domingo, 3 de outubro de 2010

Em todos os lugares, onde a padroeira  é Nossa Senhora Aparecida, dá-se início hoje à novena preparatoria para o dia 12 de outubro. É o caso de minha paróquia.
Sabemos também, que são milhões  e milhões de Romeiros que visitam o Santuário Nacional de Aparecida. Momentos de muita devoção à Mãe Negra que surgiu das águas barrentas do Rio Paraíba. O tema para a novena de 2010 será "Sob o olhar da Senhora Aparecida caminhamos com Jesus".
Em agradecimento à tudo que Nossa Senhora fez e faz por mim, quero rezar com vocês essa novena.
 Maria, sempre foi presença constante na minha vida.
 Meus pais, após o primeiro filho, e por complicações no parto, foram orientados pelo médico de que seria muito arriscado novas gestações, que eles não tivessem mais filhos.
 Meu pai, não aceitou o veredito, e pediu a Nossa Senhora que se ela intercedesse por eles,  que  pudessem ter os filhos que Deus os confiasse, que em gratidão, rezaria todos os dias o Santo Terço. Minha mãe, teve 14 gestações, as primeiras complicadíssimas. Houve dois abortos naturais, a morte de duas filhas, com quase dois anos de idade. Depois disso, tiveram 10 filhos, onde eu sou a sétima. Perdemos a seis anos uma irmã com 48 anos, vítima de câncer. Hoje, somos 09. Tenho plena certeza que sempre tivemos sob o olhar de Nossa Senhora. Meu nome, "Imaculada Conceição", mostra toda devoção de meus pais. Tenho mil motivos para amá-la e como catequista, prometo nunca deixar de evangelizar. É minha maneira de agradecer.
Meus pais foram  fiéis, cresci vendo eles todos os dias com o terço na mão, rezando, intercedendo, agradecendo... Minha mãe, ainda hoje, reza diariamente o terço.
Meu pai,  continua intercedendo por seus filhos, mas junto com Maria, lá no céu...

1º Dia - Maria: Olhar que desperta!
Peçamos nesse primeiro dia da novena que sejamos despertos das vezes que nos encontramos sonolentos na fé, até mesmo cochilando, ou quem sabe em sono profundo. Sejamos despertos,  sob o olhar da mãe querida.
 Na nossa caminhada catequética, que possamos reavivar nosso amor, nosso zelo, tendo como modelo Maria, que soube ter humildade, soube ser simples, dócil ao Espírito Santo, soube ser a mulher do silêncio, quando contemplava em seu coração coisas que ela própria não entendia, mas como serva obediente aceitava e confiante permitia que o Plano de Deus se realizasse através dela.
Ò Mãe Aparecida, Santa bendita e querida de nossa gente, força invencível do amor, despertai cada catequista para o ardor missionário, para a prática do bem e da caridade.

Um pouco de história...Tudo começou assim...
Era o ano de 1717. D.Pedro de Almeida e Portugal, a caminho de Minas Gerais, iria passar pelo então povoado de Guaratinguetá. Os pescadores, João Alves, Felipe Pedroso e Domingos Garcia, a pedido das autoridades, saíram para pescar. Deviam trazer peixes para o governador, o Conde de Assumar. Era noite e estava escuro.Tentaram a noite toda sem nada conseguir. Chegando ao Porto de Itaguaçu, ao lançar a rede, João Alves puxou-a e nela veio o corpo de uma imagem quebrada. Continuou seu trabalho cheio de esperança e, em seguida, veio a cabeça da imagem. Foi um aviso do céu. Daquela hora em diante pescaram muitos peixes. Foi o começo da maravilhosa história de Nossa Senhora Aparecida.
Tosca, simples e humilde: "Éa imagem da Virgem Imaculada", rezava o pescador.
Bendito seja Deus que outra vez manifestou pelos simples e humildes, seu infinito amor.
Ó Virgem de cor Morena! Rogai por nós!

Ave Maria, cheia de graça, o senhor é convosco, bendita sois vós entre as mulheres e bendito é o fruto do vosso ventre, Jesus.
Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por cada catequista agora, nesse extato momento, em todos os momentos de "morte", indecisões, decepções, desânimos, doença...
Ó Mãe Aparecida, como as mãos dos pescadores que acolheram vossa imagem, por vossas mãos, acolhei nossas intenções e nosso desejo de amar a Jesus.
Amém!

Por ocasião da peregrinação dos catequistas em 2009, estive  no Santuário de Aparecida. Percorremos todos os lugares, desde o Rio onde  a Imagem foi encontrada, a primeira Capela, que é essa na foto acima.
A imagem ficou na casa do pescador Filipe Pedroso, por 15 anos, onde a comunidade se reunia para oração. Por conta dos vários milagres, eles construíram um oratório. Mas, o lugar tornou-se pequeno para receber os devotos, foi então que em 1734, construíram a primeira capela. Que também se tornou pequena. Em  1834 construiu-se a basilica velha. Que também se tornou pequena. Em 1946 deu-se início a construção da então Basílica Nova. O Santuário de Aparecida. Foi inagurada no ano em que eu estava nascendo, em 1967. Até hoje não está completamente acabada.  É impressionante como que em certas datas aquele lugar também se torna pequeno. Lindo isso!. Essa é nossa mãe!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é sempre muito importante!
Não conseguiu comentar?? Calma, não saia ainda, escolha e opção ANÔNIMO e não esqueça de se identificar no final de sua mensagem!
Viu só, que fácil! Volte sempre!