quinta-feira, 14 de abril de 2011

O pároco é a alma da catequese

Por isso, o pároco deve suscitar na comunidade o sentido da comum responsabilidade pela catequese (DGC 225). Por outro lado, como princípio fundamental, assume-se como responsável pela catequese em toda a comunidade. Esta, no entanto, não caminha sozinha: precisa de quem a anime, organize e a faça eficaz em seu seio.

Como animador da catequese comunitária, o pároco deve dedicar seus maiores esforços á formação e à animação espiritual dos catequistas, pois ele é o catequista dos catequistas (DGC 225). Para o pároco, ser catequista supõe compartilhar este ministério com toda a comunidade e com os outros catequistas; se bem embora participe de maneira singular do dom da Palavra de Deus, também participa da responsabilidade de anunciá-la.

O pároco nunca pode renunciar a seu ofício de educador na fé, mesmo quando a organização da catequese esteja tão completa, que dê a impressão de que nada mais falta. Porque, acima de outras funções e obras paroquiais, sua prioridade é a catequese, à qual deve de alcançar uma sólida comunidade de crentes (CT 9). A ele corresponde organizar todo o necessário para o bem espiritual dos fiéis, em razão do direito que o assiste (CIC 213).

A catequese ocupa lugar central nas tarefas do pároco. Entre outras funções, ao pároco corresponde:
* Promover e sustentar a obrigação dos pais acerca da educação cristã de seus filhos, na catequese familiar.
* Organizar um serviço permanente de catequese nas comunidades partícipes da paróquia.
* Promover uma catequese que eduque os fiéis na vivência litúrgica, para o êxito de uma celebração dinâmica, consciente e ativa.
* Sanar as insuficiências na formação catequética dos jovens e dos adultos, assim como de outros setores aos quais a catequese pode não estar chegando suficientemente.

Também corresponde ao pároco integrar a catequese nos planejamentos orgânicos, não somente da paróquia, como também da diocese, de tal maneira que a catequese não permaneça isolada no conjunto da pastoral, e sim integrada a todas as açãoes da Igreja e contribuindo para animar tais ações.
Material extraído do livro: MANUAL DE CATEQUÉTICA - CELAM - Editora Paulus

Sabemos que a função de um pároco não é nada fácil, principalmente  em se tratando de uma paróquia tão numerosa quanto a Capelinha, minha paróquia. Diria que ser pároco aqui é um teste de fogo. Sobrevivem os que realmente tem pulso de ferro ou são como gatos com sete vidas. Passaram por nossa paróquia, inúmeros párocos, todos com seus méritos. Em meus 16 anos de Capelinha, nunca vi um pároco com tanta garra,  ousadia e coragem como Frei Jesus Maria, nosso pároco até final de março de 2011. Esteve conosco por sete anos e hoje está em terras distantes,  continuando sua missão em LÁBREA, no Amazonas.

Sentimos sua partida,  sentiremos sua falta por muito tempo. Nesse exato momento, estamos nos sentindo como orfãos de Pai, daquele pai que esteve  do nosso lado, cuidando, zelando, educando na fé, corrigindo, nos empurrando para águas mais profundas.
As palavras são minhas, mas é o reflexo dos sentimentos de todos os paroquianos, principalmente daqueles  engajados nas diversas pastorais, coordenadores, minitros, catequistas.

É um sentimento de vazio, embora entendamos que um padre tem que estar disponível e ir onde Deus o mandar. Quando leio essa parte desse livro, falando da responsabilidade do pároco com relação a catequese, o que cresce em meu coração e no coração de todos os catequistas da Capelinha, é um sentimento de GRATIDÃO, porque nós tivemos um pároco, exatamente como se pede.

Durante todo o período em que permaneceu na Capelinha, foi  zeloso com a formação de seus agentes de pastoral, nos cobrando o estudo, a leitura. Nunca mediu esforços e sempre financiou a quem quisesse se formar.

Se fez presente,  orientando, organizando, nos motivando nessa etapa de mudança para a catequese estilo catecumenal. Para nós que ainda não concluímos um processo, achamos que ainda não era a hora dele partir. Mas, não cabe a nós decidir isso. Nos resta guardar  seus ensinamentos, regar  as sementes que foram lançadas por  ele, para que nossa catequese frutifique.

Dizemos que o pároco, os padres  passam por nossa paróquia, eu diria que Frei Jesus não só passou, mas deixou marcas profundas, mudou a história de nossa querida Capelinha. Seu esforço, ousadia em acreditar e iniciar o PROJETO A MINHA FÉ CONSTRÓI!  Quantas pessoas não o chamaram de louco, porque o projeto em sua dimensão precisaria de fato de muita loucura,  para se tornar uma realidade. Foi um sonho dele, mas que partilhado com todos os paroquianos está se concluindo. Porisso dizemos que um sonho que se sonha só é loucura, mas um sonho partilhado se torna realidade. Mas, quanto  ao Projeto 'a minha fé constrói", isso é assunto para um outro post.
Nós que ficamos faremos de tudo para que a obra começada por ele, não seja interrompida.

Frei Jesus, nesse post, quero agradecer mais uma vez, publicamente, ou melhor virtualmente  todo seu trabalho, sua amizade, sua paciência, os seus dons colocados à serviço nessa paróquia. Que o senhor seja luz onde quer que vá.
Obrigada, em nome de todos os paroquianos que tem grande estima pelo Senhor! O senhor foi a alma da Capelinha por esses sete anos.

Gracias, muchas gracias!
Hasta la vista!

