quarta-feira, 7 de abril de 2010

Trabalhando o Dízimo Mirim...

A sua comunidade é uma construção. Você é um dos operários. Assente seu tijolinho: 1%, 2%... 10% do fruto do seu trabalho; você é que sabe. Se decidir com honestidade e amor, é esse o seu dízimo. Teresa de Calcutá dizia: "dar até doer", ou seja, repartir com o irmão "até doer".

Se tem uma coisa que não conseguimos êxito é o tal do dízimo mirim, acredito que porque não temos perseverança, já tentamos implantar o dízimo mirim aqui, mas nunca funcionou de fato. Mas, vamos tentar de novo! Se a criança não aprende desde pequeno que precisa repartir e que o dízimo não é esmola e sim sinal de gratidão a tudo que Deus nos dá, ele vai sempre pensar em só receber. Tentamos fazer um trabalho de conscientização com relação ao dízimo, na expectativa de que eles próprios queiram ser um dizimista, sem ser forçado a isso. Dentro da programação da catequese, temos vários encontros destinados a isso. Mas, vejo que falta um pouco de zelo por parte do catequista com relação ao dízimo. Fica uma pergunta, será que nossos catequistas são dizimistas? Se alguém faz um trabalho em sua paróquia que tenha dado resultados, por favor que partilhe conosco. Porque dízimo é bíblico e tem que estar inserido nos nossos encontros catequéticos.
Hoje vou começar trabalhar o dízimo com meus pequenos.

5 comentários:

  1. A paz!

    Li o seu post, realmente é muito difícil conscientizar a s criança da sua participação no Dízimo...
    Estamos fazendo uma expriência na nossa cominudade que está dando resultado.
    Aproveitando a campanha da fraternidade desse ano que falou de econimia e vida, resolvemos trabalhar o tema com as rianças ao longo do ano.
    Aqui na minha cidde tem um grupo de moradors de rua que trabalham com material reciclado e que são atendidos pelo CRAS. Encomendamos com eles uns cofrinhos em forma de barco e distribuimos para as crianças, esse já foi o primeiro contato com a caridade, já que íncomendando os barcos com essas pessoas ajudamos a elas a terem o seu sustento.
    As crianças levaram os barcos para casa, decoraram a sua maneira e ao longo do mês vão colocando moedas no barquinhos, na última Missa do mês elas levam o barquinho cheio de moedas e oferecem como seu dízimo do mês. Estamos fazendo isso desde o encerramento da CF, é uma eséce d gestoconcreto permanente e ao mesmo tempo uma form de os familiarizar com o dízimo.
    Tem sido uma experiência muito boa!
    espero que tenha ajudado!
    Paz e bem!

    ResponderExcluir
  2. Criança não tem renda, e os pais já pagam dízimo pela família inteira. Na prática isso é mais um dízimo que os pais estão pagando. Querem o quê, imitar o "trízimo" da igreja do Valdomiro Santiago?

    É por causa desse tipo de coisa que eu não volto mais à igreja católica.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. vai pra outra igreja, que eles te cobram os 10% - real, e não como igreja Católica que deixa livre o cristão para devolver o dízimo conforme o que seu coração mandar.

      Que Deus te ilumine sempre

      Excluir
  3. Boa Tarde amigos,Namastê.
    bom... sou dizimista a alguns anos e não vejo nada demais as crianças contribuirem com o dízimo. Peço desculpa por esta pessoa que acha que o dizimo esta sendo cobrado de novo dos pais, pois as crianças n trabalham, acho que os pais devem dar o exemplo para os seus filhos, não é por causa de algumas moedas dadas pelas criança deixariam os pais mais pobres. Se todos pensarmos igual a esta pessoa que saiu da Igreja por não querer contribuir com o Dizimo não haverá Solidariedade, pois com certeza este não é cristão. A contribuição do dízimo é muito importante para a Igreja pois são investido na contrução Inspiritual também, este gesto é um gesto de amor para com o nosso proxímo, pois Deus não precisa de dinheiro, Ele quer ver o nosso coração.
    Vamos deixar de mesquinharia e individualismo, as crianças devem ser evangelizada sim, senão teremos pessoas como estas que só falam besteiras.

    Abraços e desculpe pelo desabafo.

    Paz e Bem!

    ResponderExcluir
  4. Dizimo nao pode ser visto, so por fora pois ai sim ele se torna dinheiro, mais deve ser visto por dentro, e por dentro dizimo é partilha, é ato de fé , é graça e só consegue fazer a esperiencia do dizimo aquele que ja se encontrou com JESUS

    rozael-p.pte

    ResponderExcluir

Seu comentário é sempre muito importante!
Não conseguiu comentar?? Calma, não saia ainda, escolha e opção ANÔNIMO e não esqueça de se identificar no final de sua mensagem!
Viu só, que fácil! Volte sempre!