quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Papa João  XXIII dizia: é mais cristão fazer algo, embora não saia tão perfeito, do que ficar de braços cruzados, parados com receio de errar.

Com esse pensamento, podemos refletir sobre o que acontece em nossa Igreja, em nossa catequese, ou melhor o que ainda não acontece, que é a Igreja assumir a proposta da Iniciação à vida cristã, ou  ao menos fazer um estudo sobre isso. Mas, muitas vezes pelo medo de errar, optamos em ficar com nosso  método atual, no subsídio da paróquia que deu tanto trabalho pra ser elaborado. Tem aquela musiquinha chatinha do elefante que diz: "Um elefante incomoda muita gente, dois elefantes incomodam muito mais, tres... e assim vai. Se nós catequistas que amamos a catequese, que nos sentimos vocacionados,  acreditássemos de fato na mudança, lutaríamos um pouquinho para mudar o que fazemos. Um catequista incomoda muita gente, dois catequistas incomodam muito mais, três, quatro, cinco... Se fincarmos pés, conscientes do que queremos e porque queremos, tenho certeza de que seremos escutados, nem que seja pra se verem livres de nós. Elabore um plano para que seja apresentado aos interessados, quer dizer aos responsáveis que deveriam ser também os interessados. O estudo 97 da cnbb dá todas as dicas. Sabemos que a armadura do Catequista é a Palavra de Deus, não somente ela, como também todos os documentos suscitados pelo Espírito Santo. Catequista devidamente armado está sempre pronto  pra lutar, defender aquilo em que acredita e quem acredita faz. Vamos tumultuar se for o caso, somos ministros da palavra, somos o microfone de Deus.

À propósito, me perguntaram : "Cadê o sapinho sapeca?" eu havia excluído o coitado, mas à pedido e achando que ele encaixa bem nessa reflexão, eis que o sapo volta... 

2 comentários:

  1. QUE LINDO... QUE SEJAMOS COMO O SAPINHO... BEIJOS IMACULADA... FICA COM DEUS...

    ResponderExcluir
  2. como aprendi com esta historinha pois sou como esse sapo sapeca que foi pular.Mas opa sal me jogaram fique quetinha me excluirao,eu aqi estou a sofrer pois estar empregnado em minha alma esta missao sofro mas rezo pois nimguem tira de mim o ardor missionario mesmo eu sendo tao excluida pois amoo o que faço e faço com amorr aqui em cristais paulista...

    ResponderExcluir

Seu comentário é sempre muito importante!
Não conseguiu comentar?? Calma, não saia ainda, escolha e opção ANÔNIMO e não esqueça de se identificar no final de sua mensagem!
Viu só, que fácil! Volte sempre!