sexta-feira, 6 de maio de 2011

INICIAÇÃO CRISTÃ, não é um faz de contas...

A Iniciação Cristã é um caminho que tem sua própria verdade. Verdade que precisa ser bem conhecida por seus autores. Verdade à qual esses atores aderem consciente e livremente. Verdade que precisa ser levada a sério para produzir, mediante a graça de Deus, os resultados que lhe são próprios.

Iniciação Cristã não é um faz de contas
Não é como a atitude do aluno que, em muitas escolas, faz de conta que estuda, e do professor, que faz de conta que ensina, e da própria escola, que faz de conta que tudo está funcionado bem. e, quando não funciona, o  conselho de classe "resolve" tudo, abonando faltas. Invalidando as avaliações anteriores, promovendo o aluno porque... temos que cumprir metas, primeira de todas baixar o alto índice nacional da evasão escolar.

do livro ABC da Iniciação Cristã

** um dos meus gritos sufocados... Coisas bonitas, mas que na prática não existem...Livros e mais livros, sem nenhuma prática...  Lendo esse parágrafo acima, estamos fazendo na nossa catequese, exatamente o que fazem nas escolas... Nossos catequisandos não aderiram livremente e nem conscientemente, porque nem tem idade pra isso... Isso funciona, ou deveria funcionar na catequese de adultos, mas com os pequenos, quem tem que aderir e ter essa consciência são os pais... E até quando continuaremos sendo permissivos, deixando que passem as fases, ou etapas, ou como quiserem chamar, sem que estejam preparados...
Mas, continuamos, permitindo, porque não podemos correr o risco de uma evasão em  massa... porque naquela Igreja é assim ou assado. E a acolhida, onde fica?
Então, continuemos com a entrega de diplomas de primeira eucaristia e de crisma para aqueles que cumpriram o período que passaram na catequese, (para muitos, obrigados!!) Vocês já viram no final de ano, quando um aluno entra de férias, alguns rasgam seus cadernos pela rua, como que dizendo; "Ufa, estou livre! acabou" Então, será que a maioria de nossos catequizandos não tem essa mesma sensação!

Um comentário:

  1. Olá, Imaculada, tudo bem? Estava a procura de algo que falasse sobre a catequese de iniciação à vida cristã, e me deparei com esse seu texto, que na verdade é como eu acredito, que a catequese atual, da forma como está sendo conduzida, é um faz de conta. Temos recebido formações e mais formações sobre a nova metodologia da Cateq. de Iniciação à vida cristã. Tenho pensado muito na forma de fazer o planejamento, me sinto inquieta, não estou conseguindo fazer um esquema que abranja desde os catequizandos de Eucaristia até os adolescentes, Crisma, e também os adultos. Por aqui fala-se muito sobre os adultos, mas temos centenas de crianças e adolescentes, E daí, como fazer com eles? Como incluir as famílias nessa caminhada? Com quem podemos contar? Qual o tempo certo para iniciar a catequese, liturgicamente falando? Cada Paróquia tem sua realidade, mas gostaria que me enviasse, se vocês têm na Paroquia, e se for possível, uma sugestão de planejamento paroquial de catequese, incluindo formação de catequista. Se puder, me envie pelo meu e-mail, rozuita@hotmail.com. Muito obrigada, e que Deus te abençoe e te ilumine sempre. Bjs. Parabéns pelo seu blog. Rozuita da Costa.- Maracaju/MS

    ResponderExcluir

Seu comentário é sempre muito importante!
Não conseguiu comentar?? Calma, não saia ainda, escolha e opção ANÔNIMO e não esqueça de se identificar no final de sua mensagem!
Viu só, que fácil! Volte sempre!