quarta-feira, 13 de abril de 2011

Sugestão encontro Penitência

Sei que na realidade nossas confissões acabam sendo muito rápidas, principalmente quando se trata dos mutirões de confissões, é tudo feito com muita pressa. Mas acho importante nossos catequizandos saberem de todos os passos. Não são regras ou normas, são apenas orientações, que na prática podem mudar dependendo de cada lugar.



Minha primeira Confissão – encontro com Deus misericordioso

Para termos a certeza do perdão de Deus, precisamos fazer uma boa confissão. Para fazermos uma boa confissão, devemos observar 5 pontos importantes:

1° - Exame de consciência: Significa pensar seriamente, para saber como foram os nossos pensamentos, as nossas palavras, as nossas obras e as nossas omissões. (pode-se usar dos mandamentos para esse exame)
2º - Contrição ou Arrependimento: É a atitude daquele que se arrepende do seu pecado e volta para Deus. É o comportamento daquele que sente ter agido mal e quer se converter.
3º - Propósito: É a promessa que fazemos de evitar o pecado. É  a promessa que fazemos de escolher sempre o caminho do amor de Deus e do próximo.
4º - Confissão ou Acusação: É dizer os pecados ao padre. Nunca esquecer que o padre está no lugar de Jesus. O padre jamais poderá falar sobre aquilo que alguém lhe contou na Confissão.
5º - Reparação ou Penitência: É a oração que o padre manda rezar ou a obra que ele manda fazer, para repararmos o mal feito.





Exame de Consciência
Cometemos pecados por pensamentos, palavras, atos e omissões (aquilo que podia e deixei de fazer). Antes de nos dirigirmos ao Sacerdote, devemos na presença do espírito Santo, examinar nossa consciência de acordo com os mandamentos da Lei de Deus e da Igreja.




Oração antes da confissão.:
Divino Espírito Santo, ajudai-me a reconhecer os pecados que cometi e arrepender-me de ter pecado. Quero contar com sinceridade todos eles, não escondendo nada e ter o propósito de  não mais pecar...





DIANTE DO PADRE

 - Chegando junto ao padre, para contar os pecados, a gente faz o sinal da cruz: Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.
 - O Sacerdote nos acolhe com as palavras: O senhor esteja em teu coração, para que, arrependido, confesses os teus pecados.
 - Então a gente diz: Padre pequei contra Deus e contra meus irmãos.  Os meus pecados são estes... (Contar os pecados ao padre e terminar dizendo) - São estes os meus pecados, Padre. A Deus peço Perdão e, ao sr.,. a absolvição)
Quando for se confessar outras vezes, diga quanto tempo faz que não se confessa.
 - Então o padre nos diz algumas palavras, nos aconselha, nos mostrando que Deus é um Pai misericordioso que sempre está pronto a nos perdoar. Em seguida o padre nos dá uma Penitência que pode ser uma oração para a gente rezar ou uma boa obra para a gente praticar.
 - O padre, com a mão estendida, reza assim: Deus, Pai de misericórdia, que pela morte e ressurreição de seu Filho reconciliou o mundo consigo, e enviou o Espírito Santo para a remissão dos pecados, te conceda, pelo ministério da igreja, o perdão e a paz.
Em seguida, o padre dá o perdão com estas palavras: Eu te absolvo dos teus pecados, em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo.
O padre faz a despedida, dizendo : Vai em paz e Jesus te acompanhe.
 -  Então a gente responde: Muito obrigada, Padre.

* Se o padre pedir reze o Ato de Contrição que vc aprendeu, caso ele não peça, reze junto com as orações da penitência.:
 Meu Deus, eu me arrependo de todo meu coração de vos ter ofendido, pois sois tão bom e amável. Prometo com a vossa esforçar-me para não mais pecar. Meus Jesus, misericórdia!  ou simplesmente assim: Senhor, tende misericórdia de mim, me arrependo dos meus pecados...ou o que é rezado na missa:  Eu me confesso a Deus todo poderoso e a vós irmãos e irmãs que pequei muitas vezes por pensamentos e palavras, atos e omissões, por minha culpa, minha tão grande culpa, peço á Virgem Maria, aos anjos e Santos e a vós irmãos e irmãs que rogueis por mim a Deus nosso Senhor.

 Exame mediante os 10 mandamentos
1º - Amar a Deus sobre todas as coisas
Tenho amado e respeitado a Deus verdadeiramente, cumprindo fielmente seus mandamentos/ Tenho feito minhas orações de manhã e a noite ou fiquei com preguiça/ Minha oração é um verdadeiro diálogo com Deus ou apenas algo da boca pra fora/ Tenho oferecido pra Deus meus estudos, alegrias, sofrimentos/ Li livros , revistas ou sites pornográficos e indiquei à outras pessoas/ Assisti à filmes imorais/ Freqüentei reuniões, cultos ou espiritismo, leitura de mãos, benzedeiras, cartomantes/ Fui supersticioso, usando amuletos para trazer sorte (figas, pé de coelho, trevo quatro folhas, etc...)/ Acreditei em horóscopos/ coloquei as  coisas terrenas: riqueza, dinheiro, poder, ídolos, acima de Deus.

