quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Porque setembro mês da Bíblia?

Santo Livro! Santo Livro, louvado seja Deus por seus autores, louvado seja Deus por seus leitores...


Celebramos a Bíblia no mês de setembro, pois celebramos no dia 30,  São Jerônimo, responsável pela tradução da Bíblia do Grego, hebraico e Aramaico para o Latin. Pouco a pouco, logo após a tradução para o latin, a Bíblia foi sendo traduzida em mais línguas, até chegar ao que temos hoje: o livro mais lido mundialmente.
Me lembro, quando ainda criança, meu pai ter me mostrado uma imagem de São Jerônimo e imagino que tenha explicado quem era ele, mas eu só guardei sua fisionomia. Como toda criança, sempre imaginei DEUS uma pessoa idosa, com uma barba branca enorrrrrme e com um olhar severo, assim ele é retratado. Então, achava que São Jerônimo era bem parecido com Deus.
Sempre no mês da Bíblia, recordo muito do meu pai, pois a imagem que guardo dele é sentado numa poltrona, com suas pernas cruzadas, lendo a Bíblia. E ele não lia  numa leitura silenciosa, ele fazia questão de ler em voz alta para que todos pudessem ouvir. Vez ou outra, eu parava para escutar, mais em respeito à ele, porque não entendia muita coisa, como por exemplo, quando ele lia aquela passagem: "é mais fácil um camelo passar pelo fundo de uma agulha, que um rico entrar no Reino dos céus." Ficava eu, horas imaginando aquela situação, porque na minha inocência achava que era o camelo animal, depois de muito tempo, mas muito tempo mesmo,  que vim a saber do que se tratava esse tal camelo. Uhmm! esse livro tem uma coisas bem estranhas, pensava eu.
Na minha juventude, ele ainda continuava a fazer suas leituras em voz alta, com o mesmo desejo, que os filhos ouvissem e também porque participando da equipe de liturgia,  sempre  treinava as leituras. Meu pai, faleceu há 20 anos atrás, participando de uma missa, proclamando a Palavra de Deus, a primeira leitura. Sabe, que nunca tive a curiosidade de saber qual foi a leitura, vou pesquisar.
Meu pai, meu grande catequista! 


Deixo algumas sugestões para o Mês da bíblia:
Teatro infantil: http://mais.uol.com.br/view/337113
Conhecendo a Bíblia, com Dom Orani Tempesta. Muito bom para trabalhar com os pequenos:
http://mais.uol.com.br/view/319536

Um comentário:

  1. Imaculada,hoje dia 14/09 na missa em minha comunidade fizemos o dialago entre a carol e ana que eu peguei em seu blog sobre a biblia o padre gostou muito e amanha eu vou levar os materiais sobre a biblia que vc me mandou. É muito interesante. Depois ti conto como foi xau..........
    elisete - Franca -Sp
    Comunidade São Francisco de Assis

    ResponderExcluir

Seu comentário é sempre muito importante!
Não conseguiu comentar?? Calma, não saia ainda, escolha e opção ANÔNIMO e não esqueça de se identificar no final de sua mensagem!
Viu só, que fácil! Volte sempre!