quinta-feira, 28 de abril de 2011

Os pais: separados ou não, são catequistas insubstituíveis

A igreja sempre reconheceu o caráter insubstituível das responsabilidades educacionais dos pais acerca de seus filhos, tanto no nível humano como no religioso, pois "a educação na fé pelos pais deve começar desde a mais tenra infância" (CIC 2226).

Sabemos que nossas famílias passam por inúmeras crises. Hoje, em nossas turmas de catequese facilmente encontramos casos de pais separados. Nessa semana mesmo, conversava com uma catequista, onde ela me dizia que no final de semana em que a criança ficava com o pai, ela não ia na catequese. É comum aos perguntarmos o porque da falta da criança no encontro, ela responder meio que sem jeito, que foi por que estava com o pai.
Outro dia, visitando o blog da sheila, ela contava sobre a audiência de conciliação para regulamentar a visitação do pai e ela sendo catequista e mãe cristã, conseguiu incluir entre os itens, o comprometimento do pai em levar os filhos aos encontros de catequese quando eles estivessem passando o final de semana com ele. Achei o máximo, e vou usar desse exemplo para trabalhar com os pais de nossa catequese.
Se os pais se separaram por "N" motivos, isso não tira dos filhos  o direito de serem educados na fé  por parte dos dois.
Leia o texto na íntegra, CLICANDO AQUI 

2 comentários:

  1. É como eu costumo dizer: não importa se é em âmbito civil, militar ou eclesiástico, os pais tem responsabilidades que não devem ser delegadas à escola, polícia ou igreja...

    ResponderExcluir
  2. É meu caro, mas infelizmente hj a educação estão sendo delegadas sim... em muitos casos pela necessidade da mulher trabalhar fora para ajudar o marido, em tantos outros casos, hj em dia muitas mulheres não querem e não gostam de estar à frente do lar e ficar com crianças o dia todo... Conheço casos, que a mãe nem trabalha e coloca uma criança de 02 , 03 anos na escolinha.. e ainda achando que isso é bom! Bom, só se for pra ela... e assim vamos colhendo os frutos dessas criações terceirizadas... Eu fiz a opção de criar meus filhos, renunciei a mim mesma, e não me arrependo em momento algum...
    Abraço Forte Cripple...

    ResponderExcluir

Seu comentário é sempre muito importante!
Não conseguiu comentar?? Calma, não saia ainda, escolha e opção ANÔNIMO e não esqueça de se identificar no final de sua mensagem!
Viu só, que fácil! Volte sempre!