segunda-feira, 5 de abril de 2010


A melhor catequese sobre a Eucaristia é a própria Eucaristia bem celebrada.
Bento XVI

Saindo de uma formação para catequistas, onde discutíamos uma maneira de colocar a catequese mistagógica aos que receberam a eucaristia no domingo,  me deparo com a frase acima. Aí está! De que adianta o catequista "babar" de falar sobre a importância da eucaristia, sobre todo mistério que a envolve, se  não fizerem a experiência de tudo que foi falado. Percebemos que além de catequistas conscientes, precisamos padres conscientes, que volte o olhar para essa catequese mistagógica, que entendam o que está acontecendo na catequese, pois é alí na missa que eles precisam entender tudo o que está sendo celebrado, ou quase tudo, já que mistério não é pra se entender, sim aceitar e acreditar.
Vejo que ao menos nesse período da mistagogia, deveríamos ter celebrações próprias para os catequizandos e suas famílias, não com toda assembléia reunida. Acho que é um esforço que valerá a pena.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é sempre muito importante!
Não conseguiu comentar?? Calma, não saia ainda, escolha e opção ANÔNIMO e não esqueça de se identificar no final de sua mensagem!
Viu só, que fácil! Volte sempre!