quarta-feira, 6 de outubro de 2010

4º Dia -  Maria: Olhar que Transforma

Residia em Cuiabá-MT um cavaleiro que, além de não ter fé, era abusado. Costumava zombar dos  devotos de Nossa Senhora. Chegou a apostar que era capaz de entrar a cavalo na Igreja e que nada lhe aconteceria por seu ato sacrílego. Na frente dos devotos, montou em seu cavalo e dirigiu-se a galope para a entrada da Capela da Santa. Diante da Igreja, o cvaleiro puxa as rédeas e dá de esporas, mas o cavalo refuga. A pata do animal prendeu-se na pedra do primeiro degrau da escada, deixando ali, para sempre, as marcas da petulância do cavaleiro. Arrependido, o fazendeiro apeou do cavalo e entrou no templo suplicando o perdão por sua loucura.

Acho formidável esse fato, e a marca da pata do cavalo ainda está lá, pra quem quiser ver. Aliás quem vai em Aparecida, sempre passa pela basílica velha para constatar esse fato. Aconteceu, me parece que em 1928, e até hoje pessoas são tocadas em seu coração, quando enxergam  os sinais no chão, tem a certeza de que as coisas sagradas devem ser respeitadas como tal.
Não diria cavaleiros entrando na Igreja com seus cavalos, mas pessoas abusadas, petulantes que brincam com as coisas sagradas ou até ridicularizam a fé ou a devoção das pessoas, ainda existem nos dias atuais.
Nesse fato do cavaleiro, devemos guardar que ele se arrependeu, deixou-se tocar, isso é o importante.
Aqui na paróquia, tinha um senhor, digo tinha, pois a muito tempo não o vejo,  todos os dias, fazia o seu ritual, entrava na Igreja, percorria todos so altares, com seu chapéu na mão, rezava por algum tempo. Isso em todos os altares. A missa acontecendo e ele lá percorrendo os cantos da Igreja. Era de um simplicidade palpável. Acho que ninguém nunca teve coragem de chamar a atenção dele. Isso se chama respeito. Podemos sim, orientar em momentos oportunos e com jeitinho, mas nunca redicularizar a pessoa.
Que nos deixemos ser transformados no dia de hoje pelo olhar de Maria, pelas vezes que fomos e somos intolerantes com a maneira de ser das pessoas.
Deparamos com isso todos os santos dias em nossa comunidade,em nosso grupo de catequistas.
Tudo bem que existem pessoas que precisamos mesmo SUPORTAR.

Ó Deus, acolhei a prece que brota de nossa alma e afastai de nós todo mau desejo, a arrogância e a prepotência que não nos deixam ser irmãos. Por intercessão de Maria, vos pedimos!
Ó Maria, aquele cavaleiro abusado deixou-se tocar por vosso amor e, arrependido, mudou seu pensar e seu agir. Agora, nós, vosso povo, vos pedimos: transformai-nos, Senhora Aparecida, para que amanhã sejamos melhores no relacionamento com Deus e com os irmãos do que fomos hoje. Amém!

Ave Maria, cheia de graça...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é sempre muito importante!
Não conseguiu comentar?? Calma, não saia ainda, escolha e opção ANÔNIMO e não esqueça de se identificar no final de sua mensagem!
Viu só, que fácil! Volte sempre!