terça-feira, 26 de abril de 2011

Missa Dominical

Um dos desafios maiores na catequese é fazer com que nossos catequizandos criem o hábito da missa dominical. Quando é chegado o momento da primeira Eucaristia, isso nos pesa, porque como receber Cristo na Eucaristia, se não participam da missa. Gera também uma certa inquietude com relação aos pais, se torna uma coisa até chata ter que ficar alertando (pra não dizer cobrando) os pais com relação à missa. Enfim, essa dificuldade é geral em todo canto do Brasil e também fora dele. Vejo que esse pequeno texto de Dom Odilo é oportuno para se trabalhar num encontro de pais. Que tal, dividi-los em grupo para que reflitam e tirem suas conclusões, dando abertura para que coloquem suas dúvidas, certezas e incertezas com relação a Santa Missa. Mais que um dever, a missa é um direito que temos...Fica a dica!!
Uma santa terça feira da oitava da páscoa para todos!


"Há quem pergunte se a participação na Missa dominical continua a ser obrigatória. Certo, a Igreja mantém o preceito da Missa dominical, como no passado. Mas a pergunta poderia trair um lamentável equívoco na compreensão do preceito.
O acento não deve ser colocado como obrigatoriedade. Mas na importância e na beleza dessa ação de vida eclesial. Ninguém afirmará que somos obrigados a amar, a nos alimentar, a cultivar bons hábitos de saúde...
Tudo isso, mais do que obrigatório, é condição para viver. Da mesma forma, a Missa dominical é condição para viver como discípulos de Jesus Cristo e membros da Igreja; sem isso, é difícil e até impossível manter a fé e cultivar a vinculação com a Igreja."

Dom Odilo Scherer

2 comentários:

  1. Parabéns pelo post Imaculada, com certeza esse tema é muito pertinente, um grande desafio NÃO SÓ para a catequese, mas para toda a Igreja, deveria ser uma preocupação de toda a Comunidade, não só dos catequistas. Realmente, acho que isso é uma ferida aberta nas Comunidades, é preciso fortalecer a UNIDADE, não é mesmo? Também apreciei muito as palavras de nosso Cardeal, o admiro profundamente, pois a sua sabedoria sempre é expressada com extrema candura e paciência!
    Ops, falei demais,rsrrs.
    Bjos!

    ResponderExcluir
  2. Falou demais não Cátia, suas palavras são sempre bem vindas!!
    abraços!

    ResponderExcluir

Seu comentário é sempre muito importante!
Não conseguiu comentar?? Calma, não saia ainda, escolha e opção ANÔNIMO e não esqueça de se identificar no final de sua mensagem!
Viu só, que fácil! Volte sempre!