quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Pais ausentes, catequese carente...

Sempre me pego buscando algo sobre catequese, mesmo que não esteja tão animada como deveria. Minha rotina matinal começa por abrir meus emails e em seguida me vejo lendo sobre catequese, recebi hoje um material da Rosangela de Londrina, aliás, a Rô é um exemplo pra mim, está sempre em busca de aperfeiçoamento, está sempre a caminho e não à beira do caminho esperando o bonde passar. Com certeza, ela é quem está dentro do bonde puxando os que estão à beira do caminho. Tem algumas pessoas na minha comunidade que dizem ter uma inveja boa de mim, não sei se existe essa coisa de inveja boa, mas ontem eu tive uma inveja boa da Rô, quando ela coloca na mensagem do msn dela: "Estudando", e esse estudando ficou lá o dia todo, até que no final da tarde eu brinquei com ela: " O que você tanto estuda, to até com uma inveja boa de você". No que ela me respondeu que está revendo um monte de coisas da catequese, estudando e buscando o que foi e ainda será bom utilizar na catequese que está prestes a iniciar. Conclui que esta seria a atitude correta mesmo em período de férias de todo catequista que ama sua missão. Fazer desse tempo, tempo de revisar, de crescimento.  Publiquei na MINHA PASTA MAIS, o material que recebi dela, pois quando eu procurava algo para dar início ao trabalho com pais na minha paróquia,  usei muito desse material, e uma das coisas que me gravou nele, foi que precisamos fazer de nossos pais que são expectadores, que olham tudo de longe, quando olham,  passando-os para pais colaboradores, aqueles que atuam junto, que aprendem e ensinam ao mesmo tempo. Esse foi o pontapé inicial e já tem uns cinco anos que trabalhamos de uma forma meio que tímida com os pais, mas com alguns resultados positivos. É cômodo demais falarmos da ausência dos pais na catequese, parece até uma desculpa de justificar nossa catequese. Acho que ainda não conseguimos encarnar que devemos mudar de público, trabalhar com pais para atingir as crianças e não o contrário. Assim como  a Rôsangela, mesmo distante foi e é luz pra mim, espero que esse material seja luz para você no envolvimento com pais de sua catequese. É tempo de planejar, organizar a catequese na paróquia e se nesse cronograma não há espaço para encontros com pais! Ai, ai, ai! Não precisa nem de bola de cristal pra advinhar que isso não vai prestar!! Beijo e tenham todos na medida do possível, um lindo dia!! Imaculada - Franca-SP

Clique, leia e use ...  http://mais.uol.com.br/view/1095609

2 comentários:

  1. Bom dia minha querida, nossa vc me deixou encabulada, fez a minha normalidade parecer tão especial!!!
    Mas tenha a certeza de que também aprendo muito com você, aliás vc através do seu testemunho é o elo, é a ponte que liga muita gente aos caminhos catequéticos sempre com amor e ardor.
    Que o Espírito Santo continue a nos iluminar para que tenhamos forças para perseverar sempre e ousar e ousar!!! Bjus

    ResponderExcluir
  2. Oxalá essa fosse a normalidade de todo catequista...oxalá!!

    ResponderExcluir

Seu comentário é sempre muito importante!
Não conseguiu comentar?? Calma, não saia ainda, escolha e opção ANÔNIMO e não esqueça de se identificar no final de sua mensagem!
Viu só, que fácil! Volte sempre!