sábado, 30 de outubro de 2010

"Senhor, para os que crêem em vós, a vida não é tirada, mas transformada".


A morte... Mesmo sabendo que essa é nossa única certeza,  ela é difícil de ser entendida, muitas vezes, difícil de ser aceita. Saber conviver com essa ruptura, só mesmo com o passar do tempo.Se para nós adultos, não é facil, muito menos para nossos pequenos.  
 Se perguntamos: Quem quer ir para o céu? EUUUUUUUUU! Num só coro todos respondem. Agora se a pergunta muda: "Quem quer morrer? Uhmmmmmm!! Não preciso responder.
Nesses meus quinze anos de catequese, nunca havia programado uma visita ao cemitério com meus catequizandos. E nem essa, eu programei, foi no susto mesmo. Segui os passos de minha querida amiga e catequista Angela Rita. Percebi que não há maneira melhor de falar sobre a realidade da morte, do que nesse "Campo Santo", assim deveríamos chamar o cemitério, lugar onde estão guardados os restos mortais de nossos entes queridos. Quanto receio, quanta coisa errada nos foi transmitida e ainda continuamos a passar sobre tudo que envolve a nossa irmã morte, como dizia São Francisco. Enquanto caminhavamos, fui escutando os "causos" contados por nossos pequenos, coisas que escutaram ou leram e ficaram guardadas. Tentamos na medida do possível, desmistificar algumas coisas. Rezamos, cantamos, pedimos a intercessão daqueles que estão na morada eterna. Avalio como positivo, esse gesto de visitar esse lugar sagrado. Tenho certeza que esses poucos catequizandos que disseram SIM, nunca vão se esquecer desse momento. Agradeço a Deus por essa oportunidade. Foram momentos de muita paz!
*******
dignidade das sepulturas e dos cemitérios.
O cemitério faz parte da paisagem da cidade ou do povoado. O amor que temos pela vida e pelos entes queridos se reflete no zelo pelo lugar onde estão sepultados os seus restos mortais. O estado em que estão conservados os cemitérios reflete o nível de vida humana, familiar, religiosa e social da "comunidade dos vivos".
Infelizmente, em muitos lugares e em muitos casos, os cemitérios apresentam um estado de desinteresse e abandono. Faz-se um apelo, às famílias, que mantenham as sepulturas dos seus parentes em estado de dignidade, de limpeza, assim como pede a memória dos seus parentes sepultados.

Um comentário:

  1. eu fuii..olha parece q o meu medo está acabando!
    olha foi uma coisa muito legal visitamos tumulos foii muito legal,
    depois de muitas explicações intendi oque realmente é o cemitério(campo santo)lá é uma verdadeira paz!

    ResponderExcluir

Seu comentário é sempre muito importante!
Não conseguiu comentar?? Calma, não saia ainda, escolha e opção ANÔNIMO e não esqueça de se identificar no final de sua mensagem!
Viu só, que fácil! Volte sempre!