quinta-feira, 7 de abril de 2011

Jejum e abstinência de carne

Bom dia amados,

Ontem eu estudava sobre Jejum e Abstinência na sexta feira santa. Vocês sabiam que segundo o Catolicismo nos é pedido Jejum todas as sexta feiras?

Jejum e abstinência no Novo Código de Direito Canônico de 1983

Os dias e períodos de penitência para a Igreja universal são todas as sextas-feiras de todo o ano e o tempo da Quaresma [Cânon 1250]. A abstinência de carne ou de qualquer outro alimento determinado pela Conferência Episcopal deve ser observada em todas as sextas, exceto nas solenidades. [Cânon 1251].

A abstinência e o jejum devem ser observados na Quarta-feira de Cinzas e na Sexta-feira Santa. [Cânon 1252]. A lei da abstinência vincula a todos que completaram 14 anos. A lei do jejum vincula a todos que chegaram à maioridade, até o início dos 60 anos [Cânon 1252]


Porém podemos nos abster de outras formas durante o ano. Por exemplo abster-se dos bens materiais fazendo caridade.

 
Outra coisa que me questinei muito, inclusive pedi socorro pra Imaculada, foi que no Catolicismo se pede abstinencia de carne, mas nao se fala de carne vermelha??? Então pq será que na sexta feira santa os supermercados ficam cheios de peixes, de bacalhau... etc.... Isso formigava meu coração, será que o peixe nao tem vida tbm?

Eis que encontro a resposta sabiamente dada por meu Querido Pe Michel.


Nesse dia pede-se abstinência de tudo que necessita do sangue para sobreviver. Boi, vaca, cavalo, galinha, porco entre outros, se tirarmos o sangue morrerão.  Certo? Assim como nós seres humanos sem sangue circulando em nosso corpo nao sobreviveriamos. Já o Peixe na sua maioria nao tem sangue, sobrevive pela existencia de seus orgãos. Por isso o peixe é permitido.


Mas também me questionei aquelas familias que fazem quilos de bacalhoada???? Isso é abstinência???


Carissimos, é necessário que nos coloquemos diante da dor de nosso Senhor, hoje já podemos sentir as dores que o Senhor sentiu... estamos prestes a contemplar sua crucificação e morte, é preciso que estejamos preparados para viver uma semana Santa plena e abençoada. Pois só assim estaremos preparados para contemplar sua Gloriosa ressureição.

 
Após grandes turbulencias, sempre vem a maresia.....

Bom dia
!
Paz e bem a todos.... 
Simone Rossato - Retinga-Sp
(fonte)

Um comentário:

  1. O sangue dos peixes é muito semelhante ao sangue dos demais vertebrados: existe a parte líquida, que é o plasma sanguíneo, e a parte celular. Esta, compôem-se dos seguintes tipos de células:
    - hemáceas ricas em hemoglobina onde são transportadas as moléculas de oxigênio;
    - células de defesa como os leucócitos e linfócitos;
    - plaquetas, que atuam na coagulação sangüínea.
    Fonte(s):
    apostila bio 2º ano E.M.

    ResponderExcluir

Seu comentário é sempre muito importante!
Não conseguiu comentar?? Calma, não saia ainda, escolha e opção ANÔNIMO e não esqueça de se identificar no final de sua mensagem!
Viu só, que fácil! Volte sempre!