domingo, 25 de abril de 2010

Catequese é partilha, é caridade...

Trabalhando o tema: A MULTIPLICAÇÃO DOS PÃES


O milagre da sopa de pedra...

Chegou à casa de um velhinha um estranho pedindo o que comer. Ela, porém, não tinha nada.
- Não se preocupe - disse o estranho - basta que a senhora ponha água numa panela, que eu coloco esta pedra e a água se transformará numa deliciosa sopa.
Vendo a pedra nas mãos do estranho, a velhinha se interessou. Pôs uma panela no fogo e foi correndo contar a novidade á vizinha.
Quando a água ferveu, a pedra foi posta lá dentro. O estranho experimentou a água e disse:
- Que sabor! Mais uns legumes e seria uma refeição dos anjos! Que pena, não termos legumes!
- Eu tenho! - exclamou uma das vizinhas que fora até lá movida pela curiosidade. Correu para casa e voltou em poucos instantes, com batata, cenoura e cebola, que foram colocadas na panela.
O estranho experimentou de novo e exclamou:
_ Maravilhosa! Só falta um pouco de carne.
Outra vizinha saiu correndo e voltou logo em seguida com carne e linguiça. Outra, ainda, teve a idéia de buscar queijo e pão. Em poucos minutos, a mesa estava pronta a deliciosa sopa de pedra!
Todos se sentaram à mesa e compartilharam a refeição milagrosa. A alegria foi tanta que ninguém percebeu quando o estranho sumiu, deixando a estranha pedra que transformava água numa deliciosa sopa...
Fonte.: Ecoando


* Eucaristia, sacramento da caridade.


Nossa catequese é falha se não leva o catequizando a entender que receber a Eucaristia, é comprometer-se com o próximo.   Com a "sopa de pedra", podemos trabalhar o milagre da partilha, assim como aconteceu na  "multiplicação dos pães". Que o verdadeiro milagre foi quando cada um partilhou o que tinha, todos comeram e sobraram.


Se o catequista for um artista na arte de narrar, todos ficarão com vontade de experimentar dessa sopa. A sopa acho meio inviável, mas tive uma idéia, uma bela salada de frutas, vejo que podemos fazer.

 Distribua um papel pra cada catequizando, cada um com uma fruta diferente. Ninguém deve saber o que outro vai levar, só pra atiçar a curiosidade, deixando claro que o "milagre" acontecerá se todos cumprirem o que foi pedido.


O catequista providenciará uma vasilha, faca, copos, colheres para servir... Não esqueça de colocar para uma criança uma caixa de leite condensado. Enquanto você prepara com eles essa salada,  vai falando sobre  a necessidade  de sabermos partilhar.


Que sem graça seria nossa salada, se todos levassem uma mesma fruta. Pior! e se ninguém tivesse levado nada! 


Comeremos essa deliciosa salada, pois cada um fez a sua parte. Que assim também devemos agir com a pessoa necessitada. Esse foi o programa de vida de Jesus e deve ser o nosso também. Os mais necessitados sempre foram os preferidos de Jesus e devem ser os nossos também.

É isso! um saboroso encontro pra vocês!


Ah!! faça a salada, após ter contado e partilhado o que entenderam da historinha da "sopa de pedra".


Lembrando que a dinâmica da salada de frutas, é realizado um encontro depois de ter trabalhado com eles o tema sobre a Multiplicação dos pães.


Um beijo melado pra todos!
Imaculada


CLIQUE NO LINK ABAIXO E VEJA O MILAGRE ACONTECENDO... nossa bagunça saudável!!!
http://mais.uol.com.br/view/3346623

3 comentários:

  1. Sou catequista de Iniciacao Crista na comunidade Santa Marta; e peco o favor que voce me passe a dinamica da salada de pedra.
    Te admiro muito, por ser uma catequista que AMA o que faz.
    Abracos e desde ja, muito obrigado.

    ResponderExcluir
  2. Ficou show de bola a postagem agora Imaculada. Ela foi luz pra mim e será luz para vários encontros de catequese.

    PAZ E LUUZZZZZZZZ

    ResponderExcluir
  3. Aamei,ainda sou criança mais quero ser catequista 💖

    ResponderExcluir

Seu comentário é sempre muito importante!
Não conseguiu comentar?? Calma, não saia ainda, escolha e opção ANÔNIMO e não esqueça de se identificar no final de sua mensagem!
Viu só, que fácil! Volte sempre!