quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Existiram Adão e Eva?

É uma das perguntas mais insistentes que se fazem nos cursos bíblicos.  E ela puxa outra: quem é que garante que eles formavam o primeiro casal? Não haveria  outros casais? Se formavam eles o primeiro casal, com quem se casaram os filhos deles?
A pergunta merece ser feita porque nem todos têm a possibilidade de estudar mais a fundo a Bíblia.
Se se ficar pelo texto, a Bíblia estaria falando de um casal. Na realidade, porém, não está. A Bíblia está falando do Homem e da Mulher. É o jeito de o autor falar. No início, diz ele, Deus fez o Homem e a mulher, ou seja: a raça humana teve um começo. E isso ninguém pode negar. Que o homem se chamava Adão e a mulher Eva, isso é relativo. O autor do texto não está dando nomes próprios, mas  coletivos. Entende-se facilmente quando as pessoas falam coisas concretas e práticas. É o que faz o autor. Em vez de falar “um primeiro homem, uma primeira mulher”, ele usou dois nomes que são nomes próprios, e sim nomes muito concretos. Adão e Eva. 
Na língua hebraica esses nomes têm significado e calhavam bem com a intenção do autor. Adão significa: aquele que vem da terra, homem (como em português): Homem = Húmus). Eva significa: aquela que dá vida. O autor designa então com muita propriedade o primeiro casal como Adão e Eva, querendo dizer: o homem é criado, terreno, material (=Adão); a mulher é terrena, material, criada e geradora da vida (=Eva). Os nomes designam então todo homem, toda mulher e não só o primeiro casal. Portanto, Adão e Eva existiram como existem hoje o homem e a mulher; não necessariamente como nomes próprios. Numa palavra: o texto ensina que o homem e a mulher tiveram começo e foram criados por Deus.
Fonte.:Livro de Frei Mauro Strabeli - BÍBLIA: perguntas que o povo faz.

 A seguir...
A mulher foi tirada da costela de Adão? O que isso vem a nos dizer?

Um comentário:

  1. Bom dia, Imaculada
    muito obrigada pelo carinho e comentário no meu blog...
    o seu tb tá show de bola!
    parabéns pelas excelentes postagens.
    tenha um dia bem feliz e abençoado por Deus.

    ResponderExcluir

Seu comentário é sempre muito importante!
Não conseguiu comentar?? Calma, não saia ainda, escolha e opção ANÔNIMO e não esqueça de se identificar no final de sua mensagem!
Viu só, que fácil! Volte sempre!