segunda-feira, 19 de abril de 2010

Bom dia! café com reflexão, sim!

Esse foi o título que a Angela usou para dar início a uma reflexão sobre o enterro do "não consigo", super interessante, vejo que nós catequistas carregamos muitos "não consigo" com a gente, alguns nos paralizam de verdade. Que tal marcar dia e hora para o sepultamento dos nossos "não consigo" com nossos catequizandos. Eles vão gostar e como criança leva tudo a sério, quem sabe se tornarão crianças mais confiantes, mais seguras...

Pra nós catequistas,  já crescidinhos, sabemos que nossa segurança está em Deus, mas mesmo assim trememos na base quando somos convidados para fazer algo que sai de nossa rotina.
Estou na catequese a 15 anos, e não me sinto formada e nem preparada confome  deveria nem pra ser catequista, muito menos pra ser formadora, conforme disse a Angela, mas mesmo assim nos últimos anos tenho feito um trabalho bem simples com os pais e catequistas na minha paróquia e em outras da diocese. Todas às vezes, tremo, gelo, tenho muito medo, mas vou!

Outro dia, após ter dito um Não a um convite, ouvi numa palestra, algo que me levou a pensar: "Quando recebemos um convite e respondemos com um não, ficamos por vários dias pensando naquilo, no que poderia  ter feito e não fiz, ficamos frustrados, tristes, nos sentimos na verdade um nada." Isso quando temos consciência o porque do nosso não. Pois tem convites que por um motivo ou outro não podemos aceitar, mas estou falando daquele que o "não consigo", falou mais alto.

"Por outro lado, quando dizemos um SIM, mesmo não se sentindo devidamente preparados,  aceitamos porque confiamos em Deus e vamos estudar para corresponder ao chamado, então esse SIM, mesmo nos causando uma certa preocupação, nos tirando algumas horas de sono, esse  nos trará  uma sensação de bem estar, de alegria muito maior do que o que sentimos quando dizemos NÃO,  porque superamos o "não consigo". Recordei-me disso, quando recentemente fui convidada para falar com jovens em dois lugares diferentes, com temas diferentes. Disse SIM e já estou tremendo desde agora. Confiarei menos em mim e mais em Deus.

Ontem, nos reunimos com o pessoal do EJC (encontro de jovens com Cristo) para ver o que cada palestrante falaria, para ninguém entrar no campo do outro e ainda o "não consigo" estava me cutucando, quando questionei o padre: " O   Senhor pegou pesado, essa palestra sobre a missa e Eucaristia, normalmente não é um padre quem faz, isso é pra mim  mesmo, tem certeza?"
Peço, desde já orações, pois falar pra jovens pra mim já é um desafio e tanto, e ainda falar sobre a missa... Claro, que posso usar meu testemunho, mas a intenção da palestra é bem mais abrangente... Estou insegura sim, preciso e conto com a oração de todos. Vou rezar também!

Agora, vem o porque estou nisso, quando falo em algum lugar, nem gosto de falar "palestra", porque não me sinto uma palestrante, quando estou falando, às vezes testemunho que sou uma pessoa tímida, no que todos dão gargalhadas. Mas eu sou mesmo, é tudo culpa do Espírito Santo que vira a gente do avesso feito pipoca. Ontem, quando cheguei para essa tal reunião, me encontrei com duas pessoas, uma que é minha amiga de pastoral e uma outra que sumiu, tinha muitos e muitos anos que não a via e ela nem se lembrava de mim, foi quando essa minha amiga respondeu assim: " é... você não deve se lembrar da Imaculada mesmo, porque naquela época, ela nem abria a boca, participava das reuniões e não falava nada, ficava quietinha..."  Demos gargalhadas, porque nem eu mesma me lembrava mais disso, e brinquei com ela que a levaria comigo quando fosse testemunhar que sou tímida e que só vou à frente  porque Cristo me transformou.

O que de verdade quero passar com esse texto, é que quando enterramos o "não consigo", Deus realiza maravilhas através de nós. Nos modifica, nos deixa como ele quer. Agora se falo muito hoje, não é culpa minha...
TUDO POSSO NAQUELE QUE ME FORTALECE. Vou falar pra jovens sim, vou me preparar, vou ler, estudar, fazer a minha parte e confiar que Deus fará muito através de mim.


No funeral do não consigo, não havia tristeza, estavam presentes seus irmãos e todos faziam festa, eram eles:
TUDO POSSO NAQUELE QUE ME FORTALECE
TUDO É POSSÍVEL AO QUE CRÊ
PARA DEUS NÃO HÁ IMPOSSÍVEIS

Ah! leia a reflexão do "enterro do não consigo" no blog da Angela - http://www.angprr.blog.uol.com.br/
Clique aqui e ouça - http://mais.uol.com.br/view/2441114

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é sempre muito importante!
Não conseguiu comentar?? Calma, não saia ainda, escolha e opção ANÔNIMO e não esqueça de se identificar no final de sua mensagem!
Viu só, que fácil! Volte sempre!