terça-feira, 28 de setembro de 2010

Catequistas, anjos ou colaboradores?

Estava numa formação, quando o padre pergunta: "Quem vocês acham que desempenham o papel de "anjo" na vida do catequizando? No meu coração eu já tinha a resposta, pois jurava ser o catequista. Quando ele responde: "Eu sei, que muitos estão pensando ser o catequista, mas não é, quem desempenha o papel de anjo na vida deles, são os padrinhos, vocês catequistas são apenas colaboradores, CO LA BO RA DO RES..." Foi uma surpresa geral,  e até uma decepção.
Precisamos lembrar isso a eles, pois o papel do padrinho anda meio esquecido. Na catequese estilo catecumenal, o padrinho tem papel importantíssimo. Mexemos com eles, quando o pai não assume a responsabilidade com a catequese dos filhos, temos o direito de cobrar do padrinho, inclusive na ficha do catequizando, tem um espaço para os dados dos padrinhos.
Aconteceu comigo, no início da minha catequese, tinha uma catequisanda que faltava muito, tentava falar com os pais e nunca conseguia, os pais são separados. Então, liguei para madrinha e coloquei  pra ela o que estava acontecendo e a encarreguei de falar com os pais, e disse que ela como madrinha, deveria ajudar na educação da fé, e que era chegado o momento, disse que a afilhada estava precisando e falei sobre o que estava acontecendo e minha dificuldade em manter contato com os pais. A madrinha, ficou um pouco surpresa, mas me prometeu que tomaria as providências e tomou mesmo. E liguei mais de uma vez, pois foi necessário e ela sempre se prontificou a ajudar. Tudo bem que  a menina chegou brava no encontro e até meio que de cara virada comigo, dizendo: "Você ligou para minha madrinha neh!" Ela comeu minha orelha e falou um monte de coisas. Não ligue mais pra ela."
Eu fiquei quieta e expliquei o porque, mas no fundo estava muito contente com a atitude da madrinha, fez o seu papel, foi anjo, zelou, cuidou, orientou...
Então, meus queridos, os anjos não somos nós, são os padrinhos. Somos, apenas colaboradores. Caimos de posto? Não! Atuamos na vida dessas crianças, como pessoas que AJUDAM os pais e padrinhos na educação da fé. Esse é nosso papel. Colaboradores.
Mas tudo isso pra dizer que amanhã, dia 29, é dia dos arcanjos: São Rafael, São Gabriel e São Miguel e olha onde fui parar.
Falaremos um pouquinho sobre essas criaturinhas angelicais, amanhã...
Durma com seu anjo da guarda e acorde com os arcanjos!

Ah!!  Cá entre nós, na verdade, continuo achando que somos anjos sim na vida deles!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é sempre muito importante!
Não conseguiu comentar?? Calma, não saia ainda, escolha e opção ANÔNIMO e não esqueça de se identificar no final de sua mensagem!
Viu só, que fácil! Volte sempre!