Imaculada Cintra e Cia


7 comentários:

  1. Oi, Imaculada
    Tenho 23 anos de caminhada na catequese, e fico feliz por ter conhecido e convivido com Frei Jesus. Quando chegou na Capelinha, com suas mudanças eu tinha muito medo, não compreendia muito; torcia muito para que ele nunca chegasse na catequese, para fazer mudanças. Mas certa vez convoca todos os coordenadores para mostrar as mudanças que eram necessárias na catequese, a principio fui contra, acho que fui uma pedra no seu sapato. Aos poucos fui compreendendo, fui sendo catequisada e conquistada por ele que precisavamos entrar na catequese estilo catecumenal. Foi um aprendizado muito bom, formações e mais formações. Frei Jesus nos combrando, mas também nos ensinando, organizando a catequese, nos ensinou a sermos missionários; foi uma convivência de pai. Foi um pároco zeloso, principalmente nas formações.
    Triste com sua partida, saudades tenho muito; mas agradeço a Deus muito por sua passagem por aqui na nossa paróquia da Capelinha; deixou marcas profundas e nos levou a buscarmos sempre águas mais profundas.
    Frei Jesus, que Deus te abençoe em sua nova missão e Maria te proteja com seu manto.
    Beijos e Abraços
    Renata Daniel

    ResponderExcluir
  2. Olá Imaculada

    Belas palavras e merecida homenagem ao nosso pároco frei Jesus, que chegou na capelinha com fama de mão de ferro,mas que aos poucos foi conquistando seus fieis com sua maneira enégirca e ao mesmo tempo dócil. Muito inteligente, bom administrador, conselheiro, uma pessoa que não mede esforços pra fazer e nos ajudar a fazer qualquer coisa que sentíamos dificuldades. Eu em especial quero agradecer a Deus por ter convivido com ele nesses 7 anos de estada aqui na capelinha. Foi meu pai, irmão, e amigo em muitos momentos de minha vida. Siga seu destino e tenho certeza que por onde passares serás muito bem acolhido e deixarás marcas...não é atoa que seu nome é JESUS...
    Permaneça sempre com DEUS e Nossa Senhora Aparecida..
    Um grande abraço de seu amigo sempre...

    Helinho

    ResponderExcluir
  3. Caros amigos e até pouco tempo paroquianos.
    Desde minha nova missão em Lábrea, AM, fico feliz de sentir vosso animo e palavras pelo meu passo na capelinha. Podem ter certeza que nao foi eu que fiz tanta coisa como vcs dizem. Apenas prestei ouvido ao dizeres da Igreja, da CNBB, e entendi por experiencia, que algo deviamos fazer.
    Depois o caminho iniciado foi nos dizendo como é grande a porta que Deus abre, quando nos acreditamos.
    Seguimos na caminhada, agora entre o povo simples da amazonia, os ribeirinhos e indios...
    Deus nos ilumine para aprender tb aqui como aprendi com vcs.
    Continuo na caminhada, tal vez preparando uma formação para a Prelazia de toda essa catequese.
    Deus vos abençõe.
    Grato. Jm.

    ResponderExcluir
  4. Olá Imaculada
    Preciso dizer que serei sempre muito grata ao que Frei Jesus realizou na minha vida enquanto catequista e também enquanto cristã, contribuiu muito para minha conversão, sempre nos ensinando e nos formando. Verdadeiramente cumpriu seu papel de pastor ao passar pela minha vida, pois me mostrou os caminhos nos quais deveria seguir. Sentirei muita falta de seus ensinamentos e também de sua amizade (sentirei falta também da tortilha espanhola rs rs). Frei Jesus muito obrigada por tudo! Seja feliz e que Deus te abençoe.
    Thais Diniz - Comunidade São Francisco Xavier

    ResponderExcluir
  5. Oi...Imaculada,é verdade todo o seu relato e bem sabemos a dificuldade que todos nós temos do "novo" quão complicado foi,mas hj vemos a diferença de como estava e como está nossa cateqese e graças a atenção que recebemos em formações mensais,cursos da diocese,etc.Frei Jesús, sempre aberto e disposto a nos acompanhar naquilo que nossa igreja pede.Por isso nosso eterno agradecimento a esse SERVO FIEL DE DEUS.Saudades e parabéns a comunidade que agoea o recebe. bjs


    ÂNGELA RITA

    ResponderExcluir
  6. Ola Imaculada,e com enorme prazer e alegira que venho por meio deste comentario falar desse grande e eterno paroco, frei jesus.
    Pessoa que no tempo de caminhada na capelinha esteve sempre presente em todas as pastorais dando o apoio e atencao necessaria para o crecimento tanto da pastoral quanto das integrantes da mesma.
    Me sinto muito honrrado e feliz por te-lo conhecido e hoje estou muito realizado por contribiução dele.onde me apoiava em momentos diversos,desde uma decisao para o grupo de joves,a qual eu era coodenador,ate dar forças no momento mais dificil da minha vida que foi a perda da minha mãe neste ano.
    Dizia ‘força menino’ e aquelas palavras me deixava confortado.
    Acredito que todos que conheceram Frei Jesus,tem u testemuno de vida para contar e dessa forma expressar o grande amor que ele,transmitiu para todos nos...
    O que tenho a dizer acerca de tudo isso e apenas...
    MUITO OBRIBADO FREI JESUS..
    Exemplo de paroco,frei,pessoa,amigo,pai,humildade,irmao,animador,e o maior de tudo exemplo de amor...
    Abrazos Pedro Paulo

    ResponderExcluir
  7. paz e bem em nosso senhor jesus cristo...

    ResponderExcluir

Seu comentário é sempre muito importante!
Não conseguiu comentar?? Calma, não saia ainda, escolha e opção ANÔNIMO e não esqueça de se identificar no final de sua mensagem!
Viu só, que fácil! Volte sempre!