terça-feira, 20 de abril de 2010

Reino de Deus

Viver a novidade do Reino é vivenciar as bem-aventuranças, seguir os ensinamentos de Jesus e ser capaz de revelar a mentira do mundo com suas ciladas de felicidade consumista, fama, poder e riqueza.  O Reino de Deus já está inaugurado, não acontece plenamente entre nós, mas já vimos os seus sinais nas pessoas que fazem o bem sem interesse e resistem contra a tirania e a injustiça.
Por isso O reino, sempre foi o tema principal pregado por Jesus. Os valores principais do Reino de Deus são: a verdade, a justiça, a paz, a fraternidade, o perdão, a liberdade, a alegria e a dignidade da pessoa humana.
Nesse encontro com as crianças devemos levá-las a refletir sobre o comodismo e o individualismo que muitas vezes impedem que nos coloquemos a serviço dos irmãos que precisam de nosso auxílio. Como gesto concreto, podemos sugerir que no decorrer da semana, procurem prestar algum serviço social no colégio, na comunidade ou em casa, por mais simples que seja.
Podemos também pedir materiais de higiene pessoal e juntos visitar uma casa de repouso, ou alguma casa que atende aos doentes de nossa comunidade. Pode-se marcar com a pastoral da saúde uma visita a um enfermo, pra que eles possam praticar aquilo que viu na catequese. Com certeza esse contato direto com a pessoa necessitada nunca será esquecida.
No encontro em sala, pode-se recortar figuras das misérias humanas, isso não vai faltar, em todas as revistas tem inúmeras. Recorte-as e faça um caminho no local do encontro. Eles devem sair do encontro conscientizados da missão de cada um, que é seguir o mesmo programa de vida que teve Jesus. A caridade é a palavra chave desse encontro.
Deixe, que eles ao olhar para as imagens, faça a sua oração espontanea, orações de súplicas por essas pessoas, orações de perdão pela omissão, oração de agradecimento por todas as pessoas que cuidam dessas pessoas...

São sugestões, apenas sugestões de como trabalhar um encontro sobre o Reino de Deus...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é sempre muito importante!
Não conseguiu comentar?? Calma, não saia ainda, escolha e opção ANÔNIMO e não esqueça de se identificar no final de sua mensagem!
Viu só, que fácil! Volte sempre!