domingo, 18 de abril de 2010

Uma maneira de falar sobre a morte às crianças

Hoje, celebramos a missa de sétimo dia de uma catequista nossa, a sandrinha, o padre fez a homilia normalmente, depois  dirigiu a palavra às crianças, pediu que todas viessem para frente e se asssentassem , para escutar uma historinha. E começou...

Havia  uma lagarta, todos conhecem uma lagarta neh, então, essa lagarta todos os dias,  subia e descia daquela árvore, passava grande parte de seus dias fazendo isso, até que se estressou, porque achava aquilo uma verdadeira chatisse.
Olhava os pássaros, que voavam livremente e ficava cada vez mais indignada com o seu destino e com sua forma. Se achava a mais desprezível de todas as criaturas, pois era feia, repulsiva e ainda estava condenada a rastejar. Que droga de vida!
Um dia, ela cansada daquilo,  com toda rebeldia decidiu que queria morrer, resolveu se isolar, e começou a construir um casulo, e ali ficou por dias. Na verdade ela queria construir o seu túmulo, porque queria mais era morrer. E ainda reclamava com Deus, porque agora, nem rastejar ela podia, fica ali presa, sem poder sair. Muito irritava, ela tranca as portas do casulo, não quer mais viver, e começa a esperar pelo dia de sua morte.
Alguns dias depois, acontece algo lindo, surge daquele casulo uma linda borboleta, com cores vibrantes, exuberante, livre e solta, sai voando por entre as flores. Ela que não sabia que para se tornar uma linda borboleta, aquela lagarta orrenda precisaria desaparecer. Esse é um dos desígnios de Deus para cada um  de nós. A morte é isso.
Sabem aquele lugar, que mais parece uma caixa, nós chamamos de caixão, onde são colocados as pessoas que a gente ama quando  morre, é como se fosse um casulo, mas que logo, logo, essa pessoa ganhará uma vida linda, muito mais linda que a que tinha antes,  igual o que aconteceu com a lagarta. Foi assim com Cristo também , ele morreu, ficou uns dias no túmulo e ressurgiu, lindo, resplandecente. Com uma diferença, a borboleta, nós podemos ver, Cristo ressuscitado não o vemos com os olhos, mas podemos sentir ele no meio de nós e através da eucaristia ele é nosso alimento.
Esse é o sentido da nossa vida, morrer, para viver a vida eterna.

Bom foi isso, eu tentei colocar o que ouvi do sacerdote, claro que não guardei todas as palavras, mas foi mais ou menos assim... Obeservem nessa imagem, não parece mesmo a imagem de Cristo ressuscitado? Você consegue ver? Parece ter até um grande sorriso... uma expressão de liberdade...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é sempre muito importante!
Não conseguiu comentar?? Calma, não saia ainda, escolha e opção ANÔNIMO e não esqueça de se identificar no final de sua mensagem!
Viu só, que fácil! Volte sempre!