terça-feira, 5 de outubro de 2010

3º dia - Maria: Olhar que liberta



Era tempo de escravidão e só havia desrepeito ao irmão negro. O escravo Zacarias estava sendo reconduzido á fazenda de onde fugira, Curitiba-PR. Preso por grossas correntes,como se fosse animal; seu feitor de nada se compadecia;  ao passar perto do Santuário, Zacarias pediu  que o deixasse rezar na  porta da Capela da Santa Aparecida. Recebendo autorização, o escravo se ajoelhou e rezou uma prece sentida. O que teria pedido? De seus pedidos não sabemos. Mas sabemos a resposta que a Virgem Negra lhe deu: as correntes milagrosamente se soltaram, deixando-o livre e feliz.O Feitor assombrado tudo assistia. 
 Maria com seu olhar, nos chama para também libertar.

Reflexão:
Escravidão! Quando nos deparamos com essa palavra, podemos voltar nossos pensamentos para os escravos, tal qual mostra nessa imagem. Esse escravo foi liberto, porque Maria não suporta a opressão e nem Deus faz distinção de raça, cor. Pra Ele não existe essa divisão. Precisamos enxergar além do milagre e o que Deus quer nos mostrar para nós nos tempos atuais. Nós, estamos gerando escravidão, como sou como patrão, patroa. Nossos funcionários são tratados como escravos ou como colaboradores. Como está sendo trabalhado o racismo com nossos filhos, com nossos catequizandos? Enfim, qual é a situação que me encontro? Do que preciso me libertar? Qual é o meu vício? Qual a situação de pecado que me escraviza?
Apresentemos à Maria, pois sabemos que muitas situações só conseguimos sair graças à oração, só com a Ajuda de Deus conseguimos quebrar as correntes. Crês nisso?

Maria, Mãe do belo amor, tomais em vossas mãos nossas preces e apresentai-as a Jesus, para que Ele as apresente ao Pai do céu. Que nossa vida, seja prece, seja luz e libertação! Como fizestes zacarias, livrai-nos da ganância e da opressão. Que sejamos libertos! Amém

Ave Maria, cheia de graça...

** Já havia postado, quando li um email, onde fala sobre as consequências do fanatismo. Percebo que isso nada mais é do que uma escravidão. Deixo claro, que quase tudo que coloco no meu blog, principalmente reflexões, primeiro estou colocando pra mim, eu sou a primeira leitora, a primeira ouvinte.
Fanatismo, isso tem sabor de escravidão!


"Diante da realidade, vejo que não existe só fanático religioso ou de futebol. São muitos e mais graves os fanatismos que nos rodeiam, fazendo de nós objetos de joguetes nas mãos de alheios, escravos das máquinas. O nosso ser gente, pessoa, com coração e sentimentos humanos para humanizar as relações, é substituído pela frieza da técnica cada vez mais ágil e cheia de surpresas.

A civilização da máquina, dos computadores traz um ingrediente tremendamente perigoso, chamado fanatismo. Os relacionamentos entre pessoas acabam acontecendo online. O Orkut, MSN, Twitter, blogs etc. vem substituindo o contato humano de coração a coração.
O fanatismo tecnológico acaba com a vida de pessoas que necessitam de afeto, carinho, calor humano. Caminhamos para uma desumanização cada vez maior. O ser humano cercado de botões e automatismos perde o sentido profundo de ser gente; isso tem sabor de morte."
fonte: CNBB- Dom Anuar Battisti

Leia o texto completo no site da cnbb
http://www.cnbb.org.br/


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é sempre muito importante!
Não conseguiu comentar?? Calma, não saia ainda, escolha e opção ANÔNIMO e não esqueça de se identificar no final de sua mensagem!
Viu só, que fácil! Volte sempre!