quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Santos anjos do Senhor, olhai por nós!

Que o anjo de Deus seja a tua força

Hoje, a Igreja celebra a festa dos Arcanjos Miguel, Rafael e Gabriel.
Como é maravilhoso contar com a ajuda dos santos anjos! Atuando em nome de Deus, eles nos guardam e zelam pela realização dos desígnios do Senhor em nossa vida.
Santo Padre Pio tinha um edificante costume de invocar constantemente a presença desses seres celestes em sua vida e dizia frequentemente aos peregrinos que se dirigiam ao convento onde ele residia: “Que o anjo de Deus te acompanhe. Que o anjo de Deus seja a tua luz, o teu auxílio, a tua força, o teu conforto e teu guia”.
Abramo-nos a essa experiência com os santos anjos e peçamos o auxílio deles em todos os momentos e situações de nossa vida e também a tantas pessoas necessitadas. Rezemos: São Rafael com Tobias, São Gabriel com Maria, São Miguel com todas as hierarquias, abri para nós esta via.
(Luzia santiago)




ORAÇÃO
Ó DEUS, QUE ORGANIZAIS DE MODO ADMIRÁVEL O SERVIÇO DOS ANJOS E DOS HOMENS, FAZEI QUE SEJAMOS PROTEGIDOS NA TERRA POR AQUELES QUE VOS SERVEM NO CÉU. POR NOSSO SENHOR JESUS CRISTO, VOSSO FILHO, NA UNIDADE DO ESPÍRITO SANTO.

É preciso saber que a palavras anjo indica o ofício, não a natureza. Pois estes santos espíritos da pátria celeste são sempre espíritos, mas nem sempre podem ser chamados anjos, porque somente são anjos quando por eles é feito algum anúncio. Aqueles que anunciam fatos menores são ditos anjos; os que levam maiores notícias, ARCANJOS.
Foi por isto que à Virgem Maria não foi enviado um anjo qualquer, mas o arcanjo Gabriel; para esta missão, era justo que viesse o máximo anjo para anunciar a máxima notícia.
Por esse motivo também a eles são dados nomes especiais para designar, pelo vocábulo, seu poder na ação. Naquela cidade, onde a plenitude da ciência pela visão do Deus onipotente, não precisam de nomes próprios para se distiguirem uns dos outros. Mas quando vêm  até nós para cumprir uma missão, trazem também entre nós um nome derivado dessa missão. Assim MIGUEL, significa: "Quem como Deus?"; GABRIEL, "força de Deus"; e RAFAEL, "Deus cura".
Todas as vezes que se trata de grandes feitos, diz-se que Miguel é enviado, porque pelo próprio nome e ação dá-se a entender que ninguém pode por si mesmo fazer o que Deus quer destacar. Por isto, o antigo inimigo, que por soberba cobiçou ser igual a Deus, dizendo: Subirei ao céu, acima dos astros do céu erguerei meu trono, serei semelhante ao Altíssimo (cf Is 14,13-14), no fim do mundo, quando será abandonado ás próprias forças para ser destruído no extremo supl[icio, pelejará com o arcanjo Miguel, como diz João: Houve uma luta com Miguel arcanjo (Ap12,7)
A Maria é enviado GABRIEL, que significa"Força de Deus". Vinha anunciar aquele que se dignou aparecer humilde para combater as potestades do ar. Portanto devia ser anunciado pela força de Deus o senhor dos exércitos que vinha poderoso no combate.
Rafael, como dissemos, significa "Deus cura", porque ao tocar nos olhos de Tobias como que num ato de cura, lavou as trevas de sua cegueira. Quem foi enviado a curar, com justiça se chamou "Deus cura".
( Do livro Liturgia das horas )

HINO
Lá do alto enviai-nos, ó Cristo,
vosso anjo da paz, São Miguel.
Sua ajuda fará vosso povo
crescer mais, prosperando, fiel.

Gabriel, o anjo forte na luta,
nosso tempo sagrado visite,
lance fora o antigo inimigo
e, propício, conosco habite.

Envia-nos dos céus Rafael,
o bom anjo que cura os doentes,
para todos os males sarar
e guiar nosso atos e as mentes.

Cristo, glória dos coros celestes,
vossos anjos nos venham guiar,
para, unidos a eles um dia,
glória eterna ao Deus Trino cantar
.
Reginaldo Manzoti  - Arcanjos




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é sempre muito importante!
Não conseguiu comentar?? Calma, não saia ainda, escolha e opção ANÔNIMO e não esqueça de se identificar no final de sua mensagem!
Viu só, que fácil! Volte sempre!