segunda-feira, 5 de abril de 2010


Vivendo a oitava da Páscoa...

Dentro deste Tempo Pascal temos a Oitava de Páscoa propriamente dita. Como a Páscoa é uma festa de grande importância para nós, nada mais justo que reservarmos uma semana para celebrarmos solenemente a ressurreição de Cristo. A oitava de Páscoa é formada pelos primeiros oito dias do Tempo Pascal, com missa própria.
feira, 05/04/2010: A Ressurreição do Senhor e a nossa alegria.
At. 2, 14.22-33 / Salmo 15 (16) / Mt. 28, 8-15 (Pedro): Mas como (Davi) era profeta... viu de antemão e anunciou a Ressurreição do Messias.

No dia de Pentecostes, Pedro recorda a profecia de Davi acerca da Ressurreição de Cristo (cf. Leit.). E as santas mulheres foram as primeiras a encontrar-se com o Ressuscitado e também as primeiras mensageiras da Ressurreição junto dos Apóstolos, apesar dos boatos em sentido contrário (cf. Ev.).

Jesus Ressuscitado é a causa da nossa alegria, porque venceu o pecado e a morte. Se alguma vez passamos por momentos de desânimo, procuremos rapidamente a sua companhia; participemos na celebração eucarística, memorial da paixão e ressurreição do Senhor. E, como as santas mulheres, demos testemunho da nossa alegria a todos os que nos rodeiam.
*****************
3ª feira, 06/04/2010: Ressurreição e conversão.
At. 2, 36-41 / Salmo 32 (33) / Jo. 20, 11-18 (Jesus): Mulher, por que estás a chorar? A quem procuras?

No dia de Pentecostes Pedro comove os seus ouvintes ao falar da paixão de Cristo: «todos sentiram o coração despedaçar-se» (Leit.). Maria Madalena chora intensamente junto ao túmulo de Jesus (cf. Ev.). Os discípulos perguntam: «Que havemos de fazer?» (Leit.). A Madalena recomeça ao encontrar Jesus, a esperança substitui o desânimo.

«Deus é quem nos dá a coragem de começar de novo. É ao descobrir a grandeza do amor de Deus que o nosso coração é abalado pelo horror e pelo peso do pecado... O coração humano converte-se ao olhar para aquele a quem os nossos pecados trespassaram» (CIC, 1432). É o que Pedro aconselha aos seus ouvintes, pedindo-lhes a conversão.
***************
4ª feira, 07/04/2010: Toda a força nos vem de Deus.
At. 3, 1-10 / Salmo 104 (105) Lc. 24, 13-35 (Pedro): não tenho prata nem ouro, mas o que tenho vou dar-to: Em nome de Jesus Cristo de Nazaré, anda!

Pedro cura um coxo, dando-lhe a força de Deus (cf. Leit.), e ele começa de novo a andar. Jesus encontra dois discípulos desorientados e dá-lhes o alimento da palavra de Deus e o Pão (cf. Ev.), e eles recomeçam, cheios do fogo do amor de Deus, a sua vida junto ao Senhor.

Já sabemos onde temos que ir procurar força para recomeçarmos a andar pelos caminhos de Deus. Por um lado, toda a força vem de Deus: é preciso rezar mais. Por outro, as graças que recebemos pela participação na Eucaristia: o pão e a palavra são indispensáveis para vencermos os desânimos.
*************** 
5ª feira, 08/04/2010: Deixo-vos a paz, dou-vos a minha paz.
At. 3, 11-26 / Salmo 8 / Lc. 24, 35-48
Abriu-lhes o entendimento, para que entendessem as Escrituras. E disse-lhes: Assim está escrito que o Messias havia de sofrer e ressuscitar dos mortos.

Para explicar o milagre da cura do coxo, Pedro fala da morte e ressurreição de Cristo e pede a conversão (cf. Leit.). Jesus abre o entendimento dos discípulos com a mesma finalidade (cf. Ev.). Aprendamos a ver onde devemos procurar a causa da nossa conversão, especialmente no campo da paz (cf. Ev.).

A paz é um dos grandes dons do Ressuscitado: «A paz terrena é imagem e fruto da paz de Cristo... Pelo sangue da sua cruz...reconciliou com Deus os homens» (CIC, 2305). Na Missa repetimos: «Deixo-vos a paz, dou-vos a minha paz». Difundamos à nossa volta a paz que recebemos do Senhor.
***************
6ª feira, 09/04/2010: Em nome do Senhor.
At. 4, 1-12 / Salmo 117 (118) / Jo. 21, 1-14
Pelo nome de Jesus Cristo de Nazaré...é que este homem se encontra na vossa presença perfeitamente são.

Pedro explica aos chefes do povo, aos anciãos e escribas o milagre do coxo (cf. Leit.): Em nome de Jesus Cristo. Também se realiza a pesca milagrosa pelo mesmo poder: Pedro lança as redes conforme o Senhor lhe pedira (cf. Ev.).

E porque foi fecunda a influência do cristianismo no Mundo é que devemos continuar a recorrer ao nome do Senhor, «para plasmar uma mentalidade cristã na vida corrente: na família, na escola, na comunicação social, no mundo da cultura, no trabalho, na economia, na política, nos tempos livres, na saúde e na doença» (João Paulo II).
*************** 
Sábado, 10/04/2010: Cumprir o mandato de Cristo.
At. 4, 13.21 / Salmo 117 (118)/ Mc. 16, 9-15
Ide a todo o mundo e proclamai a Boa Nova a todas as criaturas.

O milagre da cura do coxo continua a preocupar as autoridades e proíbem os Apóstolos de falar de Cristo (cf. Leit.). Mas os Apóstolos, seguindo o mandato de Cristo (cf. Ev.), não podem deixar de dizer o que viram e escutaram (cf. Leit.).

João Paulo II recordava-nos que «A despedida no fim da Missa constitui um mandato que leva o cristão a empenhar-se na propagação do Evangelho e na animação cristã da sociedade». Façamos como os Apóstolos: apesar das proibições (deixem as vossas convicções para dentro da igreja; não imponham os vossos valores; não falem de Deus num Estado laico...) temos que falar do que vemos e ouvimos.

Fonte.:http://www.portalcatolico.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é sempre muito importante!
Não conseguiu comentar?? Calma, não saia ainda, escolha e opção ANÔNIMO e não esqueça de se identificar no final de sua mensagem!
Viu só, que fácil! Volte sempre!