segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Rito de entrada ou admissão...

Por ocasião do Ano catequético em 2009, propomos a mudança para o estilo catecumenal aqui na Paróquia, sentimos ser o momento ideal , pois  a tendência é que  tudo se esfrie e ninguém mais se fale em catequese. Mas, estou contente e até um pouco surpresa ao ver que o tema “INICIAÇÃO CRISTÔ ainda continua sendo assunto de discussão em nossa Igreja e com propostas concretas. O Espírito Santo está insistindo. Muitos estão acordando, muitos ainda dormem sono profundo. Fico triste de ver que existem catequistas que até tentam alguma mudança, mas são barrados pelo próprio pároco. Isso não só nos estriste, mas chega a nos revoltar.

Por outro lado, existem tantas iniciativas lindas por esse Brasil ,de párocos que investem na formação de seus catequistas,  tentando dar um rosto novo pra catequese. Que fazem da catequese uma prioridade.

Ano passado, participei de uma formação destinada à seminaristas, fiquei feliz de ver que nossos futuros padres estão estudando sobre INICIAÇÃO CRISTÃ, sobre a importância da catequese numa paróquia, ao menos assim, temos uma chance de termos padres conscientes futuramente. Mas, os que já são padre por algum tempo? Nos perguntamos se é necessário o aperfeiçoamento em todas as profissões, porque não na Igreja, porque não com os padres?  A igreja é responsável de formar Cristãos e isso é muito mais que uma profissão.
 Se não parte dos párocos, porque não partir dos catequistas, dos coordenadores de catequese. Recebeu um não do pároco, vai pro Bispo, brigue, mostre o que a Igreja está propondo, temos tantos documentos, estudos que nos servirão de apoio nessa luta.

Ontem, foi a missa de entrada dos catequizandos que iniciaram em agosto. Os catequistas fizeram um trabalho rígido com os pais, explicando o sentido dessa celebração, a presença na celebração foi ótima. Ficamos felizes e parabenizo os catequistas por sua dedicação. Valeu todo esforço.

Essa celebração de entrada no catecumenato, chamada também de rito de admissão, acontece após alguns encontros, que chamamos pré catecumenato. Depois de ter trabalhado a identidade com eles, de mostrar que eles fazem parte dessa comunidade, eles respondem nessa celebração se realmente querem ser cristãos, dizem o que pedem a Igreja. Estas perguntas são feitas na porta da Igreja e depois de respondidas,  são convidados a entrar para ouvir a Palavra de Deus. São marcados com o sinal do cristão, o sinal da cruz, lembrando-se de Jesus Cristo e de seu amor por eles.

Nessa celebração acontece também a entrega do livro da Palavra de Deus, pedindo para que ela seja luz para a vida de cada um desses catequizandos.

É uma celebração linda, mas que os catequistas vão precisar reforçar sempre aos catequizandos e pais, para que  entendam tudo o que aconteceu. Porque senão, serão apenas ritos.







Esses ritos você pode encontrar no RICA(ritual de iniciação Cristã com adultos). Existem também outros livros, como por exemplo: Uma proposta de catecumenato com o rica simplificado, de padre Lúcio Zorzi, editora Paulinas. Busque, estude, queira isso para a catequese em sua paróquia.

Testemunho.: Não nos arrependemos em nenhum momento de termos mudado para o estilo catecumenal. É uma proposta riquíssima, que aos poucos vamos entendendo e fazendo com gosto. Ainda não temos um processo inteiro percorrido, mas já podemos perceber os avanços. Temos consciência de que podemos melhorar em  muita coisa.

Um comentário:

  1. Lindo de ver e saber que alguns vivem esta catequese. Parabéns a todos os catequistas que se empenharam e não tiveram medo de mudar....para melhor. bjs

    ResponderExcluir

Seu comentário é sempre muito importante!
Não conseguiu comentar?? Calma, não saia ainda, escolha e opção ANÔNIMO e não esqueça de se identificar no final de sua mensagem!
Viu só, que fácil! Volte sempre!