terça-feira, 26 de abril de 2011

Dicas para LEITORES na Missa

Ainda sobre a missa... Acho que por uma "jesuiscidência", recebi esse material da samya, seguida da postagem sobre a missa dominical. Lutamos na evangelização para que nossas famílias tomem gosto pela missa. E se a missa é um direito que temos, isso inclui o direito de saborear a Palavra de Deus dirigida a nós através dos leitores, proclamadores da Palavra. Há diversos dons e cada um os coloca à serviço da Igreja. Nem todos tem condições de proclamar a Palavra. Outros não se trata de não ter condições, mas falta treino. É necessário discernimento de quem coordena esse ministério. Existem lugares onde se tem o ministério do leitor, pessoas formadas, orientadas,capacitadas para essa função. Se é tão importante esse quesito, porque tantas vezes os leitores são pegos a laço nas celebrações. Ter o cuidado na escolha dos leitores,  não se trata de exclusão, mas sim de discernimento, zelo. Aqui inclui-se também os salmistas. (Imaculada)

Turma, vale a leitura. do amigo e catequista Emilio Carlos
samya

Dicas para leitores na Missa

Olá:
Faço teatro há 26 anos e há 5 anos comecei a fazer teatro na Missa com Crianças. Sou catequista e também leitor, assim como minha esposa e meus filhos.

Noto que a nossa Igreja tem uma grande dificuldade com relação aos leitores, adultos e crianças.

Muitos deles são inibidos e tem dificuldade em proclamar as leituras. Claro que existem leitores brilhantes, mas no geral a assembleia tem dificuldade em entender o que eles leem.

É preciso entender o problema para se encontrar a solução.

Eu vejo os seguintes problemas:
- falta de dicção
- falta conhecimento de regras de pontuação
- falta conhecimento de regras de leitura
- falta conhecimento da Palavra. É preciso se entender o que se vai ler para poder ler com toda a entonação que as leituras merecem e precisam.

Certa vez nosso pároco, ao explicar as leituras, leu trechos da primeira e da segunda leitura com muita entonação e interpretação.

No final da Missa fui perguntar à ele se era permitido também aos leitores que fizessem essa interpretação nas leituras.

E ele respondeu: não só é permitido como é desejável.

(Como nosso pároco é Monsenhor e Vigário Geral junto à Cúria da Diocese de Taubaté, sua opinião tem um peso muito grande para nós leigos.)

Ou seja: é preciso que o leitor entenda o que ele está lendo. É preciso que ele entenda a mensagem daquela leitura para poder proclamá-la corretamente.

A desinibição vem com técnicas de leitura, dicção, pronúncia, e com o entendimento das leituras e da importância do leitor para a Missa.

Não raro os leitores simplesmente não percebem que eles fazem parte - e as leituras são a maior parte - da liturgia da palavra. Assim acabam não percebendo sua importância para a Missa.

Se a assembleia não entende as leituras como poderá depois o padre explicá-las na homilia?

"Vocês ouviram o que São Paulo disse na Carta aos Corintios", diz o padre tentando fazer a relação entre as 2 leituras e o Evangelho. Se as pessoas não ouviram São Paulo como vão entender?

Não acho que a preparação corporal para leitores seja necessária. Porque o leitor fica parado na frente do ambão e toda sua expressão está na voz. É como acontece com teatro de fantoches, onde do ator só se ouve a voz.

Então o leitor tem que passar na voz o peso da leitura. Ele tem que se imaginar como São Paulo falando aos Coríntios; outras vezes terá que imaginar como Deus falou com Moisés. E é aí que você entra com o teatro e com a interpretação.

Dessa forma o leitor vai preparando a assembleia para o Evangelho e depois para a homilia.

Exercícios para voz são os normais do teatro. Se você não faz teatro procure dicas desse tipo de exercícios com quem faz (ou no google).

É preciso também ensinar o leitor a falar no microfone. Tem gente que quase engole o microfone - e tem quem acha que microfone é pra segurar na altura da barriga. Daí ou satura o microfone ou ninguém ouve nada.

Então é preciso ensinar a técnica de falar ao microfone - isso depois que a pessoa já estiver com a leitura preparada.

E depois de tudo isso é preciso saber que mesmo o leitor mais experiente vai ter que ensaiar. A Bíblia tem palavras e nomes difíceis, e se o leitor não ensaiar alguns dias antes pelo menos ele pode tropeçar.

Muitas vezes a falta de uma consoante ou uma mudança na entonação de uma palavra simplesmente destrói todo o sentido da leitura. Por isso depois do leitor entender o que vai ler, ter técnica de dicção e de microfone, ainda assim vai ser preciso ensaiar.

Com crianças é sempre bom ensaiar bem antes. Explicar à elas o sentido da leitura de maneira facilitada, que elas possam entender para dar sentido à leitura. Treinar sempre o microfone com elas e a dicção.

Fazer as leituras é uma grande responsabilidade. Mas é também um grande aprendizado da Bíblia para o leitor. Esse trabalho de interpretação do texto, de entender o que está acontecendo naquele trecho a ser lido, o antes da leitura e o depois (como se faz no teatro: o antes-durante-depois do texto e dos personagens), tudo isso vale como estudo bíblico e aprofundamento nas bases da nossa fé.

Espero ter ajudado.
Paz e bem!
Emílio Carlos

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