), inciaram nesse ano o Estágio Pastoral, onde os catequizandos participaram na pastoral escolhida por alguns encontros.  Depois de crismados, são convidados a  participar da comunidade ativamente, colocando seus dons à serviço.  Coloco abaixo a experiência do retiro  para essa etapa, catequizandos que crismam agora em Pentecostes. Mesmo que muitas vezes não encontramos na família o apoio que gostaríamos, é importante que façamos um bom trabalho com esses catequizandos confiados a nós, primeiramente por Deus. Isso, eu tenho sido testemunha que os catequistas tem feito. Parabéns à Renata e á todos os catequistas que sonharam, planejaram e fizeram esse retiro acontecer... Deus continue dando força e iluminando cada um de vocês nessa etapa tão importante com nossos jovens... 
Imaculada

 Nos dias 30 de abril e 01 de maio, tivemos o retiro dos crismandos do 2º Ano de Crisma; dividimos em duas turmas, com 75 jovens no sábado e 70 jovens no domingo. Tivemos a mesma programação nos dois dias.

Saímos ás 8hrs da manhã da Capelinha com destino á chácara do Score em dois ônibus. Chegamos à chácara por volta 08h45min horas com delicioso café da manhã.

Ás 09h15min horas inicia o retiro com oficio divino da juventude, celebrado por Douglas articulador da juventude de nossa paróquia. Foi feito o retiro do 2º Domingo da Páscoa, a leitura refletida foi Atos 2,42-47.

- Na recordação da vida, recordamos a caminhada de nossa catequese de agosto de 2009 até abril de 2011, as visitas nas casas, a 1ª. reunião com os pais, os encontros; as celebrações da entrada na catequese, da entrega do Símbolo e do Pai-nosso, o envio para o estágio pastoral e dos eleitos (1º. Domingo da Quaresma em 2011); lembramos das formações dos catequistas e com os pais, e o estágio pastoral que está acontecendo.

- Refletimos da leitura: sobre ser comunidade perseverante na fé, que a catequese durante os dois anos prepararam para os introduzirem na comunidade, ser solidários, ser discípulos de Jesus, a partilhar, nas orações agradecidos a Deus, a serem testemunhas; pois o testemunho comove e convencem as outras pessoas, e principalmente a buscar a presença de Jesus na Palavra e na Eucaristia.

Tivemos uma dinâmica de dois em dois, um era o guia e outro o cego; levamos os jovens a darem uma volta na chácara onde uns estavam com os olhos vendados e o outro guiando, mas não podiam conversar. O que era cego tinha que confiar no guia.

Depois tivemos um teatro feito pelo grupo de Jovens da Comunidade Santo Agostinho do “Cego de Jericó”, Mc 10,46-22; tema do nosso encontro.

No sábado Sr. Nego e no domingo Paulinho, ministros da eucaristia e da palavra refletiram com jovens:

- Muitas vezes ficamos a beira do caminho, fracassados e derrotados; o cego clama por Jesus, muitas vezes pedimos ajuda, mas o mundo quer nos calar. O cego grita mais forte e Jesus o chama, Jesus chama cada jovem através dos catequistas, dos pais, dos amigos; e na catequese buscamos fazer este encontro com Jesus, que como Bartimeu damos um pulo e jogamos fora o manto, as coisas que nos afastam de segui-lo. E assim com o sacramento da crisma deixamos para trás a nossa vida passada e recebemos uma vida nova; e nos tornamos discípulos de Jesus Cristo.

Houve um café após a explicação.

Depois do café, iniciamos a adoração á Jesus Cristo, na hóstia consagrada; iniciadas com os ministros Sr. Nego e Paulinho, com todos os jovens juntos.

Dividimos em três grupos (cada jovem no inicio recebeu um crachá de cor diferente, e neste momento os dividimos por cores) onde cada jovem teve seu encontro pessoal com Cristo. Refletimos: “Coragem Jesus te chama e te pergunta “jovem o que você quer que eu faça por você”?”. Quais cegueiras que nos afastam de Cristo? Quem são os nossos guias? Aceitamos ajuda dos guias? Qual nossa atitude diante de Jesus Cristo?

Terminamos este momento, com todos os jovens juntos com a benção do Santíssimo feito por frei Alexandre.

E fomos lanchar.

Ás 14:30 horas iniciamos a missa explicada, celebrada nos dois dias por frei Alexandre. Onde iniciou motivando aos jovens que a celebração eucarística celebramos o momento presente que estamos vivendo; que na refeição sempre se reúne em uma mesa de pessoas que se querem bem; foi através da refeição que Jesus se reuniu com seus Apóstolos para se tornar nosso alimento. Mostrou a importância de nos preparamos através do perdão para sermos dignos de sentarmos na mesa; e exaltados de alegria de sermos perdoados cantamos o hino de louvor. Na liturgia da palavra mostrou a importância de ouvirmos Deus que nos falar; que o cego primeiro ouviu Jesus, que a Palavra tem o mesmo valor da Eucaristia. No ofertório cada jovem ofertou a sua vida, tocando no altar. Recebemos a Eucaristia no pão e no vinho.

Obrigado, Senhor Jesus Cristo; por sua presença neste retiro, sentimos nestes dois dias de retiro a ação do Espírito Santo em cada crismando, em todos os catequistas trabalhando, em cada musica tocado pela equipe de musica, em cada reflexão feitas pelos ministros e por frei Alexandre. Experimentamos “a sua paz”; “a sua misericórdia” e que realmente somos felizes por crer em ti. Amém.

Renata Cristina Daniel

Coordenadora Paroquial da Crisma
Capelinha - Franca-SP

4 comentários:

  1. A narração desse passo a passo do retiro é de emocionar, imagine viver ao vivo tudo isso! Sem dúvida se colherá muitos frutos dessa turma, uns mais cedo, outros mais tardiamente, mas sim , se colherá frutos! Esta será a grande recompensa para todos que se esmeraram, dedicaram, e renunciaram a si mesmos para serem "luzes" e mostrarem o Caminho para estes jovens.
    Paz e Bem! Cátia.

    ResponderExcluir
  2. Oi, Imaculada
    Obrigada por ter colocado o relato do nosso retiro em seu blog. Lembre que você faz parte desta história também. Adorei as fotos com a música.
    Beijos
    Deus te abençoe
    Renata Daniel

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pelo retiro.Muito bem organizado e com a presença do Espírito Santo.

    ResponderExcluir

Seu comentário é sempre muito importante!
Não conseguiu comentar?? Calma, não saia ainda, escolha e opção ANÔNIMO e não esqueça de se identificar no final de sua mensagem!
Viu só, que fácil! Volte sempre!