sábado, 23 de janeiro de 2010

Deus tem muitos planos pra mim e também pra você e na medida que vamos atuando, dando uma brecha pequena que seja, ele entra discretamente, realizando o que ele tem pra nós. Sou meio escorregadia, não  aceito de cara o que a Igreja me propõe, dou desculpas, choramingo, tento fazer feito Moisés jogando pra outro a reponsabilidade a ele confiada. Que diga a irmã Dolores, que ficou um ano ou mais tentando me colocar na equipe diocesana de catequese. Ela, depois de seis anos, deixa nossa diocese e quando me despedi dela,  me disse:"Estou indo embora, mas  feliz por ter conseguido te colocar na equipe." Essas palavras me comoveram, não sei o que na minha pequenez posso acrescentar à equipe, à minha diocese, mas estou ali e Deus sabe exatamente onde me usar. No momento estamos tentando fortalecer a equipe com pessoas que estejam dispostas a multiplicar através de formações, encontros de conscientização o processo de INICIAÇÃO CRISTÃ, equipe essa que será confirmada ou não por nosso novo Bispo. Na medida em que as paróquias de nossa diocese vão se conscientizando, nos convidam para colocarmos nossa experiência, que não é muita, mas que já é um começo. Estamos confiantes que 2010 será um ano de crescimento na catequese poraqui. Estou feliz de ser uma das motivadoras e também porque a primeira a ser motivada sou eu. Rezem por mim e por toda equipe, pois estaremos em Restinga dias 25, 26 e 27 agora, uma cidade vizinha, na semana de formação para os catequistas de lá. Rezem por nós e por todos os catequistas, assessores que se dispõe a sair do seu encontro de catequese, fazendo algo mais, espalhando essa  paixão pela catequese. Que Deus nos ilumine, nos capacite e não nos deixe desanimar nunca. amém!

Obs.: Vou postar algumas coisas que já havia publicado no antigo blog à respeito da catequese catecumenal, então pra você que me acompanha, será repetitivo, mas para os catequistas que estão começando agora, creio que será útil... Beijo e um ótimo final de semana! Imaculada

Republicando...
CATEQUESE ESTILO CATECUMENAL? O que o nosso Pároco está inventando?????????????
          Estamos em tempo de constantes mudanças, um período de profunda transformação, tecnologias cada vez mais avançadas, em curto espaço de tempo ficamos ultrapassados e isso ocorre na nossa cultura, na economia e também a religião sofreu e sofre sérias mudanças e nossa catequese precisa acompanhar essas mudanças, repensando o método utilizado em nossos encontros, mudando não só a metodologia, o material, mas sim promover uma mudança de mentalidade, primeiro dos catequistas, depois da família e por ultimo dos catequizandos.
          Nossas crianças, nossos adolescentes, nossos jovens estão cada vez mais exigentes. Mas o que eles pedem? Podem até não pedir com palavras muitas vezes, mas pedem com gestos, com atitudes, estão sedentos de algo que os preencham, algo que os façam felizes, que dê sentido às suas vidas. E nós não podemos agir ou falar como aquela música que diz; “To nem aí, to nem aí...Pode ficar com seu mundinho, eu to nem aí, não vem falar dos seus problemas, que eu não vou ouvir”. Eu acredito que não tenha nenhum catequista que pense assim, pois não foi isso que aprendemos com Jesus no encontro com os discípulos de Emaús. Ele não saiu atropelando as coisas e muito menos foi omisso ao que acontecia, soube escutar as tristezas, os questionamentos daqueles discípulos, mesmo sendo atacado, quando indignados dizem: “És tu o único peregrino em Jerusalém que não sabe o que lá aconteceu nesses dias?” Ele caminhou com eles e no momento certo jogou as cartas.
          Eis o coração da catequese, o ponto chave, a meta a ser alcançada . Fazer com que os catequizandos através dos encontros de catequese, através da liturgia, da vivência na comunidade tenham esse encontro pessoal com Cristo e por ele faça sua opção.
          E isso quem nos propõe não é o nosso Pároco, mas é uma exigência das diretrizes da CNBB, do Documento de Aparecida, do Diretório Nacional de Catequese e do Ano Nacional de Catequese que nos dão pistas de como transformar nossa comunidade através da catequese.
Está na hora de romper com a barreira daquela catequese concebida unicamente como doutrina, sacramentos vistos como diploma de um cursinho qualquer ou um simples cumprimento de dever de religião.
          Se fizermos uma análise é exatamente isso que acontece com centenas de crianças e jovens que recebem todos os anos os sacramentos de iniciação à vida cristã em nossa Paróquia, catequizandos e famílias descomprometidas com o projeto do Reino, pois não concluíram de fato a sua iniciação à vida cristã.
Claro que, existem exceções, temos muitos e muitos casos de pessoas transformadas e comprometidas, cristãos que formaram sua identidade através da catequese, mas podemos e devemos ser mais abrangente.
          É tempo de sair do buraco, de rever nosso material, não só didático, mas nosso material humano, precisamos de catequistas que sejam apaixonados pela catequese e queiram se formar para isso, catequistas que sintam seu coração arder enquanto caminham com o Mestre, catequistas que assumam e abracem com amor a catequese.
Estejam atentos às novidades que o ANC nos apresentou, busque se formar através de leituras sobre o assunto, participe das formações oferecidas.
          A novidade do momento é o resgate da catequese em estilo catecumenal, essa grande riqueza responsável pela iniciação e formação de tantos cristãos nos primeiros séculos da Igreja. Se falamos em resgate, é porque já existiu, então não é na verdade uma novidade. A Igreja nos possibilita a formação através de subsídios, livros, revistas, documentos, basta que cada um de nós faça o “movimento” de ir até uma livraria e adquirir. Estão nos pedindo que não apenas leia o estudo da CNBB 97, mas que ruminemos ele. Bem sabemos o que é ruminar.
         O Espírito Santo, que tudo renova, que é criativo, que está sempre em movimento, coloque no coração de cada catequista o desejo de uma catequese melhor.
          Que Maria, aquela que disse o grande SIM, ajude a cada catequista a renovar o seu SIM nessa etapa de mudanças.
Um grande abraço a cada catequista e principalmente a você que ainda não é, mas que sente o desejo de vir a ser um catequista. Seja muito bem vindo!!

Imaculada Cintra – Catequese Capelinha – Franca-SP

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é sempre muito importante!
Não conseguiu comentar?? Calma, não saia ainda, escolha e opção ANÔNIMO e não esqueça de se identificar no final de sua mensagem!
Viu só, que fácil! Volte sempre!