segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Encontro em Restinga-SP

Chegando num encontro para catequistas, onde a grande maioria são jovens, bem jovens, poderíamos pensar de duas formas: “ Nossa catequese tá ferrada com tantos jovens querendo ser catequistas ou agradecer a Deus por cada jovem que após o recebimento do Crisma, estão ali, querendo servir a Deus na catequese?” Presenciei isso na formação em Restinga, e pude escutar o testemunho de uma catequista com certa esperiência, falando com profunda alegria, mostrando os frutos de sua catequese que estavam ali presentes. Mesmo na acolhida feita pela Irmã Edna, acolhendo, abraçando e agradecendo a cada jovem que ia chegando. Fiquei pensando e aprendendo mesmo antes do encontro começar que isso é o que está faltando na maioria de nossas paróquias? Um direcionamento pastoral de nossos jovens recém-crismados. Falar, animar, orientar aqueles jovens que poderiam estar em vários lugares, envolvidos com coisas mais atrativas, foi muito gratificante, pois eles estavam ali, prestando a maior atenção, querendo aprender algo sobre catequese. Ganhei minha noite, pois pude perceber que a Catequese ali funciona. Abrir uma semana catequética é muita responsabilidade, pois corremos o risco de não agradar e no dia seguinte haver uma evasão. Espero que isso não aconteça. Eu só disse que quem achasse que catequese fosse brincadeira que não precisaria voltar no dia seguinte. Só isso!!! Espero que não falte nenhum.


Irmã Edna, obrigada pela acolhida, pelo sorriso contagiante e obrigada pelas palavras usadas na minha apresentação, com certeza elas ressoarão sempre, pois que eu amava a catequese, que a catequese é minha paixão, eu já sabia, agora que eu respirava catequese, nunca ouvi. Confesso que amei! De fato, respiro catequese!
Catequistas, obrigada por me ouvirem e nem terem cochilado, mesmo com parte da luz apagada! Olha, esqueci de falar uma coisa: "Vocês não devem simplesmente amar a catequese, mas devem respirar catequese e o que acontece quando deixamos de respirar????" Obrigada e até a próxima!

2 comentários:

  1. Cara Imaculada,
    Agradeço a Deus, por ter colocado você em nossos caminhos....
    A cada novo dia descubro que tambem sou uma apaixonada pela catequese, embora não tenha uma jornada tão grande quanto a sua, mas se Deus quiser eu chegarei lá.
    Paz
    Abraços
    Simone

    ResponderExcluir
  2. Fernando Henrique - Restinga26 de janeiro de 2010 22:18

    Oi Imaculada. Agradeço profundamente pela palestra ministrada em Restinga...Ajudou-nos bastante na nossa formação e certamente nos ajudará nesta missão como catequistas. Também a palestra do Marcelo foi muito boa. Deus te abençoe e que te ajude sempre a ser esta pessoa que é: uma serva de Deus!
    Por favor, a Ir. Edna pediu para que envie o conteúdo de sua palestra para mim, no e-mail: fernandohenrique@folha.com.br
    Um abraço da equipe da Pastoral Catequética: Ir. Edna, Ani Carla, Simone, Kálita, Karen, D. Nilce e...este pobre: Fernando Henrique, enviando-o em nome de todos os catequistas da Paróquia N. S. Aparecida - Restinga - SP

    ResponderExcluir

Seu comentário é sempre muito importante!
Não conseguiu comentar?? Calma, não saia ainda, escolha e opção ANÔNIMO e não esqueça de se identificar no final de sua mensagem!
Viu só, que fácil! Volte sempre!