segunda-feira, 25 de outubro de 2010

As lições dos santos que celebramos hoje...

Estava lendo sobre a vida dos três santos que a Igreja hoje celebra.  Quantas lições eles nos deixam. Todos temiam muito a Deus. São  Crispim e São Crispiniano, seu irmão. São Crispim, é padroeiro dos sapateiros. Que ele interceda por toda nossa cidade de Franca, pois a maior parte da população francana está direta ou indiretamente ligada ao setor  calçadista.

Santo Antônio de Sant'Anna Galvão, o primeiro santo brasileiro, canonizado em 11 de maio de 2007, linda a história dele, a garra desse homem. Vale a pena no dia de hoje,  conhecermos um pouquinho sobre ele e quem sabe aprederemos a lutar pela nossa catequese, ou por algum projeto mais ousado, não desistindo na primeira dificuldade.

Fiquei apaixonada pela história de vida de São Gaudêncio, a começar por seu nome. Gaudêncio - seu nome significa "alegria constante". Era exatamente assim que ele pregava o evangelho, com uma alegria contagiante. E com isso ele atraia multidões.

Relembrando... Quando  eu era ainda  jovem,  com meus 16 anos, trabalhava numa grande empresa, calçadista é claro, trabalhei até minha segunda gravidez. Comecei na área de produção e depois de alguns meses, fui transferida para área administrativa. Trabalhava com serviços Gerais de secretaria e comunicações. Fui formada e orientada para sempre sorrir. O sorriso é o cartão de visita de uma empresa, então minha responsabilidade era grande. Aprendi direitinho. Mesmo  ao telefone, onde ninguém estava me vendo, atendia sorrindo, porque a pessoa do outro lado, percebe se estamos de cara amarrada ou com semblante alegre, só de escutar nossa voz. Mesmo quando queria torcer o pescoço de um diretor ou representante, tinha que sorrir...

Não estou aqui pra falar do meu sorriso, mas quando li a história desse santo, me lembrei dos catequistas alegres e também dos tristes. Não sei se triste é a palavra certa. Porque, quando estamos tristes, também sorrimos.
Pregar com alegria! Como é lindo ver um catequista que catequisa com alegria.  Como é gostoso escutar uma palestra, onde o palestrante tem uma expressão alegre, um sorriso no olhar.  Como é bom, participar de uma reunião,  onde a pessoa consegue passar a mensagem, mesmo que seja um puxão de orelhas, mas se feito com um ar de riso, cai diferente no coração.

Como é triste, ver catequista, entrando para um encontro de catequese, parecendo que chupou limão, com a  cara amarrada, com a testa enrrugada, mais parecendo um sargento pronto a dar suas ordens. Às vezes, a turma é danada, então pensa-se que vão conseguir disciplina, agindo assim. O Evangelho é a boa notícia e ninguém passa uma boa notícia com cara fechada. Imagine você dando uma grande notícia, sem a presença de um sorriso. A pessoa vai achar que é uma pegadinha. Você não terá credibilidade.  Assim, também é na catequese, não combina falar de Jesus com cara feia. O Jesus que eu imagino, é um Jesus brincalhão, que evangelizava com alegria , bom humor e que quando precisava chamar a atenção, o fazia com autoridade, sem ser autoritário.

Madre Teresa dizia que quanto mais dificil for dar um sorriso, mas edificante será pra quem o receber.
Certa vez,  terminava uma reflexão na rádio, o técnico me perguntou: "Ei, você não tem nenhum problema? Pois faz tudo com tanta alegria!" Eu estava passando uma das piores fases da minha vida, quando ele me fez essa pergunta. Dei um sorrisinho sem graça e disse que tinha sim alguns problemas, mas quando estava alí, eu era apenas instrumento, apenas um microfone na boca de Deus.

Dias atrás, recebi um comentário, aliás foi um conselho: "não fale tanto de você no seu blog, porque sua alegria incomoda". Eu meditei sobre isso por vários dias, aquelas palavras não saiam da minha mente: "Sua alegria incomoda". Pensei, puxa, é o fim...
Olha, não sei nem o que dizer aos incomodados, na verdade sei, mas prefiro calar. É  a mesma coisa que me pedir: Olha, não seja você Imaculada,  você incomoda... 
São Gaudêncio, além de sua alegria ao pregar,  tinha outras virtudes, era humilde e modesto, apesar de ser um grande orador, ele não se achava com capacidade para escrever uma linha sequer. O que aconteceu com relação a isso, só você lendo a história dele e descobrirá. Entre no site da Paulinas - www.paulinas.org.br, e veja em Santo do dia.

Rezemos: São Gaudêncio, não deixe nunca que nada, nem ninguém  tire nosso sorriso, principalmente quando estamos evangelizando.

Um santo triste, é um triste santo! sendo assim, um catequista triste é um triste catequista!
 E você,  já sorriu hoje?


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é sempre muito importante!
Não conseguiu comentar?? Calma, não saia ainda, escolha e opção ANÔNIMO e não esqueça de se identificar no final de sua mensagem!
Viu só, que fácil! Volte sempre!