quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Jesus Chama seus colaboradores...

O meu encontro de catequese dessa semana foi sobre: "Jesus chama seus colaboradores". Como estávamos, iniciando o mês de setembro, preparamos uma estante da Palavra bem bonita, ensaiamos com eles uma musiquinha sobre a Bíblia, fizemos uma procissão de entrada, com a Bíblia e duas velas. Entraram, enquanto cantávamos, ficaram postas até que eu proclamasse a passagem Bíblica para o tema do dia. E fizeram tudo com seriedade, todos de pé em volta da Palavra.  Simples neh, precisava eu relatar isso? Mas, o que mais me alegrou, foi escutar de um catequizando que olhando uma imagem de um Ambão que fazia parte da ambientação, disse: "A nossa, está igual essa foto". Ele fez a ligação da nossa mesa da Palavra com a que é proclamada as leituras na missa. São coisas simples que podemos fazer, enriquecendo os laços entre catequese e liturgia. Tenho trabalhado muito com a fototeca, eles já estão afinados, já olham as imagens, escutam a palavra e já deduzem que temos que mudar aquelas situações. Nesse encontro, levei imagens de situações onde precisa-se da intervenção dos colaboradores de Jesus no nosso meio: Crianças passando fome, abandonadas, sem escola, idosos sendo maltratados, guerras, enfim, fotos de calamidades é o que não falta... Coloquei também umas pegadas entre as imagens, lembrando que estamos aqui nessa caminhada para servir a Cristo na pessoa do irmão. Pra finalizar, contei a historinha da "assembléia na Carpintaria", mostrando que somos todos diferentes, mas que Deus usa todos para a construção do Reino. Só houve um pequeno tumulto, queriam saber qual ferramenta cada um representava, mas,  percebi que era unicamente para encontrar os defeitos, e já fui logo dizendo que Deus não valoriza nossos defeitos, mas trabalha com nossas qualidades. Essa parábola você encontra na barra lateral em marcadores: Parábolas.
Enfim, sai desse encontro, mais consciente de que nossa missão é muito importante, que somos apenas instrumentos nas mãos desse grande carpinteiro.

Um comentário:

  1. Oi Imaculada. Este seu encontro catequético deve ter sido mesmo muito rico. Imagino as crianças todas concentradas e atentas. Conheço o texto "Assembléia na carpintaria". Veio realmente a calhar com seu encontro. Muito bom qdo os temas conseguem realmente "chegar" até as crs e percebemos seu envolvimento com os mesmos. Parabéns.

    ResponderExcluir

Seu comentário é sempre muito importante!
Não conseguiu comentar?? Calma, não saia ainda, escolha e opção ANÔNIMO e não esqueça de se identificar no final de sua mensagem!
Viu só, que fácil! Volte sempre!