quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Estágio Pastoral?????


Etiquetar garrafas, fazer bola de meia, recortar  tablado, elaborar perguntas, fazer um marca texto para encerramento do mês da Bíblia, ufaa!! Tenho um defeito grave, não consigo me preparar com antecedência, deixo tudo pra quarta, dia do encontro. 
Montei o boliche, era hora de testar se deu certo, coloquei meu filho pra jogar a bola e reclamou que a garrafa estava muito pesada, mas achou interessante e disse: "Mãe, eu queria fazer catequese com você!". Ele tem 12 anos e está no segundo ano da catequese de perseverança. Não perdi a oportunidade e disse que quando ele fosse fazer o "estágio pastoral", que poderia ficar comigo, ajudando na catequese.
Estágio pastoral? Que isso?
De fato, ele não conhece, pois isso "ainda" não existe aqui, mas acho que deveria, ouvi essa experiência na assembléia, de uma diocese , que no último ano de crisma, os jovens faziam um estágio pastoral, para ver onde queria servir depois que crismasse. Achei o máximo, pois eles saem da crisma sem saber quais são as pastorais existentes na paróquia e  qual o trabalho que cada uma realiza. (Tem exceções...)
Claro que joguei verde, falei com ele, como se existisse, até pra ver sua reação, ele ficou quieto escutando e de certo pensando nesse tal estágio pastoral.
Perguntei a ele: "Porque crismar?" Você acha que crismou, acabou com tudo? Tá livre da Igreja? De que adiantou se tornar um adulto na fé? Pra enterrar seus dons?
Não! quando crismar, chegou sua hora de trabalhar, mocinho. Você vai descobrir qual seu dom, se quer ser um catequista como sua mãe, se quer trabalhar na liturgia, se quer trabalhar com jovens. Tem um monte de coisas que você pode escolher. Ele não me respondeu nada, mas amaria se fosse comigo pra catequese.
O padre Marcelo, quando esteve aqui, ele relatou como acontece na sua paróquia, tudo bem que é uma paróquia pequena, o que facilita essa prática. No último ano de crisma, o catequizando tem que participar de uma pastoral, senão,  não recebe o sacramento. E não recebe mesmo, não tem choro, nem vela. Quando chega a celebração da crisma, o coordenador da pastoral apresenta o ou os catequizandos:"Eu sou da pastoral tal e esses catequizandos faz parte de minha equipe, eles podem receber o crisma". Puxa! eu achei que precisa ter muita atitude pra isso. Então, perguntei se todos recebiam o crisma? Ele disse que sim, que aquele que ainda não tivesse em nenhuma pastoral, que faria novamente aquele ultimo ano. Uma idéia! Pois não é esse nosso dilema,  fazer com que nossos catequizandos se sintam como parte integrante da comunidade?
Bom! isso, porque eu estava falando sobre boliche! Mas gente, amei o boliche, uma maneira gostosa de rever os encontros. E vi que preciso reforçar muitas coisas com eles. Aprovei e indico! Por causa da chuva, faltaram cinco crianças. Será mesmo que foi por causa da chuva?

4 comentários:

  1. Estágio Pastoral? Que isso?

    Quando eu fizer isso, eu vou fazer catequese com você

    Bjoo Te ammo...

    Filipe.

    ResponderExcluir
  2. E você, será meu estagiário preferido! Tb te amo um tantão!!!
    Mamãe!

    ResponderExcluir
  3. Amiga, vc é demais! haja tempo e criatividade! bjs

    ResponderExcluir
  4. Imaculada,
    Olha quando o Pe.Marcelo contou sobre o estágio pastoral para os catequisandos da crisma, fiquei a pensar porque não fazer aqui, precisamos estudar mais o assunto, e quem sabe não implataremos o estágio pastoral e quem sabe a turma de seu filho já experimente, estou pensando neste assunto.
    Beijos
    Renata Daniel

    ResponderExcluir

Seu comentário é sempre muito importante!
Não conseguiu comentar?? Calma, não saia ainda, escolha e opção ANÔNIMO e não esqueça de se identificar no final de sua mensagem!
Viu só, que fácil! Volte sempre!