domingo, 3 de abril de 2011

Nunca desista daqueles que Deus te confiou!

 Olá!! Pra quem disse que está com saudades de meus relatos, aí está minha mais recente alegria!!!! Alegrem-se comigo!!

Algum tempo atrás, escrevi um texto com o título: Eu fiz a diferença na vida deles...” Terminei o texto dizendo: Vou tentar e tenho fé que vou conseguir. E lancei um desafio aos catequistas: “Já pensou se cada catequista pudesse ir atrás de um garoto desses,   mostrando que ele é um filho amado por Deus, convidando a participar  com os outros catequizandos?

Bom, o tempo passou, no texto eu relatava minha luta para colocar na catequese algumas crianças que moram quase que de frente à minha paróquia. Diria que para se achegar a eles, basta ir para outra margem da “rua”.
Garotos com um histórico  triste, os mais desfavorecidos da comunidade.  Garotos que ficam olhando os carros em troca de alguns trocados. Garotos que buscam,  quem sabe,    um pouco de atenção, carinho, amor. Alguém que os olhe nos olhos e os chame pelo nome, que os cumprimentem e não os ignore como se fossem “pedras”.
Nunca desisti deles. Nunca tive medo deles. Sim, medo, porque muitos pagam de medo deles estragarem seus carros. Eu nunca dei um centavo e eles nunca me pediram. Me respeitam e eu os respeito. Procuro sempre me aproximar deles, toco, abraço, beijo, partilho, como das pipocas deles. Tento levá-los para a catequese desde os oito anos. Hoje são adolescentes de 13, 15 anos.
Um deles, freqüentou alguns encontros , mas depois acabou sumindo e eu até disse que não iria mais atrás, que não adiantava, que se eles não queriam, não adiantava forçar a barra. Mas, no fundo, estava frustrada por não ter conseguido.
Semanas atrás, numa terça feira,  chego pra missa, e lá está minha “pedrinha” na porta da Igreja, me  olha desconfiado e pergunta: “Imaculada, que dia mesmo é a catequese?”
Eu fiz cara de triste(pra não falar que fiz birrinha) e até pensei em nem dar bola, dar as costas e seguir adiante, mas não consegui e respondi: “A Catequese é na quarta, amanhã, mas você sumiu, deduzi que não quer mais ser batizado, nem receber a Eucaristia, fazer o que neh! ... Mas se mudar de ideia, estou te esperando amanhã”.
Fui pra missa!
No outro dia, era nosso encontro do lava pés. E adivinha quem foi o 12° discípulo? Ele, o Pablo. Fiquei feliz e entendi que não deveria desistir dele. Mas, meu coração estava apertado, pois já havia acontecido os batizados dos catequizandos. Mesmo assim, no final do encontro, o chamei para um dedo de prosa sério, onde fiz algumas perguntas: Você,  o que quer da vida, quer ser batizado? Quer fazer a primeira Eucaristia? Quer se crismar? Enfim, quer se tornar um cristão?
A cada pergunta, ele me respondia: “Sim, eu quero”
Se você quer de verdade,   se compromete em continuar e freqüentar os encontros com seriedade, vou interceder por você, ver se consigo permissão para o seu batizado. Lá fui e consegui.
O batizado aconteceu nesse domingo.
Estou muito feliz, porque sei que através dele, os outros virão.  Ganhei meu domingo, minha semana, meu mês. Espero, de verdade fazer a diferença na vida desse garoto!
Nunca desista de nenhum daqueles que Deus te confiou.




 O Pablo, é o de camiseta branca, os dois grudados em mim, são gêmeos, Andriel e Andrielly, meus futuros catequizandos, estão ansiosos para entrar na catequese, a de roupa florida, Maria Helena, já está na catequese e a de azul listrado, Amanda  não está,  mora muito longe da paróquia, mas em nossa saida para o almoço, aproveitamos para falar sobre várias coisas, inclusive da importância de ser ter Deus, de ter uma religião. Foi um dos almoços mais gratificantes que já tive. Essas pessoinhas especiais só precisam de alguém para ouvi-los e orientá-los, porque eles tem muita coisa para partilhar. Me cortou o coração, quando cada um queria falar primeiro que o outro suas realidades, embora sejam todos de uma mesma família. "Eu não tenho pai, não o conheci" "Nós perdemos nossa mãe quando a gente era bebê" "Meu padrastro morreu agora em Janeiro". Fui aos poucos tentando colher algumas informações, até que rimos muito quando uma diz "Ih, essa coisa de pais, nem tente entender, porque nem eu entendo, é cada um de um pai diferente". srsrsr. Rir pra não chorar neh!

5 comentários:

  1. BOM dia..parabéns que vc continue sempre assim:inquieta,lutadora por seus ideais de ter e fazer uma evangelização consciente.bjs


    ÃNGELA RITA

    ResponderExcluir
  2. Querida Imaculada, como é importante SER na vida do outro a imagem de CRISTO, que bate a nossa porta, que perambula pelas ruas, que esta no carcere e não sabe o que é ser amado. Ser catequista é ser CRISTÃO, e ser cristão é viver o que São Paulo nos ensina "VIVER PARA MIM É CRISTO",precisamos ter coragem de olhar o outro e ama-lo independente de sua situação, social, econômica, etc. Um beijo e que Deus nos de a graça de a cada dia ser luz na vida do outro.

    Paulinho

    ResponderExcluir
  3. Oi, Imaculada
    Fico feliz de ver que você é uma catequista de ação; muitas vezes somos convardes e não nos aproximos das pessoas, principalmente os mais humildes.
    Parabéns por ser Cristo na vida destas crianças.
    Deus te abençoe sempre a você e sua família.
    Beijos
    Renata Daniel

    ResponderExcluir
  4. Eu Também sô afilhada dela e amoo muito ela e fico muito feliz por minha madrinha tentar e conseguir um seremos catequistas juntas e concerteza te ajudareii muito e muitas caminhadas como vc fez com o pablo ! beijooos te amooo muito muitooo madrinha ! (minha segunda mãe)

    ResponderExcluir
  5. Imaculada,

    Fiquei emocionada com a história desse menino e feliz em saber que venceu essa batalha. Sabemos que no dia a dia do catequista muitos obstáculos surgem, mas com perseverança e persistencia as barreiras são rompidas.
    Parabéns por fazer mais um seguidor de Cristo e que continue sempre a espalhar o amor e a palavra de Cristo a todos.
    Fico feliz em conhecer e conviver com uma pessoa tão especial!
    Beijos
    Lidiane - Catequese Perseverança

    ResponderExcluir

Seu comentário é sempre muito importante!
Não conseguiu comentar?? Calma, não saia ainda, escolha e opção ANÔNIMO e não esqueça de se identificar no final de sua mensagem!
Viu só, que fácil! Volte sempre!