2º-  Não falar seu santo nome em vão
Pronunciei o nome de Deus à toda hora sem respeito/ Jurei usando o nome de Deus e dos Santos/ Ofendi à Deus com palavras e atitudes.
3º- Guardar domingos e Festas
Participei das missas aos Domingos e nos dias santos (semana Santa, Natal...)/ Chego sempre atrasado nas missas/ fui indisciplinado durante a celebração, conversando, rindo, passeando, chupando chicletes, balas, não prestando atenção nas leituras e nos cantos.

4º- Honrar Pai e Mãe
Respeitei realmente os meus pais, amando-os, não respondendo/ Tive vergonha deles/ Fui malcriado com eles ou com as pessoas que cuidam de mim: professores, catequistas, tios, avós, babá.../Não ouvi os seus conselhos, achando os caretas...Seus pais são seus verdadeiros amigos, por isso pense duas vezes antes de ofendê-los.

5º- Não Matar
Expus-me ao perigo de vida sem necessidade (na rua, no trânsito, brincadeiras perigosas, esportes radicais...)/Fumei ou experimentei drogas, álcool, colocando em risco minha saúde/ Deixei de ajudar o próximo em suas necessidades materiais ou espirituais/ Alimentei pensamentos ou desejos de vingança/ Tive raiva ou ódio do meu próximo/ Desejei-lhes mal, a morte.../ Denunciei alguém injustamente/ Convidei alguém para o pecado/ fiquei triste com o bem e a alegria de alguém (inveja)

6º e 9º- Não pecar contra a castidade e não cobiçar a mulher do próximo
Respeitei meu corpo como templo do espírito Santo/ usei roupas transparentes ou indecentes, expondo meu corpo/ contei piadas imorais (SUJAS) ou gostei de ouvir alguém contar.
*Crianças, vocês são ainda muito jovens para cometerem estes pecados, mas fiquem atentos, pois o tempo passa rápido, mas os mandamentos de Deus nunca passam, nada mudam. Nada de querer roubar a namorada (o) do outra(a). Sexo dentro do Sacramento do Matrimônio é abençoado por Deus, fora do casamento é PECADÃO...

7º e 10º- Não furtar e não cobiçar as coisas alheias
Furtei alguma coisa dos outros ou peguei emprestado e não devolvi por maldade/ Peguei pequenas coisas em lugares comerciais sem pagar ou sem pedir à alguém/ Peguei dinheiro de alguém sem autorização/ Fiquei com objetos achados, mesmo sabendo quem é o dono/ Paguei com responsabilidade minhas pequenas continhas/ Desejo sempre ter aquilo que o outro tem/ Fico com inveja ou cobiçando...

8º- Não levantar falso testemunho
Menti ou escutei mentiras e as passei para frente prejudicando as pessoas/ Falei mal ou acusei sem provas alguém injustamente/ Semeie a discórdia e inimizades/ Fui fofoqueiro/ Quero ser sempre o melhor em tudo, chamando a atenção...







6 comentários:

  1. Adorei seu site, achei sua sugestão para trabalhar o assunto penitência excelente. Vou usá-la no nosso retiro com as crianças. Parabéns pelo trabalho.

    ResponderExcluir
  2. Fico feliz que tenha gostado!! Que Deus nos conduza sempre! obrigada pela visita!

    ResponderExcluir
  3. Imaculada, muito obrigada pelo carinho que é blog! Vou usar e indicar aos outros catequistas de munha paroquia!
    Fique com Deus e que e que Ele te conserve sempre assim!
    Sandra Sbroggio ( São José do Rio Preto-SP )

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou... fico feliz!! Que Ele nos conserve... amém! beijus Sandra

      Excluir
  4. Muito bom Imaculada. Eu também sempre sigo esse roteiro no preparo das crs para as confissões. Vc sempre nos ajudando. Acho importante esse preparo. Não é só chegar e se colocar na fila sem nenhum exame de consciência sério. Abcs.

    ResponderExcluir
  5. Vou usar esse material para o nosso encontro de amanhã. Tema propício para esta época de Quaresma.

    ResponderExcluir

Seu comentário é sempre muito importante!
Não conseguiu comentar?? Calma, não saia ainda, escolha e opção ANÔNIMO e não esqueça de se identificar no final de sua mensagem!
Viu só, que fácil! Volte sempre!